• Início
  • Mapa do Site
  • Contactos

Munícipe

Rota dos Frades

PR5 ACN - Rota dos Frades

 

PR5 Frente

 

Localização
Serra de Santo António

 

Ponto de Partida/Chegada
Pia do Bajouco


Descrição

Numa freguesia que detém uma paisagem característica diferenciadora, este traçado pretende mostrar todos os recursos geológicos, culturais e paisagísticos existentes neste recanto tão próprio. O nome deste percurso tem a ver com a “Escola de Frades”, que existiu outrora na Serra de Santo António.
Este percurso inicia-se junto ao Bajouco (depressão natural na rocha, onde se acumulam as águas das chuvas), segue um trilho repleto de muros de pedra solta, marouços, olivais e zonas pastorícias até à estrada principal, onde se pode observar um conjunto de estruturas de apoio às atividades agrícolas, nomeadamente, as eiras, as pias do bagaço e as alpendoradas, onde se guardavam os carros de bois e restantes ferramentas agrícolas.
Subindo para norte, encontramos algumas das casas mais antigas da serra enquanto seguimos em direção ao Casal. Subindo a serra, percorrendo trilhos ladeados de pedra, onde a vegetação típica serrana é uma constante, encontrando-se marcas dos rodados dos carros de bois, que, durante épocas, transportaram cargas de pedra das pedreiras da região. Chegados ao Casal, observa-se uma dolina convertida à agricultura. Continuando a subida, direcionamo-nos, agora, para os poços, estrutura comunitária construída para garantir água às populações e aos animais, nas épocas de estio, em que este bem faltava.
Subindo em direção aos “crutos”, facilmente atingimos o ponto mais alto da serra, onde podemos contemplar o Planalto de Santo António, o polje de Mira/Minde, o Planalto de São Mamede e a Serra de Aire. Terminada esta incursão pela vertente norte da serra, voltamos a sul, onde retomamos o caminho até ao local de partida, descendo um dos trilhos que nos permite ter um maior contacto com a extensa obra que o homem tem deixado nesta serra. Por entre muros, avistamos casinas, marouços e pequenos abrigos, construídos à custa da força braçal, do alferce e da picareta.

 

Variante
Sensivelmente a meio do percurso, ao (Km 6.78), existe uma variante (PR5.1) que permite voltar ao ponto de partida, descendo entre muros de pedra e regressando ao Bajouco. A extensão desta Variante (5.1) é de 700m aproximadamente.

 

Sentido Aconselhado
De frente para o Painel, seguir em frente.


Pontos de Interesse
- Pia do Bajouco;
- Miradouro para a Vila de Minde e Polje;
- Parque de Merendas;
- Dolina;
- Marouços;
- Casinas;
- Poços;
- Campos de Lapiás;
- Eiras.


Informações úteis

Algumas zonas do percurso são coincidentes com Percursos do Centro de BTT de Alcanena – Nascentes dos Olhos D’Água, pelo que aconselhamos algum cuidado adicional pela alta probabilidade de haver cruzamentos entre caminheiros e Ciclistas nestas zonas.

Na cumeada da Serra o vento poderá ser bastante forte, pelo que se aconselha o uso de um corta-vento.

Este percurso também pode ser realizado em BTT.


Rotas de Ligação existentes

Com outros PR’S da Rede de Percursos Pedestres de Alcanena:
- Rota de Ligação com o PR6 ACN – Rota dos Arrifes ao km 8.4 no Parque de Merendas, ponto 3 do Percurso (extensão da ligação – 1.89km)
- Rota de Ligação com o PR10 ACN – Rota de Minde ao km 8.4 no Parque de Merendas, ponto 3 do Percurso (extensão da ligação – 1.69km)
- Será aberta brevemente uma outra ligação desde este Parque de Merendas até ao PR11 ACN – Rota de Santa Marta, por Casais Robustos

    
Com os Percursos do Centro de BTT de Alcanena – Nascente dos Olhos D’Água:
- Grande parte deste percurso PR4 ACN é coincidente com os Percursos 24 e 25 do Centro de BTT de Alcanena, com os quais é possível estabelecer Rotas de Ligação. Assim, ao km 8.4, no Parque de Merendas da Serra de Santo António (ponto 3 do percurso), é possível seguir as placas direcionais do Percurso 25 do Centro de BTT de Alcanena, em direção a Minde, Covão do Coelho… terminando posteriormente na Praia Fluvial dos Olhos D’Água (a distância desta Rota é de 53.2km – Ideal para BTT)
- Nesse mesmo ponto, também é possível seguir as indicações do Percurso 24 do Centro de BTT, em direção à Praia Fluvial, por uma extensão de 16.7km.

 

Entidade Promotora
– Câmara Municipal de Alcanena

Coordenadas GPS

39º30’50.60’’N 8º43’01.90’’O

Âmbito do Percurso

Paisagístico

Distância
10,8 km
Ponto de Partida / Chegada
Pias Naturais
Tipo de percurso
Pequena Rota Circular Generalista
Duração Média
3h 45min
Grau de dificuldade
Médio
Altitude Min. / Máx.
353 m / 510 m

 

Perfil de Altimetria
Perfil de Altimetria PR5

 

Mapa do Percurso

PR5 ACN - Rota dos Frades 2

 

Estruturas de Apoio

- Parque de Merendas da Serra (ponto 3 do folheto)

 

O que Fazer
- Visita às Grutas da Serra de Santo António;
- Atividades de Ar Livre conforme Carta de Natureza do PNSAC;
    - Parapente (Parque de Merendas da Serra de Santo António)
    - Canoagem (Polje de Minde) em época de chuva abundante
    - Escalada / Rappel – Gruta do Poio (equipada)

 

Onde Comer
No Local:
- Pizzaria Vieira;
- Tasquinha da Feira.

Raio de 11km:
- A Ladeira (Covão do Coelho); Cantinho do Tóino (Alcanena); Cantinho dos Charutos (Covão do Coelho); Central (Vila Moreira); Estaminé (Minde); Nutriself (Intermarché - Alcanena); O Atlético (Alcanena); O Caneiros (Alcanena); O Caracol (Covão do Feto); O Facho (Alcanena); O Nosso Cantinho (Alcanena); O Patanisca (Raposeira); Pizza Buona (Alcanena); Simões (Vale Alto); Vedor’s Take Away (Minde);

 

Alojamento
Raio de 13km:
- Centro Ciência Viva do Alviela (Praia Fluvial dos Olhos D’Água); Parque de Campismo (Praia Fluvial dos Olhos D’Água); Hotel Eurosol (Alcanena); Residencial Planeta (Alcanena); A Coelheira (Moitas Venda); Residencial Glória (Moitas Venda); Estaminé (Minde); Parreirais dos Moquinhos (Minde); Alojamento Local – Praça Velha (Minde)

 

Folheto
Download do Folheto (Frente) PDF
Download do Folheto (Verso) PDF

 

Painel

 

Mapas
Formato KMZ

Formato GPX

 

Galeria de Fotos

CAM01753  CAM01755  CAM01756  CAM01757  CAM01758  CAM01759  CAM01760

 

CAM01762  CAM01761  CAM01763  CAM01764  CAM01765  CAM01766  CAM01767