• Início
  • Mapa do Site
  • Contactos

Munícipe

Balcão do Funcionário

Balcão do Funcionário

 

 

Consulta e Reporte de Ponto

 

 

Requerimentos no Âmbito dos Recursos Humanos

Pedidos Diversos no âmbito dos Recursos Humanos
Pedido de Férias/Faltas
Pedido de Autorização Prévia para Realizar Horas Extraordinárias
Declaração de Ausência por utilização de saldo de Horas Extraordinárias
Declaração de Ausência por utilização de dia de Domingo
Declaração de Ausência por uso de Saldo do Horário Flexível
Requerimento para pedido de retribuição de Horas Extraordinárias

COVID-19

COVID-19

 

Aqui, poderá encontrar toda a informação do Município de Alcanena, no contexto atual da infeção viral causada pelo novo Coronavírus (COVID-19), assim como as ligações ao site da Direção-Geral da Saúde e ao site Estamos ON - plataforma criada pelo  Governo português, com toda a informação sobre a pandemia e apoios governamentais.

 

Ponto de Situação no Concelho de Alcanena

 

PontoS5 04 low

 

Plano de Contingência do Município de Alcanena

 

Na sequência das medidas impostas pelo Governo e Direção-Geral da Saúde, foi elaborado o Plano de Contingência COVID-19 da Câmara Municipal de Alcanena., documento que apresenta as orientações técnicas sobre este assunto para a estrutura interna da autarquia, nomeadamente através da definição de um conjunto de medidas com o objetivo de proteger a saúde dos trabalhadores do Município, através da prevenção e controlo da infeção por Coronavírus (COVID-19), minimizando a sua transmissão e o seu impacto na Câmara Municipal, em particular, e na comunidade, em geral.
 
Este documento vem responder às orientações emanadas da Direção-Geral da Saúde (DGS), no sentido de cada instituição pública ou privada se preparar, através do seu próprio Plano de Contingência, para enfrentar as ondas pandémicas do vírus COVID-19, um novo tipo de vírus identificado, pela primeira vez, em seres humanos, em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, China.
 
O Plano de Contingência da Câmara Municipal de Alcanena pretende antecipar e gerir o impacto do atual surto de doença por Coronavírus SARS-CoV-2, agente causal da COVID-19, na Câmara Municipal e, em particular, em todos os que exercem funções na autarquia.
 
Com este plano, o Município pretende acompanhar a evolução da situação, antecipar e gerir o impacto da pandemia associada ao vírus COVID-19 na atividade da Câmara Municipal, contemplando a redução dos riscos para a saúde dos trabalhadores e assegurando a continuidade das atividades essenciais da autarquia.
 
Os edifícios sujeitos às medidas e procedimentos definidos no Plano de Contingência são os seguintes:
- Biblioteca Municipal;
- Cemitério Municipal de Alcanena;

- Cine-Teatro São Pedro;

- Complexo do Alviela;

- Edifício da Ação Social;

- Edifício Casa da Cultura;
- Edifício dos Paços do Concelho;

- Escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância do Concelho de Alcanena sob a responsabilidade da autarquia;

- Espaço do Cidadão;

- Estádio Municipal;
- Estaleiro Municipal e Oficinas;

- Delegação da CMA em Minde;
- Pavilhão Municipal Carlos Calado;

- Pavilhão Gimnodesportivo de Minde;
- Pavilhão Multiusos de Alcanena;

- Piscinas Municipais de Alcanena;
- Piscina Municipal de Minde;
- Mercado Municipal de Alcanena;
- Museu da Boneca;
- Museu do Curtume;
- Quartel dos Bombeiros Municipais de Alcanena.

 

O Plano de Contingência COVID-19 da Câmara Municipal de Alcanena foi aprovado a 2 de março de 2020, data da sua entrada em vigor, tendo sido atualizado a 18 de março de 2020.

 

Consulte aqui o Plano de Contingência COVID-19 da Câmara Municipal de Alcanena.

 

 

Medidas Preventivas Adotadas pelo Município de Alcanena

 

Consulte, em http://cm-alcanena.pt/index.php/pt/noticias/6325-despachomedidascovid19, as Medidas Preventivas adotadas pelo Município de Alcanena, no contexto atual da infeção viral causada pelo novo Coronavírus (COVID-19).
 
Destaque para:
- Cancelamento de todos os eventos públicos, culturais, desportivos, sociais ou outros, assim como todas as atividades regulares que envolvam a participação de público, independentemente da idade, da responsabilidade organizativa  da autarquia;
- Cancelamento da cedência de equipamentos municipais, para utilização por entidades externas individuais ou coletivas;
- Suspensão de cedência de viaturas municipais;
- Encerramento do Estádio Municipal Joaquim Maria Baptista, incluindo as Instalações Sanitárias com carater público;
- Encerramento de Campos de Ténis e Campos de Jogos da responsabilidade municipal;
- Condicionamento à entrada de apenas uma pessoa, em cada uma das Instalações Sanitárias, na Praça junto ao Quartel dos Bombeiros Municipais de Alcanena;
- Encerramento da Feira Municipal que se realiza, semanalmente, à quarta-feira;
- Condicionamento à entrada de 20 pessoas em simultâneo, no Mercado Municipal, que continua a funcionar na Rua José Afonso, visto servir para fins alimentares, considerados produtos de primeira necessidade;
- Encerramento dos Parques Infantis Municipais.
 
As medidas determinadas terão aplicação até ao dia 20 de abril, inclusive, sendo avaliada, nessa data, a sua continuidade.
 
 

Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

 
Em conformidade com o aprovado em Reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, realizada a 18 de março de 2020, e nos termos da legislação em vigor, foi ativaado o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil do Concelho de Alcanena.
 
Consulte abaixo:
 
 

Encerramento dos Serviços Municipais - Contactos Telefónicos e de Email

 
No âmbito do Plano de Contingência COVID-19, e no cumprimento do Despacho da Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, datado de 13 de março de 2020, informam-se todos os munícipes que estão encerrados ao público, até ao dia 20 de abril de 2020 (data em que será avaliada a continuidade desta medida), os seguintes edifícios/serviços, assim como os Parques Infantis municipais, devendo ser usados os contactos telefónicos ou de email abaixo indicados:
aviso ATENDIMENTO
 

Plano de Contingência Social do Município de Alcanena

 
Se precisar de apoio para:
- medicamentos,
- compras de primeira necessidade;
- informações…
 
Fique em casa e contacte a Rede Social do Concelho de Alcanena, através dos seguintes contactos:
 
Câmara Municipal de Alcanena
Linha Alcanena Apoia | 249 890 026
Email: Cette adresse e-mail est protégée contre les robots spammeurs. Vous devez activer le JavaScript pour la visualiser.
 
Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (RLIS) | 249 831 056
Email: Cette adresse e-mail est protégée contre les robots spammeurs. Vous devez activer le JavaScript pour la visualiser.
 
Consulte, em aqui, os contactos disponíveis em cada uma das freguesias.
 
 

Linha ALCANENA APOIA

Linha ALCANENA APOIA
 
Alcanena Apoia 2 low
 
No âmbito da pandemia COVID-19, o Município de Alcanena disponibiliza, aos seus munícipes, a linha telefónica de apoio Alcanena Apoia – 249890026.
 
Esta linha está disponível para todos os que precisem de apoio durante esta fase difícil que se vive no país e no mundo, sobretudo para a população mais carenciada e para a designada população de risco.
 
No âmbito desta medida, os parceiros da Rede Social estarão em articulação para prestar todo o apoio necessário, nomeadamente levando alimentos ou medicação a pessoas que deles necessitem.
 
Os pedidos de apoio poderão também efetuados online, através do preenchimento do respetivo formulário, em https://tinyurl.com/cma-apoio-covid19
 
ALCANENA APOIA - 249890026
 
Estamos atentos. Olhamos por si!
 

Programa de Atividade Física à Distância

 
cartaz PAFD low
 
Câmara Municipal de Alcanena Lança Programa de Atividade Física à Distância

O Programa de Atividade Física à Distância (PAFD) é uma proposta do Município de Alcanena. que consiste na promoção de sessões de Atividade Física à distância, para diferentes populações-alvo. As sessões serão publicadas online, na página Desporto e Tempos Livres, na rede social Facebook, e têm início a 30 de março, sendo disponibilizadas, nos dias úteis, às 11:00h.
 
De acordo com a evidência, o Vírus SARS-Cov-2, que provoca a doença COVID-19, é transmitido entre pessoas, possivelmente através de gotículas, secreções e aerossóis infetados. Um dos principais cuidados a ter para se proteger do novo Vírus é manter-se em casa, em isolamento social, evitando atividades fora do domicílio e saindo do mesmo apenas quando é estritamente necessário.
 
No entanto, a redução substancial da Atividade Física e/ou o consequente aumento do comportamento sedentário (i.e. permanecer mais tempo sentado, reclinado ou deitado), pode ser prejudicial para a saúde, bem-estar e qualidade de vida. De modo que, quem se encontrar em situação de isolamento social, poderá seguir algumas recomendações para se manter ativo enquanto permanece no seu domicílio.
 
Com esta conceção, a Direção-Geral da Saúde, no seguimento das diretrizes da Organização Mundial de Saúde, recomenda que todos os adultos saudáveis realizem 30 minutos diários de Atividade Física de intensidade, pelo menos, moderada, de atividades que promovam a aptidão cardiovascular e o reforço muscular. Para as crianças, sugere algumas atividades lúdicas pensadas para permitir a expressão física, como, por exemplo: jogos tradicionais como a macaca; jogo do elástico ou saltar à corda; dança; vídeo jogos ativos e mini-circuitos criativos e ativos. Tal promove a aptidão cardiovascular, a força dos músculos e o equilíbrio.
 
Neste quadro, em tempos complexos para todos, num esforço de adaptação do seu raio de ação junto da comunidade, a Câmara Municipal de Alcanena acolhe estas recomendações e pretende não só aplicá-las, mas também replicá-las, devidamente ajustadas, junto de outras populações: jovens, seniores e residentes em lares da terceira idade, por intermédio dos técnicos do serviço de Desporto e Tempos Livres, que, diariamente, apresentarão propostas de Atividade Física que a população-alvo poderá pôr em prática na segurança do seu lar.
 
O Programa Atividade Física à Distância (PAFD) é uma proposta do Município de Alcanena que visa combater o sedentarismo imposto pela urgência de permanecer em quarenta ou isolamento social, decorrente da Pandemia de Covid-19, através da prática de Atividade Física em casa.
 
Esta iniciativa tem como objetivos:
- Promover a prática de Atividade Física em casa;
- Evitar deslocamentos aos equipamentos desportivos usuais; e
- Evitar o uso de mobiliário urbano destinado à prática de Atividade Física.
 
O PAFD tem como principais destinatários os Munícipes do concelho de Alcanena, como também quaisquer interessados, em geral.
 
O PAFD promove sessões de Atividade Física à distância, com a duração de 30 minutos, para diferentes populações-alvo, designadamente:
- Segunda-feira – jovens e adultos;
- Terça-feira – seniores;
- Quarta-feira – crianças;
- Quinta-feira – jovens e adultos; e
- Sexta-feira – mobilidade reduzida.
 
As sessões de Atividade Física tiveram início a 30 de março, decorrendo com periodicidade diária, nos dias úteis, e terminam, eventualmente, no dia 20 de abril (data em que será avaliada a suspensão ou a manutenção das medidas preventivas tomadas pela Câmara Municipal de Alcanena, no âmbito da Pandemia Covid-19).

Espaços Comerciais Abertos ao Público

 
Consulte aqui a lista dos espaços comerciais, no ramo da alimentação, abertos ao público, no concelho de Alcanena, e respetivos horários e contactos.
 
Nota: esta lista está sujeita a atualização.
 

Plano de Contingência da AQUANENA

 
Consulte aqui o Plano de Contingência da AQUANENA - Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Alcanena.
 
 

Site da Direção Geral da Saúde

 
Acompanhe a evolução da situação em www.dgs.pt
 
 

Estamos ON

 
Acompanhe a resposta de Portuagal ao COVID-19, em https://covid19estamoson.gov.pt/