• Início
  • Mapa do Site
  • Contactos

Munícipe

COVID-19 – Orientações na Área da Alimentação

manual alimentacao dgs low
 
Uma informação da Direção-Geral da Saúde
 
Existe ainda pouca evidência científica sobe a relação entre a doença SARS-CoV-2 (COVID-19) e a alimentação. Sabe-se, contudo, que um estado nutricional e de hidratação adequados contribuem, de modo geral, para um sistema imunitário otimizado e para uma melhor recuperação dos indivíduos em situação de doença. Por outro lado, sabe-se que as medidas adotadas para a prevenção da propagação da COVID-19, nomeadamente o isolamento preventivo, poderão contribuir para alterações no comportamento de compra e de consumo de alimentos. Por exemplo, a compra menos frequente e a necessidade de organizar de forma diferente a ida ao supermercado.
 
Para além destas alterações na forma de gerir o nosso dia-a-dia alimentar, têm surgido, nos últimos dias, e de forma frequente, diferentes dúvidas que urge esclarecer. Por exemplo, se o SARS-CoV-2 pode ser transmitido através dos alimentos, se podemos reforçar o sistema imunitário através de determinados alimentos ou suplementos alimentares ou, ainda, se é seguro amamentar?
 
De forma simples, e com a informação atualmente disponível, a Direção-Geral da Saúde (DGS) oferece algumas respostas, a estas e a outras questões, num manual com orientações sobre a alimentação.
 
Neste manual poderá encontrar, entre outras informações:
- Orientações para alimentação em situações de isolamento: planeamento e compra de alimentos;
- 6 Passos para uma alimentação saudável em tempos de COVID-19;
- Boas práticas de higiene e segurança alimentar a adotar durante a manipulação, preparação e confeção de alimentos;
- Esclarecimento de dúvidas sobre a relação aleitamento materno e COVID-19;
- COVID-19 – cuidados alimentares a ter com os idosos.