• Início
  • Mapa do Site
  • Contactos

Munícipe

Câmara Municipal Aprova Voto de Reconhecimento e Louvor ao Dr. José Nunes Martins Santos

jose nunes martins santos low
 
A Câmara Municipal de Alcanena aprovou, na sua reunião realizada a 3 de agosto de 2020, um Voto de Reconhecimento e Louvor ao Dr. José Nunes Martins Santos, como reconhecimento público pela forma exemplar com que desempenhou as suas funções e pela atenção para com a comunidade do concelho de Alcanena, na área da Saúde Pública.
 
José Nunes Martins Santos nasceu a 4 de setembro de 1953, no lugar de Amieira, freguesia de Carvalhal, concelho de Sertã, distrito de Castelo Branco.
 
Concluiu a Licenciatura em Medicina em 1981, tendo prosseguido os estudos na área da Saúde Pública, nomeadamente o Curso de Saúde Pública, em 1987, a Graduação em Saúde Pública, em 1989, e a Graduação em Consultor de Saúde Pública, em 1996.
 
Ao longo de toda a sua vida profissional, desempenhou vários cargos de chefia de alguns dos principais serviços de saúde da região do Médio Tejo, dos quais se destacam: Assistente Graduado de Saúde Pública e Delegado de Saúde Adjunto do ACES Médio Tejo, Autoridade de Saúde/Delegado de Saúde de Ourém, de 1991 a 2008, Diretor do Centro de Saúde de Ourém, de fevereiro de 1991 a março de 1996, Autoridade de Saúde Adjunto do ACES Serra d’Aire, de 2009 a 2013, Autoridade de Saúde Adjunto do ACES Médio Tejo, desde fevereiro de 2013, entre outros.
 
Desempenhou, ainda, funções de Coordenação dos Serviços de Saúde Pública do Centro de Saúde de Ourém, de 1991 a 2008,Coordenador do Programa de Saúde Escolar, de 1991 a 2003, responsável pelo Setor de Planeamento e Avaliação do Centro de Saúde, de 1991 a 2005.
 
Foi o responsável pelo Núcleo Local de Apoio às Crianças e Jovens em Risco e Equipas para a Prevenção da Violência em Adultos do ACES Médio Tejo, desde 20 de fevereiro de 2019, Coordenador do Grupo Local de Rastreios Oncológicos da ARSLVT e Autoridade de Saúde Pública de Ourém, durante mais de 30 anos.
 
A partir de 2009, foi a Autoridade de Saúde Pública no concelho de Alcanena, cargo que ocupou até à data da sua aposentação, a 1 de julho de 2020.
 
Considerando a sua atitude, dedicação, empenho e capacidade de trabalho no desempenho das suas várias funções, dedicadas, na maioria, à Saúde Pública na região do Médio Tejo, e também no concelho de Alcanena, é de destacar a sua constante disponibilidade, colaboração, profissionalismo, elevação e cordialidade, que sempre manteve no relacionamento com as entidades locais. De reforçar, ainda, a cooperação institucional e a forma dialogante e profissional, com que contactou todas as pessoas que foram atingidas pela COVID-19, quer as infetadas, quer as que ficaram em vigilância ativa, no concelho de Alcanena.