Rota dos Moinhos

Ponto de Partida/Chegada
Igreja Matriz de Monsanto

Descrição

Este percurso deseja mostrar o património rural da freguesia de Monsanto. O percurso inicia-se junto à Igreja Paroquial do Espírito Santo e percorre um trilho em direção aos Casais da Moreta, ao longo do qual podemos observar a escarpa formada pelo cabeço de Monsanto, onde se encontra um moinho recentemente recuperado. Após a chegada à estrada principal, seguimos em direção à Lagoa da Moreta, pequena lagoa temporária, localizada numa zona de extração de barro para a construção civil. Seguindo o caminho agrícola, vamos em direção ao vale, onde se encontra o Algar Barrão. Passando depois junto a uma antiga pedreira, podemos encontrar uma dobra calcária, exemplo nítido das grandes transformações ocorridas a nível geológico e que resultaram na génese do maciço calcário. Descendo o caminho, passamos junto ao moinho, a seguir ao qual descemos a encosta que dá acesso às nascentes do Alviela.
Percorrendo a zona envolvente à Praia Fluvial dos Olhos de Água do Alviela, passamos junto aos extensos prados pertencentes à Quinta do Alviela, zona de relevos suaves, compostos por olival e montado de sobro, que contrastam com as paisagens serranas, onde se iniciou o percurso.
Seguindo as indicações pelos caminhos demarcados, subimos novamente à freguesia de Monsanto, pelo trilho que nos leva até ao local de partida.

Sentido Aconselhado
O início do Percurso é coincidente com o final. Quando o percurso se separar, seguir pela esquerda – direção “Dobra Calcária”.

Ramal
Este percurso apresenta logo no seu início, um ramal que liga a Igreja Paroquial de Monsanto ao percurso. No final do ramal, o visitante poderá escolher qual o sentido em que deseja efetuar a sua caminhada. Aconselhamos seguir pela esquerda, no sentido da “Dobra Calcária”.

Pontos de Interesse
- Igreja Paroquial do Espírito Santo;
- Moinho Recuperado;
- Lagoa da Moreta;
- Dobra Calcária;
- Moinho da Redinha;
- Moinho das Saladas.

Informações úteis

Algumas zonas do percurso são coincidentes com Percursos do Centro de BTT de Alcanena – Nascentes dos Olhos D’Água, pelo que aconselhamos algum cuidado adicional pela alta probabilidade de haver cruzamentos entre caminheiros e Ciclistas nestas zonas.

O percurso PR7 ACN, interceta-se ao longo do seu traçado com o PR6 ACN e com o PR8 ACN, pelo que se aconselha uma atenção especial nestes locais de forma a continuar no trilho pretendido.

É possível realizar este percurso em BTT.

Rotas de Ligação existentes

Com outros PR’S da Rede de Percursos Pedestres de Alcanena:
-Interceção com o PR6 ACN – Rota dos Arrifes, cerca de 760m depois do início. Esta interceção tem aproximadamente 300m e obriga o caminheiro a redobrar os cuidados para seguir o percurso correto. Os postes verticais, nestes locais de interceção, indicam o número do PR em que nos encontramos.
Explicação detalhada
Ao seguimos no PR7 – Rota dos Moinhos, encontramos postes verticais sem qualquer referência ao número do PR. No entanto, ao aproximarmo-nos do PR6 ACN, vamos começar a encontrar esses postes verticais com o número do percurso que estamos a seguir, ou seja PR7 ACN. Quando os 2 percursos se intercetam e durante todo o traçado em que isso acontece, os postes farão referência aos 2 percursos, PR6 ACN e PR7 ACN. A partir do ponto em que os traçados se voltam a separar, iremos ter novamente a indicação, apenas do percurso em que seguimos, inscrita em mais um ou dois postes verticais.
-Interceção com o PR8 ACN – Entre o Aqueduto e o Alviela, ao km 5,8. Esta interceção tem aproximadamente 150m e mais uma vez, obriga o Caminheiro a redobrar os cuidados para seguir o percurso correto. Atenção aos postes verticais.

Com os Percursos do Centro de BTT de Alcanena – Nascente dos Olhos D’Água:
Parte deste percurso PR7 ACN é coincidente com Percursos do Centro de BTT de Alcanena, com os quais é possível estabelecer Rotas de Ligação.
- Ao km 1,5 junto à Lagoa/Parque de Merendas dos Casais da Moreta é possível estabelecer uma rota de ligação com o Percurso 22 do Centro de BTT de Alcanena (Percurso da Quinta do Alviela) que se dirige para a Praia Fluvial. Deste ponto de ligação à Praia, distam 4,6km.
Também é possível utilizar este Percurso 22 do Centro de BTT, como uma variante a este PR7 ACN. Seguindo as indicações do Percurso 22, a partir da Lagoa/Parque de Merendas dos Casais da Moreta, até voltar a encontrar o PR7 ACN bem perto da Fonte do Pião, numa extensão de 2,2km.
- Outra ligação possível é com o Percurso 24 do Centro de BTT (Percurso da Serra). É ao km 8.9 deste PR7 ACN e segue para os Olhos D’Água, passando pela ciclovia e pelo Aqueduto do Alviela. A extensão desta ligação é de 5,5km.

Entidade Promotora

Mapa do Percurso

PR7 ACN - Rota dos Moinhos 2

Estruturas de Apoio
- Parque de Merendas da Lagoa dos Casais da Moreta.

Onde Comer
No Local
- Cervejaria Calado;
- O Caracol;
- O Mal Cozinhado.

Raio de 11km
- A Ladeira (Covão do Coelho); Cantinho do Tóino (Alcanena); Cantinho dos Charutos (Covão do Coelho); Central (Vila Moreira); Estaminé (Minde); Nutriself (Intermarché - Alcanena); O Atlético (Alcanena); O Caneiros (Alcanena); O Facho (Alcanena); O Nosso Cantinho (Alcanena); O Patanisca (Raposeira); Pizza Buona (Alcanena); Pizzaria Vieira (Serra de Santo António); Restaurante – O Alviela (Praia Fluvial dos Olhos D’Água); Simões (Vale Alto); Tasquinha da Feira (Serra de Santo António); Vedor’s Take Away (Minde).

Alojamento
Raio de 8km
- Centro Ciência Viva do Alviela (Praia Fluvial dos Olhos D’Água); Parque de Campismo (Praia Fluvial dos Olhos D’Água); Hotel Eurosol (Alcanena); Residencial Planeta (Alcanena); A Coelheira (Moitas Venda); Residencial Glória (Moitas Venda); Estaminé (Minde); Parreirais dos Moquinhos (Minde); Alojamento Local – Praça Velha (Minde)

Folheto