• Início
  • Mapa do Site
  • Contactos

Munícipe

Freguesia de Moitas Venda

Sítio Oficial da Junta de Freguesia: www.junta.moitasvenda.pt

 

 

Freguesia de Moitas Venda

 

População: 866 Habitantes

 

Área: 7,1 Km2

 

Atividade Económica: Além da sua componente agrícola (oliveira e figueira), a economia da freguesia conta já com algumas indústrias: curtumes, têxteis e oleados e pequeno comércio.

 

Festas, Feiras e Romarias: Destaca-se a Feira Anual em Moitas Venda, com mais de meio século. Nossa Senhora da Conceição (2.º domingo de agosto); Quinta-Feira de Ascensão e Romaria de Santa Marta; Feira anual (2.º domingo de janeiro)

Património Cultural e Edificado: Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, Capela de Santa Marta, Capela de Nossa Senhora da Conceição, Capela de Nossa Senhora da Guia (Casais Robustos) e Monte de Santa Marta (miradouro natural).

Gastronomia: Morcela, Bacalhau e Filhós.

 

Artesanato: Também o artesanato é marcado pela indústria de peles: atualmente, são produzidos artesanalmente artigos vários em pele e marroquinaria.

 

Coletividades: No capítulo do associativismo, Moitas Venda conta com a União Recreativa e Desportiva de Moitas Venda, o Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Marta e o Centro Sócio-Cultural de Casais Robustos e a Associação Cultural e Recreativa de Moitas Venda - MAC.

 

Histórico:
A Freguesia de Moitas Venda, criada a 11 de Abril de 1925, está situada entre as Serras de Aire e Candeeiros, onde se encontra o Cabeço de Santa Marta. A freguesia engloba o lugar de Casais Robustos.

 

O Cabeço de Santa Marta, a norte do Concelho de Alcanena é dos mais belos miradouros do Ribatejo. Do alto de Santa Marta, Moitas Venda oferece um magnífico panorama. Estendem-se os olhos na paisagem e adivinha-se o Tejo num horizonte de encanto. Moitas Venda é, pois, uma terra privilegiada.

 

A última década do século XX parece ter sido positiva para a freguesia de Moitas Venda no que diz respeito à evolução demográfica, já que, segundo as estimativas dos autarcas, o número de moradores terá aumentado para cerca de 1500. Dado importante para completar esta análise é o que refere o surto migratório de parte da sua população, dirigido para terras da Europa e Canadá. Recentemente, este surto terá abrandado ou quase desaparecido, coincidindo, portanto, com o aumento demográfico da década de 90. Por último, acrescente-se que se verifica já o regresso de alguns desses emigrantes, sendo portadores de novas energias e poder económico, pelo que se dispõem a investir nas tradicionais indústrias de curtumes e construção civil.

 

Inserida num concelho produtor da maior parte dos curtumes de todo o País, Moitas Venda não poderia fugir ao seu destino, sendo a indústria de curtumes a atividade dominante e a que ocupa a maior parte da mão-de-obra da freguesia. Mas esta indústria não está sozinha. A ela se juntam outras unidades de outros sectores, como o fabrico de oleados encerados, os têxteis e a produção de mármores. Apesar deste dinamismo industrial, a freguesia não tem visto tantos investimentos, à parte aqueles que têm vindo das mãos de emigrantes regressados, apontando os autarcas como causa para este marasmo do investimento a falta de infraestruturas atrativas para a instalação de novas unidades industriais.