9º Peditório Nacional da Ecopilhas

foto ribas ecopilhas 2017

No concelho de Alcanena, a recolha ascendeu a mais de 60kg

O Município de Alcanena aderiu e apoiou o 9.º Peditório de Pilhas e Baterias a favor do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil - IPO, uma iniciativa da Ecopilhas, que decorreu até 31 de dezembro de 2017.

O apresentador José Carlos Malato juntou-se, uma vez mais, a esta iniciativa, sendo o rosto desta campanha de sensibilização a favor do IPO de Lisboa.

Foram colocados Pilhões em edifícios municipais, Juntas/Uniões de Freguesia e em algumas escolas do Concelho, para depósito de pilhas e baterias usadas.

No total, foram recolhidos 62,58Kg de pilhas e baterias no concelho de Alcanena.

No dia 16 de janeiro de 2018, o “Ribas” passou por Alcanena para recolher as pilhas e as baterias usadas no âmbito da campanha a favor do Instituto Português de Oncologia, tendo sido recebido pelos Vereadores Luís Pires e Hugo Santarém.

Participação do Município de Alcanena na Ação “Rota pela Floresta” Divulgada no Site da Associação Bandeira Azul da Europa

semana ciencia e tecnologia 23nv2017

No passado dia 23 de novembro de 2017, no âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia, que decorreu de 20 a 26 de novembro, no Centro Ciência Viva do Alviela, teve lugar uma ação de sensibilização e de conhecimento sobre as florestas, que contou com a participação de alunos do 2º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Alcanena, realizada em parceria com a Ecoescola, o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Alcanena e a equipa de Sapadores Florestais.

A ação “ Rota pela Floresta” decorreu nas imediações da Nascentes do Rio Alviela e no Polge de Minde, com o objetivo de desenvolver sinergias entre  quatro turmas da EB2 Dr. Anastácio Gonçalves e da EB 2,3 Minde, Centro Ciência Viva do Alviela e autarquia, mas principalmente de agir pela proteção dos ecossistemas existentes no município, com particular enfoque na floresta.

A ação teve uma parte introdutória, por parte do Gabinete Florestal da Câmara Municipal de Alcanena, sobre a importância dos ecossistemas, nomeadamente da Floresta, e, posteriormente, uma parte prática, com a intervenção dos Sapadores Florestais, em que foi efetuada a limpeza do espaço e a plantação de uma árvore.

A iniciativa encontra-se divulgada no site da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, em https://rotapelafloresta.abae.pt/santarem-alcanena/.