• Início
  • Mapa do Site
  • Contactos

Munícipe

Flipboard - As Bibliotecas Municipais ao Serviço da Comunidade

FB RNBP COVID low
 
Plataforma com recursos online da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas
 
A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) disponibiliza a plataforma Flipboard, um recurso que visa apoiar o trabalho das bibliotecas públicas, mas que também está acessível a todos os cidadãos, através da Internet.
 
Desde a semana passada que a DGLAB iniciou a compilação de recursos online, de acesso gratuito, organizados em 14 diferentes secções e temas: dos livros online aos museus, de jogos a receitas culinárias úteis, de concertos de música e cursos e formação online a informação sobre o COVID19 ou como saber identificar notícias falsas.
 
Disponível através da plataforma Flipboard e sob o lema “Bibliotecas Municipais ao Serviço da Comunidade”, neste momento, estão disponíveis mais 300 recursos online, atualizados diariamente.
 
Poderá aceder à plataforma através do link https://flipboard.com/@rnbp_dglab
 
Num momento em que grande parte da população está em isolamento social, quando as deslocações são desincentivadas e quando muitas famílias estão casa com dificuldade em passar o tempo, este pode ser um recurso útil para toda a família e para todas as idades.

#JRAficaemcasa

jra logo
 
Nos dias que correm, onde a comunicação é fundamental, em que procuramos nos media a informação credível e fiável para entender este momento único que vivemos, a Equipa JRA – Jovens Repórteres para o Ambiente lança um desafio a todas as Escolas e Freelancers.
 
O desafio consiste em fazer uso das competências que se procuram criar num Jovem Repórter para o Ambiente, mesmo estando em casa, explorando ao máximo as redes sociais (Facebook, Instagram, Skype, ZOOM, etc.), elaborando entrevistas a pessoas e entidades que possam ser do interesse desta nova conjuntura social, uma vez que as mesmas se encontram mais disponíveis!
Esta poderá ser uma boa oportunidade para explorarem a Modalidade de PODCAST! Enviem-nos e colocaremos as vossas ideias online.
 
Para inspiração, deixamos alguns temas que podem ser alvo de reportagem, dando a conhecer o que é a visão de um Jovem Repórter sobre a atual crise global provocada por este vírus desconhecido:
- #FicarEmCasa – como é? Torna-nos mais amigos do ambiente? Será uma “lição” forçada?  O isolamento social e a quarentena pode ser um exercício de sustentabilidade? E de solidariedade? Como implica a mudança dos nossos comportamentos face ao consumo – água, resíduos, energia, alimentos?
- Será o Coronavírus “amigo do ambiente”? Que impactos no CO2 do teletrabalho ou da redução das viagens? Por outro lado, qual o seu impacto na economia circular, para além da economia global?
- Por fim, o que vai mudar na minha forma de estar e de viver após a passagem do Covid-19?
 
Como participar: publicando as reportagens no portal JRA  (https://jra.abae.pt/jraficaemcasa/) e partilhando no Facebook e Instagram com os #hashtags:
#JRAFicaEmCasa
#FicoEmCasa
#YRE
#YREStaysHome
Não esquecer o “tag” @jraportugal no Facebook ou @jovens_reporteres no Instagram.
 
Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) é um programa internacional da Foundation for Environmental Education, implementado, em Portugal, pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, que pretende contribuir para o treino do exercício de uma cidadania ativa e participativa, enfatizando a vertente do jornalismo ambiental.