Projeto Jovens Promotores/as da Saúde – Alcanena

Projeto de intervenção preventiva em comportamentos de risco através da Educação para a Saúde
Para jovens a partir dos 10 anos e respetivas famílias

ProjetoJovens1

A Divisão de Desenvolvimento Humano e Social da Câmara Municipal de Alcanena está a desenvolver o projeto Jovens Promotores/as da Saúde, um projeto de intervenção preventiva em comportamentos de risco através da Educação para a Saúde, destinado a jovens a partir dos 10 anos de idade e respetivas famílias.

O projeto Jovens Promotores da Saúde está integrado nas atividades do projeto CLDS4g - Crescer e Desenvolver Alcanena. Este projeto está sujeito a constrangimentos decorrentes da situação pandémica atual.

Trata-se de um grupo/espaço de encontro de jovens, apoiados/as por uma equipa multidisciplinar, a funcionar na Casa da Cultura, em Alcanena.

Presidem a este projeto os seguintes objetivos:
- Promover a responsabilização de atitudes e comportamentos;
- Fomentar o crescimento pessoal dos/as jovens, com vista ao desenvolvimento da autonomia, socialização, autoestima e autoconfiança;
- Prevenir comportamentos de risco.

Serão desenvolvidas as seguintes atividades:
-Apoio psicossocial, psicológico e de enfermagem;
- Informação sobre substâncias psicoativas, DST’s, etc;
- Difusão da informação através das novas tecnologias: facebook, blog, sms, fóruns;
- Espaço de ocupação dos tempos livres;
- Conversas informais com as famílias;
- Ações de sensibilização/workshops para famílias, sobre a participação no crescimento e educação dos/as filhos/as;
- Formação de jovens mediadores/as;
- Sessões/workshops para jovens (sexualidade, alimentação saudável, atividade física, tomada de decisões…);
- Promoção de competências pessoais e sociais;
- Atividades de educação para a saúde (campanhas, torneios desportivos, …)

Os jovens voluntários interessados em participar na implementação deste projeto deverão dirigir-se à Divisão de Desenvolvimento Humano e Social da Câmara Municipal de Alcanena, sita na Rua da Cova, nº 6, 2380-051 Alcanena, ou contactar os serviços, através do telefone 249 881 455 ou dos emails  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  ou  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Facebook CLDS4G Crescer e Desenvolver + Alcanena