• Início
  • Mapa do Site
  • Contactos

Munícipe

Assinatura do Protocolo de Colaboração entre o Município de Alcanena e a ARCVA - Associação Recreativa e Cultural de Vale Alto

foto protocolo horta do vale

 

Foi assinado, ao final da tarde do dia 10 de maio, o Protocolo de Colaboração entre o Município de Alcanena e a Associação Recreativa e Cultural de Vale Alto (ARCVA), no âmbito da Horta Comunitária "A Horta do Vale".

 

A assinatura do protocolo teve lugar na terreno da horta comunitária, em Vale Alto, tendo do documento sido assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Rui Anastácio, e pela Presidente da ARCVA, Paula Rodrigues, que proferiram também umas breves palavras sobre o projeto, onde se pretende aprender, ensinar, conviver, partilhar, produzir e colher o que a terra dá.

 

Trata-se de um projeto que deve ser replicado e implementado noutras localidades do concelho, por outras associações ou entidades, e que deve ser levado para as escolas, de forma a fomentar o espírito comunitário, o convívio intergeracional, a educação ambiental, a ligação ao campo e ao mundo rural e a importância do aumento dos recursos alimentares das famílias, através da autoprodução agrícola sustentável. É, por isso, fundamental envolver os mais jovens nestas dinâmicas e nestes projetos.

 

Um agradecimento à equipa da ARCVA, aos jovens, aos aprendizes de agricultores, aos agricultores e à comunidade do Vale Alto por esta iniciativa, à qual a Câmara Municipal de associou.

 

Um agradecimento também ao Padre Charlie que abençoou a horta comunitária.

 

Com a assinatura deste Protocolo, o Município de Alcanena e a ARCVA estabelecem uma parceria tendo em vista a cooperação e o apoio mútuo neste projeto, na divulgação e no desenvolvimento das atividades agrícolas, na elaboração de possíveis candidaturas a apoios financeiros, no contacto com as entidades públicas e privadas e no escoamento dos produtos hortícolas.

 

Fotos: Mário Formiga