Apresentação Pública Projeto Rede de Esgotos – Rede de Drenagem de Águas Residuais Domésticas

ImprimirJGLOBAL_MAIL
Agenda Cultural
Data: 2017-06-02 21:00

Local: Covão do Coelho  |  Cidade: Minde, Portugal

Dia 2 de junho de 2017, em Covão do Coelho

A Câmara Municipal de Alcanena promove, no próximo dia 2 de junho de 2017, sexta-feira, às 21:00h, no Salão da Igreja Paroquial de Covão do Coelho, uma sessão de Apresentação Pública do Projeto da Rede de Esgotos – Rede de Drenagem de Águas Residuais Domésticas.

A execução da Rede de Saneamento de Águas Residuais de Covão do Coelho e Vale Alto visa complementar o sistema de águas residuais de Minde, que apenas serve a localidade de Minde. Com a concretização deste projeto, pretende-se ampliar a cobertura do sistema aos lugares de Vale Alto e Covão do Coelho, otimizando, desta forma, a estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Minde.

O sistema de saneamento proposto permitirá encaminhar as águas residuais para um tratamento adequado à sensibilidade do meio recetor e seus usos (ETAR de Minde), situação que não ocorre atualmente, dado que os efluentes domésticos não tratados são encaminhados para fossas séticas individuais, onde sofrem apenas um tratamento primário.

Para a concretização do projeto da rede de águas residuais de Covão do Coelho e Vale Alto, o Município de Alcanena concretizou uma candidatura ao fundo de coesão, proveniente da União Europeia, cuja gestão recai no Programa Operacional Sustentabilidade e Eficácia no Uso de Recursos (POSEUR), a qual foi aprovada a 23 de fevereiro de 2017. O valor total previsível para o investimento é de 3.522.264,81€, correspondendo uma contrapartida comunitária no valor de 2.382.910,41€ e nacional de 1.139.354,40€.

Este projeto incluiu-se num conjunto de outros projetos já concluídos, com vista à cobertura total da rede de saneamento básico do concelho, tendo também como objetivo melhorar o atendimento de águas residuais do concelho de Alcanena, bem como reduzir a poluição dos aquíferos subterrâneos, associada à descarga de efluentes não tratados no meio ambiente.

Latitude: 39.530926
Longitude: -8.672956