Localização

O Concelho de Alcanena, criado a 8 de maio de 1914, inclui-se no extremo norte do Ribatejo, situado a noroeste do distrito de Santarém, numa zona de transição entre o Maciço Calcário Estremenho e a Bacia Terciária do Tejo, delimitando as suas fronteiras com os municípios de Torres Novas a este, Santarém a sul e sudoeste, Porto de Mós a noroeste e Ourém a nordeste.

A localização central do concelho e a sua proximidade (4 Km) ao nó da A1 são-lhe favoráveis.

Trata-se de um concelho acidentado, com múltiplas elevações e numerosos vales, com aproximadamente 12.700 hectares, onde predominam os olivais; alguns eucaliptais e pinhais, culturas arvenses e matos revestem-se, de alguma importância. A maior parte da zona norte da autarquia foi integrada, a 4 de maio de 1979, no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC).

Alcanena integra a sub-região do Médio Tejo e, em termos turísticos, a Região de Turismo do Ribatejo.

A sua localização no PNSAC, a diversidade paisagística, a fauna e a flora, invulgares e características de microclimas, fazem deste concelho o local propício para o lazer, descanso e desportos de aventura.

A entrada principal do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros situa-se junto às nascentes do Rio Alviela, local de extrema beleza natural, valorizada pela mão humana, que proporciona bem-estar e a oportunidade de viver intensamente o ambiente. Existem todas as razões possíveis para se deslocar a este concelho e explorar o excelente conjunto de valores naturais e culturais que Alcanena tem para oferecer.

No nó da A1 Lisboa/ Porto, tomamos a direção de Alcanena, que se situa entre as Grutas de Santo António e Mira de Aire, a caminho de Fátima. A paisagem típica é dominada pelos olivais e pelos figueirais. O município é percorrido por uma rede viária com 340 Km. No entanto, a A1 e a A23 constituem, indubitavelmente, os dois eixos rodoviários mais importantes.

Alcanena é, ainda, servida pela EN361, bem como outras estradas nacionais e municipais bem direcionadas, que permitem uma boa acessibilidade, quer a outros polos urbanos limítrofes, quer a todas as freguesias. O acesso para o Concelho e entre as freguesias é fácil, graças à razoável rede de transportes públicos existente.