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Munícipe

AQUANENA – Relatório de Atividade do 1º Semestre de 2020

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Foi presente à reunião de câmara realizada no dia 3 de agosto de 2020, para conhecimento, o relatório de atividade do 1º semestre de 2020 da AQUANENA – Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Alcanena, no âmbito do contrato de gestão delegada celebrado com a Câmara Municipal de Alcanena.
 
A AQUANENA desenvolve a sua atividade ao nível de serviços de abastecimento de água, saneamento de águas residuais e outros serviços complementares, como a manutenção de espaços verdes, limpeza urbana e gestão de redes pluviais e linhas de água em área urbana, no concelho de Alcanena.
 
No período em análise (primeiro semestre de 2020), destacam-se os seguintes factos mais relevantes, em cada um dos serviços prestados:
 
Serviço de Abastecimento
Este serviço foi marcado pela avaria do grupo hidráulico da captação de Alviela, principal captação do sistema, o que levou a constrangimentos, sendo de salientar a pronta resolução do problema, com o empenho dos colaboradores e prestadores de bens e serviços da empresa. De referir também a avaria do novo grupo de bombagem, apenas 1 mês após a sua montagem, situação prontamente resolvida pelo fornecedor, sem qualquer custo para a AQUANENA.
 
O serviço de abastecimento foi ainda marcado pelo elevado número de roturas, decorrentes de empreitadas que se encontram a decorrer no concelho, o que levou a uma necessidade de intervenções não programadas, acima do normal, refletindo-se esta situação em constrangimentos na execução de situações programadas.
 
Reforçaram-se os sistemas de alerta da telegestão, por instalação de UPS – Unidades de Alimentação Ininterrupta, em vários reservatórios e captações, com o intuito de garantir a continuidade do recebimento de alertas, em casos de falhas de energia.
 
Reativou-se a captação de Espinheiro, colocando-a em funcionamento, por via de reentubamento do furo, colocação de material drenante e dotação de novo grupo hidráulico de bombagem.
 
Serviço de Saneamento
Neste serviço, pela sua relevância, há a destacar o Plano Estratégico do Saneamento de Alcanena, sendo que, nom período em análise, foram desenvolvidas várias ações que permitiram iniciar os trabalhos de acessória técnica por parte da HIDRA, analisando-se o 1º Relatório de Progresso, posteriormente aprovado, com a programação das atividades a desenvolver. Ainda no período em causa, foi apresentado e aprovado o 2º Relatório de Progresso, tendo sido transmitida informação acerca dos critérios e requisitos das campanhas de monitorização de caudal e cadastro, a realizar nos coletores.
 
Ao nível deste serviço, há ainda a destacar alguns episódios de elevada precipitação, que causaram constrangimentos na ETAR de Alcanena e na EEAR de Minde. As restantes instalações funcionaram de forma normal, tendo-se procedido à normal execução das tarefas regulares e das ações de manutenção necessárias.
 
Embora tenha ocorrido já depois de terminado o 1º semestre, especificamente a 2 de julho de 2020, importa referir, pela sua importância e constrangimentos causados à ETAR de Alcanena e às populações limítrofes, um episódio de entrada na instalação de efluente contendo hidrocarbonetos, situação que teve um impacto considerável no primeiro biológico da ETAR, causando a destruição da biologia existente. Este episódio provocou um rápido abaixamento dos níveis de oxigénio nos órgãos citados, tendo sido causador, entre outros problemas, de odores extremamente ofensivos, que afetaram as populações, causando grande indignação nas mesmas. A AQUANENA envidou, de imediato, todas as diligências possíveis, com o intuito de promover a recuperação do sistema afetado que, sendo de natureza biológica, é forçosamente lenta.
 
Serviços complementares
A AQUANENA presta também serviços complementares nas áreas da limpeza urbana e manutenção de espaços verdes, na vila de Alcanena, gestão de águas pluviais e linhas de água em área urbana, em todo o concelho. Relativamente a estes serviços, especialmente no que respeita à limpeza urbana e manutenção de espaços verdes, destaca-se o absentismo de trabalhadores, que causaram constrangimentos na normal execução dos trabalhos.
 
O período em análise fica marcado pelo regime de contingência associado à pandemia COVID-19 e respetivas implicações a nível nacional e local, na gestão dos serviços.