• Início
  • Mapa do Site
  • Contactos

Munícipe

12º Aniversário do Centro Ciência Viva do Alviela

12 aniv ccva
 
15 de dezembro de 2019
 
Dia 15 de dezembro é dia de festa no Centro Ciência Viva do Alviela, que comemora o seu 12º aniversário e oferece entrada gratuita nas suas exposições, das 10:00h às 18:00h.
 
Às 15:30h, há Café de Ciência: A árvore e a estrela de Natal. O astrónomo Máximo Ferreira, Diretor do Centro Ciência Viva de Constância, explicará que fenómeno poderá ter ocorrido no céu e que foi interpretado pelos “Reis Magos” como a “estrela” que os guiaria ao local onde havia nascido o “filho de Deus”. Seria um cometa? Um meteoro? Com recurso a modernos meios de simulação do céu, demonstrar-se-ão alguns dos fenómenos astronómicos que têm sido considerados nas pesquisas levadas a cabo ao longo dos tempos. Jorge Canhoto, investigador do Centro de Ecologia Funcional do Departamento de Ciências da Vida da FCTUC, falará da árvore de Natal e qual o grupo de plantas ou espécies usualmente utilizadas como árvore de Natal em Portugal e em outros países do Mundo. Sabe como se iniciou a tradição da árvore de Natal em Portugal? Donde virá a associação do vermelho ao Natal: da imagem do Pai Natal ou da planta utilizada pelos povos celtas na comemoração do solstício de inverno?
 
Às 17:00h será tempo de soprar as velas do bolo de aniversário e de brindar aos 12 anos de promoção da cultura científica, em Alcanena.
 
A Floresta – Centro Ciência Viva de Proença a Nova, ofereceu pinheiros-bravos, provenientes da limpeza das florestas que, desde o dia 1 de dezembro, estão disponíveis, no CCVAlviela, para quem quiser fazer a sua Árvore de Natal recorrendo a um produto natural. Limpamos a floresta e reflorestamos: juntamente com o pinheiro-bravo é oferecido um pinheiro-manso. Já veio buscar a sua árvore de Natal?
 
As inscrições para o Café Ciência deverão ser efetuadas através do telefone 249 881 805 ou do email Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
 
Venha comemorar com o CCVAlviela o seu 12º aniversário!
 
O programa é o seguinte:
10h00 às 18h00 | Entrada Gratuita
15h30 | Café de Ciência: A árvore e a estrela de Natal | Jorge Canhoto [CEF, Universidade Coimbra] e Máximo Ferreira [Centro Ciência Viva de Constância]
17h00 | Soprar as velas!
 
Attachments:
Download this file (cartaz 12 aniv ccva.jpg)cartaz 12 aniv ccva.jpg[ ]100 kB

Declaração de Existências de Ovinos e Caprinos

d g veterinaria
 
Declaração obrigatória de existências decorre durante o mês de janeiro de 2020
Uma informação da DGAV – Direção Geral de Alimentação e Veterinária

A DGAV – Direção Geral de Alimentação e Veterinária informa que, nos termos do artigo 10º do Anexo II do Decreto-Lei nº 142/2006, de 27 de julho, torna público que, durante o mês de janeiro de 2020, todos os criadores de ovinos e caprinos ficam obrigados a declarar animais detidos por marca de exploração, a 31 de dezembro de 2019.
 
A declaração de existências poderá ser efetuada diretamente pelo produtor, na Área Reservada do Portal do IFAP ou em qualquer departamento dos Serviços de Alimentação e Veterinária Regionais ou, ainda, nas entidades protocoladas com o IFAP, através da aplicação SNIRA/iDigital (mod. 657/DGV).
 
Os criadores que ainda não possuam registo no SNIRA terão que o fazer o fazer previamente, nos locais indicados acima.
 
A ausência da Declaração de Existências determinará a perda do direito de emissão de Guias de Circulação para a exploração e para o detentor em causa.
 
A ausência de Declaração de Existências de ovinos e/ou caprinos detidos constitui uma contraordenação punível cum uma coima cujo montante mínimo é de 100€, nos termos da alínea a) do nº 6 do artigo 24º do Decreto-Lei nº 142/2006, de 27 de julho, e as suas alterações.
 
Attachments:
Download this file (Aviso.OC.Jan20.pdf)Aviso.OC.Jan20.pdf[ ]243 kB