• Início
  • Mapa do Site
  • Contactos

Munícipe

A TERRA TREME – Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico

a terra treme 2019
 
Dia 15 de novembro de 2019, às 11:15h
 
No próximo dia 15 de novembro, pelas 11:15h, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em parceria com a Direção-Geral da Educação e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, promove um exercício público de âmbito nacional de sensibilização para o risco sísmico, denominado A TERRA TREME, uma medida prevista na Estratégia Nacional de Proteção Civil Preventiva, cujo objetivo é contribuir para o incremento de uma sociedade mais segura e resiliente às catástrofes.
 
O Exercício A TERRA TREME, na sua 7ª edição, visa treinar os "3 gestos que salvam" - BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR - e dar a conhecer aos cidadãos medidas preventivas e comportamentos de autoproteção a adotar ANTES, DURANTE e DEPOIS de um sismo.
 
Pretende-se, com este exercício, capacitar os cidadãos para saber como agir em caso de sismo. Neste sentido, o objetivo é que os cidadãos saibam o que fazer ANTES, DURANTE e DEPOIS de um evento sísmico, nomeadamente que conheçam as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar para se protegerem e sentirem mais seguros.
 
Por todo o país, os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) da ANEPC, em parceria com as comunidades locais, as associações de bombeiros, os serviços municipais de proteção civil, os agentes de proteção civil e as escolas, promovem ações de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoproteção para fazer face ao mesmo, assim como dinamizam a realização do Exercício A TERRA TREME, na data e hora convencionadas para o efeito.
 
Instituições e particulares podem aderir à iniciativa em qualquer local onde se encontrem. O exercício tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar, no mesmo dia e à mesma hora, os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.
 
 
Considerando tratar-se de uma importante iniciativa, quer para os cidadãos quer para as instituições, nomeadamente para aquelas que, tal como os municípios, têm responsabilidades acrescidas em matéria de segurança, apela-se ao envolvimento de todos, da forma que considerarem mais adequada.
 
Em www.aterratreme.pt poderá encontrar toda a informação útil sobre este exercício, nomeadamente um espaço para inscrição de adesão à iniciativa.
 
Attachments:
Download this file (ATERRATREME_cartaz_A3-2019.jpg)ATERRATREME_cartaz_A3-2019.jpg[ ]1340 kB