All Come | II Encontro das Comunidades Migrantes Residentes no Concelho de Alcanena

all come 2024

Dia 1 de maio, no Mercado Municipal de Alcanena
Programa inclui inauguração do Espaço All Come – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Alcanena

O II Encontro das Comunidades Migrantes Residentes no Concelho de Alcanena realiza-se no próximo dia 1 de maio, quarta-feira, no Mercado Municipal de Alcanena, com o seguinte programa:

12:00h | Inauguração do Espaço All Come – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Alcanena

12:30h | Partilha Gastronómica e Mostra Cultural

All Come – Acolher em Liberdade – dá nome ao Programa Municipal para o Acolhimento e Integração de Migrantes no Concelho de Alcanena.

O seu princípio inspirador é que todos são bem-vindos a Alcanena, num propósito de integração com a comunidade local, da igualdade de oportunidades e da justiça social.

Assenta, por isso, numa lógica ecuménica, alargando as fronteiras socioculturais e religiosas e sublinhando a necessidade da tolerância, do diálogo, da convivência e da cooperação entre povos, culturas, igrejas e religiões para a integração plena.

Alcanena Recebeu Primeira Sessão do Projeto Academia de Líderes Rurais

foto rural move

Realizou-se, no dia 10 de abril, em Alcanena, a primeira sessão de cocriação do projeto Academia de Líderes Rurais. Mais de 25 agentes da comunidade local vieram conhecer este projeto e pensar, em conjunto, o futuro do concelho.

Na sessão, foram discutidas temáticas como a valorização dos recursos naturais e culturais, a sustentabilidade e respeito pela natureza, a atratividade do território, a atração de pessoas e investimento, assim como o envolvimento do movimento associativo e da comunidade local na criação de dinâmicas e projetos inovadores.

O projeto Academia de Líderes Rurais é promovido pela Associação Rural Move, com o apoio da REN, e tem como objetivos capacitar os líderes de comunidades rurais e envolvê-los na cocriação de projetos de impacto e intervenção social, cultural e económica nestes territórios. Todas as pessoas e instituições são convidadas a participar e podem fazê-lo em: https://academiarural.pt/participar