ImprimirJGLOBAL_MAIL
Última data: 2020-11-22 00:00

Local: Alcanena  |  Cidade: Alcanena

De 19 a 22 de novembro, nos restaurantes aderentes

O Município de Alcanena promove, de 19 a 22 de novembro de 2020, a nona edição do Festival Gastronómico da Cachola e da Morcela, que decorrerá em sete restaurantes aderentes do concelho, que participam neste desafio de recuperar e divulgar alguns dos sabores mais peculiares desta região, associados à cozinha tradicional e popular das gentes das serras, de Aire e Candeeiros, e do bairro, terras prenúncio do Tejo.

E é das serras, e do bairro, e das atividades tradicionais, como o trabalho no campo, a pastorícia, a tecelagem ou a curtimenta das peles, que são as gentes que fizeram esta gastronomia do trabalho.

São estes sabores do trabalho que se pretendem valorizar, com destaque para a cachola e a morcela de arroz. Uma oportunidade para refrescar a nossa memória e reavivar paladares antigos marcados pelos traços distintos desta cozinha de um Ribatejo serrano e pelos seus produtos mais típicos, valorizando os modos de confecionar, o nosso saber fazer, mas também os modos de comer e de partilhar, na mesa familiar ou na roda de amigos.

Cada restaurante participante será responsável pela composição de uma ementa, em que serão valorizados os produtos regionais e a gastronomia tradicional.

Os restaurantes aderentes são os seguintes: Miranda (Casais Romeiros) | O Cantinho do Toino (Alcanena) | O Mal Cozinhado (Monsanto) | O Patanisca Dourada (Raposeira) | O Peregrino (Louriceira) | Retiro dos Pacatos (Malhou) | Simões (Vale Alto).

Nota: também disponível em take away (no fim de semana, até às 13:00h; a partir dessa hora, haverá possibilidade de entrega ao domicílio, nos restaurantes que disponibilizem esse serviço).

De 19 a 22 de novembro, venha deliciar-se com a gastronomia tradicional do concelho de Alcanena!

Latitude: 0.000000
Longitude: 0.000000