• Início
  • Mapa do Site
  • Contactos

Munícipe

Museu Rural e Etnográfico de Espinheiro

Museu Espinheiro

 

 

O Museu Rural e Etnográfico do Espinheiro foi inaugurado em 19 de Março de 2000
 
O atual Museu Rural e Etnográfico de Espinheiro é o natural herdeiro do Museu particular pertença de João Davide Lourenço, espinheirense que, ao longo da vida, se dedicou às coisas da sua terra e à recolha de objetos que o tempo ia lançando para o esquecimento e para o desuso.
 
Trajes, louças, ferramentas, objetos do quotidiano que o progresso ia relegando para a história. Instalado, até Março de 2000, na própria casa de João Davide Lourenço, a sua instalação remonta ainda a uma outra, propriedade de Manuel Rodrigues David, uma muito típica casa do Espinheiro, com soalho pregado com pregos da forja da aldeia, forro sobreposto e janelas de cantaria em pedra e floreiras.
 
É, pois, um museu cuja iniciativa remonta à década de 50, traduzindo bem o empenho e o carinho que João Davide Lourenço soube cultivar pela sua aldeia, divulgando e promovendo a sua etnografia e as suas tradições. Culturalmente associado ao Rancho Folclórico de Espinheiro, o núcleo museológico inicial foi sobretudo um incentivo e uma forma de despertar consciências e atitudes face à necessidade de preservação de objetos e expressões populares da cultura espinheirense. A esse núcleo, naturalmente organizado e exposto sem as melhores condições de conservação, sucedeu o Museu Rural e Etnográfico de Espinheiro, um espaço pensado e criado para recolher o espólio oferecido por João Davide Lourenço e com capacidade para receber ainda o que, no futuro, vier a enriquecê-lo.
 
Às gentes do Espinheiro cabe a sorte e o orgulho de disporem de um tão rico património sócio - cultural e etnográfico. A sua determinação foi o mote para este museu, que ficou associado à conjugação de esforços e boas vontades que permitiram por de pé o atual edifício: João Davide Lourenço, Fábrica da Igreja Paroquial de N. Senhora da Encarnação do Espinheiro, Junta de Freguesia e Câmara Municipal, com o apoio da ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte. Por último o espólio. Melhor que contá-lo é vê-lo e desfrutá-lo.
 
Os núcleos são, em última análise, o núcleo da vida, da história, das gentes, das pedras e das florestas do Espinheiro.

 

A coleção divide-se por dois pisos amplos, perfazendo uma área total de cerca de 190m2 de exposição. O piso superior é também utilizado para exposições de carácter temporário.

 

O Museu Rural e Etnográfico de Espinheiro pode ser visitado mediante marcação na Junta de Freguesia de Espinheiro ou no Sector de Cultura da Câmara Municipal Alcanena. Os contactos a utilizar para o efeito são os seguintes:

 

Morada

Rua Álvaro Valente
Espinheiro
2380-310 Alcanena

 

Junta de Freguesia de Espinheiro
Telefone e Fax: 249 870 612

 

Sector de Cultura da CMA
Telefone: 249 889 010
Fax: 249 891 136
E-mail: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.