• Início
  • Mapa do Site
  • Contactos

Munícipe

Voto de Reconhecimento e Pesar em Homenagem a Jocelino Godinho Ribeiro

jocelino ribeiro
 
A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, na sua reunião realizada a 3 de agosto de 2020, a atribuição de um Voto de Reconhecimento e Pesar em homenagem a Jocelino Godinho Ribeiro, falecido a 22 de julho de 2020, aos 87 anos de idade, pela sua dedicação e entrega e entrega à terra e à comunidade que o viu nascer - Vila Moreira.
 
Jocelino Godinho Ribeiro nasceu em Vila Moreira, a 3 de junho de 1933, no seio de uma família Republicana.
 
O seu avô e grande mentor, Joaquim Ribeiro Júnior, terá sido uma forte influência na sua formação pessoal e construção dos ideais que defendia, baseados no lema "Pela Liberdade e pela Democracia".
 
Defensor da Liberdade em todas as suas formas de expressão, ainda no pré 25 de Abril, participou em diversas ações anti-ditadura, nomeadamente, no Congresso de Aveiro, em 1973, e na Sessão de Esclarecimento, em Castelo Branco, no ano seguinte.
 
No âmbito político, e já no pós 25 de Abril, foi sempre figura ativa na comissão organizadora local, tendo participado em diversos eventos comemorativos e em sessões de esclarecimento que se realizaram ao longo dos anos, em Vila Moreira, sendo defensor acérrimo dos ideais que professava.
 
Para além de outros cargos exercidos na Junta de Freguesia de Vila Moreira, foi Presidente da referida Junta de Freguesia nos períodos de 7 de janeiro de 1992 a 28 de dezembro de 1993 e 6 de janeiro de 1994 a 30 de dezembro de 1997, sempre eleito em representação do Partido Socialista, partido que respeitou até morrer.
 
Homem culto e apaixonado por tudo o que a Vila Moreira dizia respeito, integrou, por diversas vezes, a direção do Centro Recreativo e Desportivo Moreirense, da Associação Cultural Vilamor e de várias Comissões dos Festejos Cívicos de Vila Moreira, sempre com o principal objetivo de garantir a sua continuidade, por representarem parte da história que carateriza o povo desta pequena localidade.
 
Mais recentemente, participou em dois teatros de revista levados à cena pela Associação ASSIM, onde desempenhou papeis em diversas cenas.
 
Colaborou na elaboração e correção de uma revista sobre a Freguesia de Vila Moreira, editada com a colaboração da Academia Sénior de Alcanena 2012/2013 e na edição N.º 125 da Associação de Numismática Portuguesa (maio/agosto 2017), com um artigo sobre a emissão e cunho da moeda e impressão de nota em papel (fichas), que circulava na rede comercial dos Irmãos Dias, de Casais Galegos, e em alguns lugares da região.
 
Em 2018, iniciou a escrita de um livro que pretendia editar com o relato de factos verídicos da história de Vila Moreira, mas a doença privou-o de concluir este sonho, restando o manuscrito de uma obra inacabada.
 
Mais recentemente, a 29 de junho de 2020, por ocasião da cerimónia de celebração dos 100 anos da Freguesia de Vila Moreira, foi homenageado pela Junta de Freguesia da União das Freguesias de Alcanena e Vila Moreira e pela Câmara Municipal de Alcanena.
 
Jocelino Godinho Ribeiro, homem de afetos, ideais e valores, respeitava todos com quem se relacionava. O seu legado permanecerá em todas as pessoas que em algum dia se cruzaram no seu caminho.