• Início
  • Mapa do Site
  • Contactos

Munícipe

Monsanto Assinala Dia da Floresta Autóctone com Florestação de Sobreiros e Carvalhos

dia floresta autoctone 2020

 

A Empresa Rafaéis Mármores, SA, recuperou uma pedreira desativada, em Monsanto, e promoveu a instalação de espécies autóctones (sobreiros e carvalhos), aproveitando o dia da Floresta Autóctone, que se assinala a 23 de novembro, para realizar a referida iniciativa.

 

A iniciativa contou com as presenças dos representantes da empresa, de representantes PNSAC – Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, que cedeu as plantas, do Vereador da Câmara Municipal de Alcanena, Hugo Santarém, da Técnica do Gabinete Técnico Florestal do Município de Alcanena, Alexandra Sousa, do Presidente da Junta de Freguesia de Monsanto, Samuel Frazão, do Presidente da Junta de Freguesia de S. Bento, Tiago Rei, do Presidente da ASSIMAGRA, Miguel Goulão, e da equipa de sapadores do Município de Alcanena, que colaborou na plantação. Esteve ainda presente.

 

A empresa pretende divulgar bons exemplos no que diz respeito à recuperação das pedreiras e da própria paisagem, garantindo que é possível coabitarem várias atividades no mesmo território.

 

Dia Internacional para a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra as Mulheres

POST 25 11 low

 

25 de novembro

 

Assinala-se, no próximo dia 25 de novembro, quarta-feira, o Dia Internacional para a Eliminação de Todas as Formas de Violência Contra as Mulheres, instituído em 1999, pela Assembleia Geral das Nações Unidas (Resolução 54/134), convidando os governos, organizações internacionais e ONG a organizarem atividades nessa data, como forma de chamar a atenção do público para o problema.

 

A escolha deste dia tem por base a data em que, em 1960, as três irmãs Mirabal, ativistas políticas na República Dominicana, foram brutalmente assassinadas a mando do ditador Rafael Trujillo.

 

A partir daí, 25 de novembro passa a ser uma data de grande importância, principalmente para aquelas que sofrem ou já sofreram violência.

 

Pretende-se, assim, com esta data, alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente, casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.

 

Nesta data, terá lugar uma reunião da Equipa para a Igualdade na Vida Local, constituída no âmbito do Protocolo de Cooperação Para a Igualdade e a Não Discriminação, celebrado a 6 de junho de 2019, entre a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e o Município de Alcanena.