Projetos Cofinanciados

Heráldica

Ordenação Heráldica

Brasão

De prata, com uma azinheira de verde arrancada e troncada de negro, frutada de ouro, acompanhada no tronco com duas maças de curtimenta, d negro, realçadas de ouro. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com os dizeres: “Vila de Alcanena”, de negro.

Bandeira

Esquartelada de amarelo e negro. Cordões e borlas de ouro e de negro. Haste e lança douradas.

Selo

Circular, tendo ao centro as peças do brasão sem indicação de esmaltes. Em volta, dentro dos círculos concêntricos, os dizeres: “Câmara Municipal de Alcanena”.

Simbologia

A prata representa a paz, silêncio e humildade. A azinheira representa a origem da matéria prima para a actividade dos curtumes, reforçada pelas maças da curtimenta que a ladeiam A azinheira é frutada de ouro, símbolo de prosperidade e riqueza. As raízes representam a antiguidade, tradição e importância desta indústria em Alcanena.

Alcanena  260x180

Subcategorias