Mapa – Contos e Cantos

Mapa Contos e Cantos low

Dia 10 de outubro de 2019, no Cine-Teatro São Pedro
3º Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas

Será apresentado, no próximo dia 10 de outubro, quinta-feira, às 10:30h, no Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena, para o público escolar, o espetáculo “Mapa – Contos e Cantos”, de Fernando Mota / A Caravana Passa, inserido na programação do 3º Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, que decorre de 13 de setembro a 31 de outubro de 2019, em 10 Municípios associados da Artemrede (Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Pombal, Sobral de Monte Agraço e Tomar).

“Mapa – Contos e Catos foi criado a partir de textos originais, poesia oral de mulheres afegãs, um poema de Eduardo Galeano, músicas e sonoridades de várias culturas de África e do Médio Oriente, desenhos de crianças de Darfur e outros materiais plásticos. O espetáculo reflete sobre os conceitos de território e fronteira, de pertença e de liberdade, com especial enfoque no universo infantil.”

Para este projeto foram criados vários instrumentos musicais a partir de objetos e materiais simbólicos como a harpa farpada (uma janela-harpa feita com arame farpado), o remo (cordofone criado a partir do objeto que lhe dá o nome), um jogo de piões que nos transporta para um campo de batalha e caldeiros de metal suspensos de onde surge uma tempestade marítima.

Ficha Artística e Técnica
Criação e Interpretação | Fernando Mota
Textos | Francisco Luís Parreira
Textos Adicionais | poesia popular afegã, Eduardo Galeano
Tradução | Francisco Luís Parreira
Direção Cénica | Caroline Bergeron
Música | Fernando Mota
Música Adicional | Braima Galissa, George Gurdjieff, Woody Guthrie
Cenografia | F. Ribeiro
Desenho de Luz | José Álvaro Correia
Vídeo | Miguel Quental
Operação Técnica | Catarina Côdea
Produção Executiva | Violeta Mandillo
Fotografias de Cena | Susana Paiva
Atrizes nos Vídeos | Ana Sofia Paiva, Cláudia Andrade, Lucília Raimundo
Vozes Gravadas | Ana Sofia Paiva, Cláudia Andrade, Gaspar Vasques, Lucília Raimundo, Serena Sabat, Tiago Mota
Coprodução | A Caravana, Cine-Teatro Louletano, Teatro Aveirense, São Luiz Teatro Municipal Apoio República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes
Agradecimentos | Braima Galissa, Cláudia Andrade, Domingos Morais, José Grossinho, Laura Mendes Pinto, Moz Carrapa, Nuno Figueira, Rabat Dabah, Serena Sabat.
Classificação etária: M/6
Duração: 45 minutos

Uma iniciativa ARTEMREDE

Foto: Susana Paiva

Manel Cruz – Música

Manel Cruz low

Dia 28 de setembro, em Minde
Iniciativa integrada no programa do Festival Materiais Diversos 2019

Terá lugar, no dia 28 de setembro, na Fábrica de Cultura, em Minde, às 23:30h, um espetáculo do músico Manel Cruz, integrado no programa do Festival Materiais Diversos 2019.

“Foram várias as paragens de Manel Cruz, nome incontornável da música portuguesa. Conhecemo-lo dos Ornatos Violeta, em Pluto, no lugar errático dos SuperNada e, finalmente, no projeto enigmático Foge Foge Bandido, mostrando recortes, vozes e memórias da viagem – desta vez a solo – que havia feito nos últimos dez anos. Manel Cruz lançou recentemente o álbum Vida Nova e vem partilhá-lo na 10ª edição do Festival Materiais Diversos, num ambiente único e intimista.”

Duração: 60 minutos
Preço: 6,00€