• Início
  • Mapa do Site
  • Contactos

Munícipe

Comemorações do 79º Aniversário dos Bombeiros Municipais de Alcanena

foto aniversario bombeiros 2019
 
Tiveram lugar, no dia 20 de outubro de 2019, as comemorações do 79º Aniversário dos Bombeiros Municipais de Alcanena.
O programa teve início às 9:00h, com o içar da bandeira, no Quartel dos Bombeiros Municipais de Alcanena, seguindo-se a romagem ao cemitério, pelas 9:30h.
 
Após a receção das entidades oficiais e convidados, realizou-se, no Cine-Teatro São Pedro, a Sessão Solene Comemorativa, que integrou a atribuição de Condecorações a elementos do corpo de bombeiros e a apresentação do novo fardamento.
 
As condecorações atribuídas foram as seguintes:
 
Medalha de Assiduidade – 5 Anos, Grau Cobre
- Filipe Gil Ganaipo – Bombeiro de 3ª
- Mariana Alexandra Rocha da Silva – Bombeira de 3ª
 
Medalha de Assiduidade – 15 Anos, Grau Ouro
- Alcides Alexandre Henriques – Bombeiro de 3ª
 
Medalha de Assiduidade – 20 Anos, Grau Ouro
- Sancho Miguel Santos Dias – Subchefe
- Dalila Silva Branco – Bombeira de 1ª
- João Pedro Jorge Duarte – Bombeiro de 1ª
 
Receberam o Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses – 35 anos:
- António Manuel Henriques Ferreira – 2º Comandante
- Vítor Manuel Matias Ermano – Adjunto do Comando
 
A sessão solene comemorativa do 79º aniversário da corporação contou com as intervenções da Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, do Presidente da Assembleia Municipal de Alcanena, Silvestre Pereira, do representante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Comandante Operacional Distrital Mário Silvestre, do Representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, Comandante Adelino Gomes, do Vice-Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Santarém, José Salvado, e do Comandante dos Bombeiros Municipais de Alcanena, Jorge Frazão.
 
Marcaram também presença nas comemorações os Vereadores Maria João Gomez, Luís Pires, Hugo Santarém, Gabriel Feitor e Maria João Rodolfo, o Comandante do Posto Territorial da GNR de Alcanena, 1º Sargento Jorge Oliveira, o Presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Alcanena e Vila Moreira, António Frazão Silva, o Presidente da Junta de Freguesia de Moitas Venda, Álvaro Capaz Gonçalves, o Presidente da Junta de Freguesia de Monsanto, Samuel Frazão, o Secretário da Junta de Freguesia de Bugalhos, Paulo Pereira, assim como elementos das direção e do comando de outras corporações de bombeiros do distrito de Santarém.
 
Após a sessão solene, teve lugar o habitual desfile de viaturas e, a fechar o programa de comemorações do 79º Aniversário dos Bombeiros Municipais de Alcanena, esteve o almoço convívio, no Quartel da corporação.

Conclusão da Requalificação Urbana da Praça Envolvente à Paragem dos Transportes Públicos da Vila de Alcanena

foto praca central
 
Já se encontra concluída a obra de Requalificação da Praça Envolvente à Paragem dos Transportes Públicos da Vila de Alcanena, que reabriu ao público ao final da tarde da passada sexta-feira, com a correspondente reposição de circulação de trânsito.
 
A requalificação desta praça veio melhorar o espaço público, privilegiando a sua utilização pelas pessoas, garantindo  mobilidade e melhorando as condições para as utilizações de acesso a transportes públicos.
 
O projeto, que reflete os principais pontos acordados com os representantes da Rodoviária do Tejo, taxistas e comércio local, teve como objetivo a requalificação de equipamentos e infraestruturas da praça envolvente à paragem de transportes públicos, perfazendo uma área total de intervenção de cerca de 3600 m2, nomeadamente:
- Quiosque para venda de revistas e jornais;
- Instalações sanitárias públicas;
- Praça de Táxis (com zona de paragem para 7 lugares e +área para motoristas);
- Zona de paragem de autocarros;
- Zona de recolha de resíduos urbanos;
- Área de lazer.
 
Esta empreitada foi adjudicada à firma “Desarfate – Desaterros de Fátima LDA., pelo valor de 450.423,66€ (+IVA), sendo que a candidatura apresentada pelo Município de Alcanena, ao Programa Operacional Regional do Centro - Centro 2020, foi aprovada, por deliberação da Comissão Diretiva do Programa Operacional do Centro, a 2 de agosto de 2017, o que se traduz numa comparticipação de 85%.
 
A inauguração da obra, inicialmente prevista para o dia 27 de outubro de 2019, foi adiada para data a anunciar oportunamente.