• Início
  • Mapa do Site
  • Contactos

Munícipe

Alcanena Distinguida como Autarquia + Familiarmente Responsável

autarquiafamiliarmenteresponsavel2019 low
 
 
O Município de Alcanena foi distinguido, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), como Autarquia Familiarmente + Responsável, numa iniciativa que pretende premiar as autarquias que desenvolvem uma eficaz política de apoio e ajuda às famílias, reconhecendo as boas práticas em matéria de política familiar e distinguindo os municípios que investem na construção de uma política integrada de apoio à família.
 
O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, que, em 2002, iniciou um trabalho conjunto com os municípios para a construção de uma “Política Autárquica de Família”, e tem como principais objetivos:
- dar visibilidade às autarquias que se destaquem por práticas amigas das famílias;
- potenciar a experiência obtida por uns municípios em benefício dos outros;
- colocar ao dispor das autarquias uma equipa pluridisciplinar, constituída essencialmente por pessoas da área da sociologia, psicologia, assistência social e familiar e economia que, com experiência nos âmbitos da família e das autarquias possam contribuir positivamente para a avaliação de medidas nesta área, quer previamente, quer a posteriori.
 
O OAFR incide em áreas transversais da vida das famílias, designadamente no que se refere a Apoio à Maternidade e Paternidade, Educação, Cultura, Transportes, Saúde, Urbanismo, Trabalho e Relações Laborais, Cooperação e dados do Município.
 
O reconhecimento das Autarquias + Familiarmente Responsáveis resulta de um inquérito realizado a nível nacional, que, este ano, contou com a adesão de 286 municípios, sendo que apenas 141 concluíram o inquérito, ou seja, apenas 141 foram participantes efetivos no Observatório.
 
O inquérito do Observatório avalia iniciativas dos municípios em 10 áreas, entre as quais o apoio prestado à maternidade e à paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre e participação social.
 
Entre as medidas de valorização estão os apoios ao nascimento, pagamento de creches e jardim-de-infância, comparticipação de consultas de oftalmologia e apoio à aquisição de óculos, bancos de medicamentos e comparticipação de medicamentos, oferta de vacinação fora do Plano Nacional de Vacinação, cantinas sociais e cantinas escolares abertas durante os períodos de pausas escolares e transportes escolares gratuitos até ao 12º ano.
 
A Câmara Municipal de Alcanena, através da Divisão de Desenvolvimento Humano e Social, em articulação com os demais serviços e unidades orgânicas, tem vindo a responder ao inquérito do OAFR desde 2014, sendo esta a primeira vez que recebe esta distinção, a qual foi também atribuída a outros seis municípios da região do Médio Tejo, nomeadamente, Abrantes, Mação, Sardoal, Torres Novas, Tomar e Vila de Rei.
 
Esta distinção vem reconhecer a implementação, pelo Município, de políticas transversais, capazes de acolher e valorizar as Famílias, garantindo-lhes o pleno exercício das suas responsabilidades e competências e prevenindo situações de risco e vulnerabilidade.
 
Em 2019, participaram 141 autarquias no inquérito do OAFR, tendo sido distinguidas 76 nesta 11ª edição, ou seja, cerca de 25% da totalidade dos municípios portugueses (que ascendem a 308).
 
A cerimónia de entrega da Bandeira terá lugar no próximo dia 27 de novembro, em Coimbra.
 
 

“Ó Zé Bate o Pé!”, com Luís Aleluia

ze bate o pe
 
Dia 20 de novembro, no Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena
Espetáculo integrado nas comemorações do 65º aniversário do Cine-Teatro São Pedro
 
O Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena, recebe, no próximo dia 20 de novembro de 2019, quarta-feira, data em que se assinala o seu 65º aniversário, às 21:00h, o espetáculo revisteiro “Ó Zé Bate o Pé!”, com o ator Luís Aleluia à frente de um grande elenco.
 
Ficha Técnica
Interpretação: Luís Aleluia | Vítor Emanuel | Maria Tavares | Fátima Couto | Bárbara Santos
Texto: Luís Aleluia | José Viana | João Rodrigo
Música: Licínio França | Ernesto Leite
Cenografia/Maquetas: Moniz Ribeiro
Encenação: Luís Aleluia
Produção Executiva: Zita Favretto
Cenografia/Execução: José Manuel Pinto
Figurinos: João Maria
Diretor Técnico: Paula Mata
 
O espetáculo é de entrada livre, devendo as reservas ser efetuadas na receção da Câmara Municipal de Alcanena, de segunda a sexta-feira, entre as 9:00h e as 17:30h, ou através do telefone 249 889 010 ou do telemóvel 939 091 303 (até 48 horas antes da hora do espetáculo deixam de ser aceites reservas).
 
As reservas devem ser levantadas até á véspera do espetáculo, no horário da bilheteira (de quarta a sexta-feira, das 15:00h às 19:00h, em semana de espetáculo à sexta-feira, sábado ou domingo). Após este limite, as reservas ficam automaticamente sem efeito.
 
Attachments:
Download this file (cartaz ze bate o pe.jpg)cartaz ze bate o pe.jpg[ ]208 kB