ImprimirJGLOBAL_MAIL
Última data: 2016-12-31 10:00

Local: Museu de Aguarela Roque Gameiro, Minde  |  Cidade: Minde, Portugal

De 1 de setembro a 31 de dezembro de 2016, no Museu de Aguarela Roque Gameiro

Está patente, de 1 de setembro a 31 de dezembro de 2016, no Museu de Aguarela Roque Gameiro, em Minde, a exposição “ Roque Gameiro – a felicidade de observar, entender e sentir” (2).

A exposição do último quadrimestre do ano dá continuidade ao tema “A felicidade de observar, entender, sentir”, que foi assunto da exposição anterior, na qual as sub-temáticas o Mar e a Paisagem foram estudadas, planeadas e apresentadas à luz do referido título.

“Nesta nova exposição, é a Figura Humana o centro da nossa análise. A importância da representação de amigos e familiares através da arte de retratar, apreciada na pretérita exposição, já deixou antever o papel fulcral da figura humana da obra do Mestre. Antes de partirmos para a 23ª viagem pela arte de Roque Gameiro e para melhor a compreendermos, é vital destacar o tema da representação da família e dos amigos muito próximos, nos seus trabalhos. RG é um homem de Família, ligado de forma umbilical aos seus e não esquecendo nunca as origens. Vemo-lo numa fotografia em Minde rodeado de amigos e familiares. Em posição de destaque surge também a sua Tia Teodora Guedes, a mesma que ele homenageia numa aguarela com o mesmo nome. Para RG a arte do Retrato é portadora de um certo lirismo, de uma certa subjetividade e emoção do Eu. Uma arte de confissão pessoal onde apenas a família e amigos próximos são desvendados diante do pintor. Só percebendo esta forma intimista e profunda, como RG interpreta e entende as pessoas, é que melhor podemos analisar o tema atrás indicado. Mas o que pretendemos abordar quando nos referimos à expressão Figura Humana?

Dotado de uma invulgar sensibilidade na compreensão das pessoas, aliando um talento ímpar para o desenho que soube afinar ao longo da vida e conjugar com a sua inovadora abordagem da aguarela, Alfredo Roque Gameiro destacou-se de forma exemplar na forma como representou as Gentes. De figuras isoladas a paisagens humanizadas, de cenas rurais pu citadinas onde a presença humana assume papel de relevo nas suas composições, passando pela arte do Retrato já abordada no anterior catálogo, a Figura Humana é, digamos, presença estruturante na sua obra como podemos ver de forma mais evidente, nesta segunda parte do tema a que se deu início a 02 de maio.”

Esta exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10:00h às 12:30h e das 14:00h às 18:00h.

Latitude: 39.528671
Longitude: -8.676561