• Início
  • Mapa do Site
  • Contactos

Munícipe

Implementação de Estrutura de Apoio à Vítima no Município de Alcanena

foto estrutura apoio vitima
 
O Projeto Maria II tem como principal objetivo dar continuidade à intervenção iniciada no âmbito do projeto Maria – estratégia integrada de intervenção para a área da violência doméstica e de género no Médio Tejo – POISE-03-4437-FSE-000119 –, consolidando as respostas das estruturas municipais de apoio e atendimento a vítimas de violência doméstica e das redes locais de resposta integrada à problemática da violência doméstica na região do Médio Tejo.
 
Neste contexto, foi criada, no ano de 2020, a Estrutura de Apoio a Vitimas de Violência Doméstica e de Género no Município de Alcanena – Espaço M, que visa assegurar, de forma eficiente, o apoio e atendimento a vítimas de violência e de género, em articulação com as estruturas e respostas da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, tendo em vista uma maior proximidade e eficácia da resposta.
 
Com o objetivo de apoiar os Técnicos desta estrutura, no passado dia 17 de julho, esteve presente, no Espaço M de Alcanena, no edifício da Ação Social da autarquia, Elisabete Brasil para efetuar a primeira visita de supervisão técnico-pedagógica. Esta supervisão tem como objetivo orientar e apoiar os técnicos no terreno, supervisionando os instrumentos de trabalho e as formas de atuação nas estruturas de apoio às vítimas de violência doméstica. Será de continuidade, até ao términus do projeto.
 
O projeto prevê também avaliação externa, cuja primeira visita ao Espaço M foi efetuada dia 28 de julho, pelo Prof. Dr. Rogério Roque Amado. Esta avaliação teve em conta cinco dimensões: pertinência do projeto, a sua coerência, execução no cumprimento das ações, eficiência ao nível da qualidade e afetação de recursos e a sua eficácia, nomeadamente o grau da qualidade no cumprimento das metas qualitativas e quantitativas e, por último, os impactos diretos e indiretos na comunidade.