Câmara Municipal Apoia Associação Improviso Divergente

associacao improviso divergente

Na sua reunião realizada a 14 de agosto de 2017, a Câmara Municipal de Alcanena deliberou atribuir um apoio financeiro no valor de 2.000€ (dois mil euros) à Associação Improviso Divergente, para comparticipação das despesas de deslocação do grupo Xaral´s Dixie a Inglaterra, para participar no 11º Brass Festival – Durham, considerando que a associação não dispõe de recursos financeiros suficientes para suportar a deslocação do número de elementos que compõem o grupo.

A participação naquele evento, que decorreu de 10 a 16 de julho de 2017, permitiu a divulgação e promoção do concelho, em geral, e da freguesia de Minde, em particular.

Autarquia Apoia Rancho Folclórico e Cultural de Covão do Coelho

rancho covao coelho

A Câmara Municipal de Alcanena deliberou, na sua reunião realizada a 14 de agosto de 2017, a atribuição de um apoio financeiro no valor de 3.200€ (três mil e duzentos euros) ao Rancho Folclórico e Cultural de Covão do Coelho, sendo 2.500€ (dois mil e quinhentos euros) para comparticipação das despesas de comemoração do seu 50º aniversário, que ocorreu em simultâneo com a organização do 29º Festival Nacional e do 3º Festival Internacional de Folclore do Covão do Coelho, e 700€ (setecentos euros) para comparticipação na aquisição de equipamento informático, na sequência do apoio solicitado pela coletividade devido à avaria do equipamento existente.

O Rancho Folclórico e Cultural de Covão do Coelho tem um vasto trabalho efetuado na recolha e inventariação das tradições da região, nomeadamente ao nível das danças, cantares, trajes, rezas, gastronomia e etnografia agrícola, que permite manter vivas as tradições nesta localidade. Para além das atividades diretamente relacionadas com o seu objetivo social, tem realizado um conjunto de iniciativas de cariz cultural e desportivo, garantindo a sua sobrevivência, através do envolvimento constante das gerações mais novas, permitindo o envolvimento intergeracional e consequente transmissão de valores.

O apoio atribuído pela autarquia teve em conta o trabalho de excelência desenvolvido pelo Rancho Folclórico e Cultural de Covão do Coelho não só na promoção e preservação das tradições da localidade e do concelho, como também no cuidado permanente em envolver toda a comunidade e, em especial, os jovens na sua constituição.