Transportes e Refeições Escolares

Transportes Escolares

Preâmbulo

Uma das principais competências da Câmara Municipal de Alcanena no serviço de Educação  é o serviço de transportes escolares.
A rede de Transportes Escolares no concelho de Alcanena assenta nos pressupostos legais do Decreto-Lei nº 299/84, de 5 de Setembro, sendo competência da autarquia, segundo o artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 299/84 de 5 de Setembro, garantir o serviço de transporte dos alunos do Ensino Básico e Secundário entre o local de residência e o local do estabelecimento de ensino, quando residam a mais de 3km ou 4km, caso o estabelecimento de ensino possua ou não refeitório, respetivamente.

No ano letivo 2014/2015, a autarquia mantem o apoio necessário ao transporte de 356 alunos. Este serviço não se limita apenas aos alunos que estudam na área do município, sendo ainda apoiados 19 alunos em deslocações para fora do concelho para a frequência de cursos regulares que não existem no concelho de Alcanena.

De referir ainda que a autarquia comparticipa a 100% o valor mensal da vinheta de transporte dos alunos no ensino básico e 50% do valor para os alunos que frequentam o ensino Secundário.

Itinerários

Ensino Especial

No transporte de 7 utentes do CRIT – Centro de Recuperação Infantil Torrejano em Torres Novas, numa viatura devidamente equipada para garantir as melhores condições de segurança e conforto dos utentes crianças que diariamente se deslocam para Torres Novas.

Apoio a Atividades Escolares

Tem sido uma preocupação constante da autarquia proporcionar às crianças do nosso concelho um conjunto de atividades de enriquecimento curricular que contribuam para a sua formação integral enquanto estudantes e enquanto seres humanos. Desde atividades culturais até às desportivas, passando por algumas de carácter recreativo. É variado o leque de atividades que são colocadas à disposição das crianças que frequentam os Jardins-de-infância e as Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico da área do município.

Também nesta vertente a Autarquia tem um papel muito importante, fundamental, proporcionando às escolas a possibilidade de participarem nestas atividades, através da cedência de espaços, transportes e recursos humanos, Professores e Assistentes Operacionais.

ATIVIDADES REGULARES:
Atividades de Enriquecimento Curricular (Natação, Atividade Física e Desportiva, Inglês e Música);
Educação Física e Natação - Escolas do 2º e 3º CEB;
Animação Infanto-Juvenil na Biblioteca Municipal;
Desporto Escolar;
Arrife Vivo.

ATIVIDADES REGULARES:
CÂMARA MUNICIPAL DE ALCANENA / AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALCANENA
Eventos no Cine Teatro São Pedro (cinema, teatro, exposições);
Atividade de Natal,  Carnaval, Magusto, Encerramento do ano letivo;
Participação em projetos (ex. Plantar Portugal, empreendedorismo, ...);
Visitas ao Centro de Ciência Viva do Alviela;
Visitas a Grutas da região;
Visitas a museus da região;
Participação em Feiras do Livro;
Eventos de Intercâmbio Escolar;
Realização das Provas de Aferição;
Atividades desportivas (Corta-mato escolar, ...);

Visitas de Estudo

Os nossos autocarros serão cedidos gratuitamente, desde que:

- Não colidam com a utilização normal dos transportes escolares, com marcações já efetuadas anteriormente, lotação dos autocarros ou horário dos motoristas.

- Se destinem unicamente a alunos, professores/educadores e assistentes operacionais (comunidade educativa);
- As deslocações sejam realizadas no Concelho ou Concelhos vizinhos, efetuadas nos intervalos dos transportes das atividades escolares dependendo, no entanto, caso a caso de aprovação.

Nos casos em que as visitas de estudo não se enquadrem nos transportes regulares e que seja necessário recorrer ao aluguer de autocarros, em substituição da viagem anual, será atribuído um subsídio por aluno, uma vez por ano letivo, cujo valor será definido anualmente pelo Município. No ano letivo 2014/2015, a Câmara Municipal de Alcanena atribuiu um subsídio no valor de 1.545,75€, correspondente a 2,25€ por aluno do 1º CEB e Pré-Escolar.

Fornecimento de Refeições Escolares aos Alunos do 1º Ciclo

Preâmbulo

A Câmara Municipal através das escolas e outras instituições envolvidas na educação das crianças do concelho, devem assumir-se como importantes veículos promotores de hábitos alimentares saudáveis.

Uma boa alimentação na idade escolar contribui para o desenvolvimento físico e intelectual das crianças e favorece a aquisição de hábitos alimentares benéficos na idade adulta.

Atualmente, a Escola deixou de ser apenas o local onde se aprende a ler e a escrever. A Escola assume, hoje em dia, um papel fundamental não só na identificação de valores comuns mas também na transmissão de hábitos e regras alimentares.

O funcionamento da escola do 1.º Ciclo a tempo inteiro e a Componente de Apoio à Família no Pré-Escolar impõe o fornecimento de refeições escolares nutricionalmente equilibradas e caloricamente controladas, imprescindíveis para permitir a permanência dos alunos nos estabelecimentos de ensino, sendo que a ausência de refeições escolares tem consequências profundamente negativas no desenvolvimento das crianças e nas condições de aprendizagem.

O Município de Alcanena fornece atualmente as refeições a cerca 481 alunos do 1º Ciclo e Pré-Escolar do concelho (70% dos alunos), permitindo que se potencie o sucesso escolar e que se coloque cobro a fatores que originam desigualdades nas condições de aprendizagem entre crianças de diferentes meios sociais. No 1º CEB, das 324 refeições servidas diariamente, 195 são subsidiadas (106 do escalão A e 89 do escalão B).

Ementas