Água – Espetáculo e Atelier de Dança Contemporânea para o Pré-escolar

agua pedime foto

Espetáculo foi apresentado entre 10 e 20 de maio, nos Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas de Alcanena

No âmbito do PIICIE - Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, que a Câmara Municipal tem vindo a implementar através do PEDIME- Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo, foi apresentado, nos Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas de Alcanena, entre os dias 10 e 20 de maio, o espetáculo “Água”.

Destinado à primeira infância, “Água” é um espetáculo de Dança Contemporânea onde se propõe aos espectadores descobrir sensações e momentos relacionados com a água e o seu movimento. Nesta experiência sensível, dá-se espaço à contemplação, permitindo que as crianças possam observar o que lhes interessa de qualquer perspetiva. Este foi o primeiro de um ciclo de espetáculos, cujos temas são os elementos da Natureza.

Após o espetáculo, as crianças foram convidadas a participar num atelier de experimentação. O que te apetece experimentar? E se fosses água? Os sons que ouviste de onde vêm? Reparaste na luz? Foram estas e outras questões que orientaram o trabalho desenvolvido neste laboratório/atelier. Foi o aprofundar das imagens produzidas durante o espetáculo, com o qual se pretendeu iniciar o espírito crítico, aguçar a observação e criatividade.

As crianças, que gostaram imenso da atividade, tiveram a oportunidade de ter uma experiência sensorial e de educação pela arte única.

Ciclo “Conversas à Segunda”

CS maio22

Próxima sessão, dedicada à Habitação e Regeneração Urbana, realiza-se a 30 de maio

Terá lugar, no dia 30 de maio de 2022, segunda-feira, às 18:30h, na Rua Alfredo Keil, em Alcanena, a quarta sessão do Ciclo “Conversas à Segunda”.

Esta sessão será dedicada à temática da Habitação e Regeneração Urbana e terá o seguinte programa:

- Apresentação do Instrumento Financeiro e divulgação dos resultados em todo o país | Abel Macarenhas, Presidente da Comissão Diretiva da EG do IFRRU 2020 (IFRRU – Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas)

- Programas de Apoio à Habitação e sua relação com a Regeneração Urbana | Rui Estríbio, Coordenador da Direção de Programas de Apoio à Habitação (IHRU – Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana)

- Reabilitação versus Ressureição | Pedro Mendonça, Sócio Fundador da Inplenitus (Inplenitus, Arquitetura e Soluções, Lda.)

- Encerramento da Sessão | Rui Anastácio, Presidente da Câmara Municipal de Alcanena

Moderação: Marlene Carvalho, Vereadora da Câmara Municipal de Alcanena