COVID-19

Aqui, poderá encontrar toda a informação do Município de Alcanena, no contexto atual da infeção viral causada pelo novo Coronavírus (COVID-19), assim como as ligações ao site da Direção-Geral da Saúde e ao site Estamos ON - plataforma criada pelo  Governo português, com toda a informação sobre  pandemia e apoios governamentais.

Ponto de Situação no Concelho de Alcanena

PS 27fev22

Plano de Contingência do Município de Alcanena

Na sequência das medidas impostas pelo Governo e Direção-Geral da Saúde, foi elaborado o Plano de Contingência COVID-19 da Câmara Municipal de Alcanena., documento que apresenta as orientações técnicas sobre este assunto para a estrutura interna da autarquia, nomeadamente através da definição de um conjunto de medidas com o objetivo de proteger a saúde dos trabalhadores do Município, através da prevenção e controlo da infeção por Coronavírus (COVID-19), minimizando a sua transmissão e o seu impacto na Câmara Municipal, em particular, e na comunidade, em geral.

Este documento vem responder às orientações emanadas da Direção-Geral da Saúde (DGS), no sentido de cada instituição pública ou privada se preparar, através do seu próprio Plano de Contingência, para enfrentar as ondas pandémicas do vírus COVID-19, um novo tipo de vírus identificado, pela primeira vez, em seres humanos, em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, China.

O Plano de Contingência da Câmara Municipal de Alcanena pretende antecipar e gerir o impacto do atual surto de doença por Coronavírus SARS-CoV-2, agente causal da COVID-19, na Câmara Municipal e, em particular, em todos os que exercem funções na autarquia.

Com este plano, o Município pretende acompanhar a evolução da situação, antecipar e gerir o impacto da pandemia associada ao vírus COVID-19 na atividade da Câmara Municipal, contemplando a redução dos riscos para a saúde dos trabalhadores e assegurando a continuidade das atividades essenciais da autarquia.

Os edifícios sujeitos às medidas e procedimentos definidos no Plano de Contingência são os seguintes:
- Biblioteca Municipal;
- Cemitério Municipal de Alcanena;

- Cine-Teatro São Pedro;

- Complexo do Alviela;

- Edifício da Ação Social;

- Edifício Casa da Cultura;
- Edifício dos Paços do Concelho;

- Escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância do Concelho de Alcanena sob a responsabilidade da autarquia;

- Espaço do Cidadão;

- Estádio Municipal;
- Estaleiro Municipal e Oficinas;

- Delegação da CMA em Minde;
- Pavilhão Municipal Carlos Calado;

- Pavilhão Gimnodesportivo de Minde;
- Pavilhão Multiusos de Alcanena;

- Piscinas Municipais de Alcanena;
- Piscina Municipal de Minde;
- Mercado Municipal de Alcanena;
- Museu da Boneca;
- Museu do Curtume;
- Quartel dos Bombeiros Municipais de Alcanena.

O Plano de Contingência COVID-19 da Câmara Municipal de Alcanena foi aprovado a 2 de março de 2020, data da sua entrada em vigor, tendo sido atualizado a 18 de março de 2020.

Consulte aqui o Plano de Contingência COVID-19 da Câmara Municipal de Alcanena.

Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

Em conformidade com o aprovado em Reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, realizada a 18 de março de 2020, e nos termos da legislação em vigor, foi ativaado o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil do Concelho de Alcanena.

Consulte abaixo:

Serviços Municipais - Contactos Telefónicos e de Email

Com o fim do Estado de Emergência Nacional e  Municipal, mas dando cumprimento às diretivas do Governo e das Autoridades Sanitárias, o Município de Alcanena retomou os horários normais de funcionamento dos vários equipamentos/serviços municipais, com efeitos a 4 de maio de 2020.  Não obstante a retoma do atendimento presencial, os munícipes deverão continuar a privilegiar, sempre que possível, os serviços online ou os contactos telefónicos e de email abaixo indicados:
ATENDIMENTO PRESENCIAL red

Plano de Contingência Social do Município de Alcanena

Consulte aqui o Plano de Contingência Social do Município de Alcanena

Se precisar de apoio para:
- medicamentos,
- compras de primeira necessidade;
- informações…

Fique em casa e contacte a Rede Social do Concelho de Alcanena, através dos seguintes contactos:

Câmara Municipal de Alcanena
Linha Alcanena Apoia | 249 890 026

Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (RLIS) | 249 831 056

Consulte, em aqui, os contactos disponíveis em cada uma das freguesias.

Linha ALCANENA APOIA

Alcanena Apoia 2 low

No âmbito da pandemia COVID-19, o Município de Alcanena disponibiliza, aos seus munícipes, a linha telefónica de apoio Alcanena Apoia – 249890026.

Esta linha está disponível para todos os que precisem de apoio durante esta fase difícil que se vive no país e no mundo, sobretudo para a população mais carenciada e para a designada população de risco.

No âmbito desta medida, os parceiros da Rede Social estarão em articulação para prestar todo o apoio necessário, nomeadamente levando alimentos ou medicação a pessoas que deles necessitem.

Os pedidos de apoio poderão também efetuados online, através do preenchimento do respetivo formulário, em https://tinyurl.com/cma-apoio-covid19

ALCANENA APOIA - 249890026

Estamos atentos. Olhamos por si!

Plano de Contingência da AQUANENA

Consulte aqui o Plano de Contingência da AQUANENA - Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Alcanena.

Site da Direção Geral da Saúde

Acompanhe a evolução da situação em www.dgs.pt

Estamos ON

Acompanhe a resposta de Portuagal ao COVID-19, em https://covid19estamoson.gov.pt/