Serviços Municipais de Gestão de Resíduos Urbanos
- Détails
- Catégorie : Viver
A recolha seletiva (embalagens), triagem, reciclagem / valorização orgânica / incineração e aterro dos resíduos urbanos são assegurados por uma gestão de âmbito regional – Associação de Municípios do Médio Tejo.
Essa gestão regional foi concretizada através da formação de uma associação sem fins lucrativos responsável pelo desenvolvimento de estudos e ações no sector do saneamento básico, tratamento dos resíduos sólidos urbanos e da defesa do ambiente que adotou a denominação RESITEJO – ASSOCIAÇÃO DE GESTÃO E TRATAMENTO DOS LIXOS DO MÉDIO TEJO. A associação, criada nos termos do artigo 167º, do Código Civil, é constituída pelos Municípios de Alcanena, Chamusca, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Golegã, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha e pela Associação Nacional de Conservação da Natureza – QUERCUS.
A recolha indiferenciada de proximidade, a recolha porta a porta de resíduos volumosos (por ex. grande dimensão, verdes, etc.) e a recolha seletiva de proximidade (papel e vidro), em todo o território municipal e até ao Ecocentro de Alcanena, são assegurados diretamente pelo Município.
O transporte de resíduos entre o ecocentro de Alcanena e o aterro intermunicipal é da responsabilidade da RESITEJO.
O Município de Alcanena estabeleceu com a Luságua Alcanena uma prestação de serviços, em 2007 e pelo período de 10 anos, em que é assegurada por esta entidade a recolha e transporte dos resíduos urbanos, assim como a distribuição, manutenção e lavagem de contentores.
De acordo com a “Avaliação da qualidade do serviço prestado aos utilizadores”, realizada e publicitada pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, destacam-se alguns indicadores de qualidade do serviço: