MENSAGEM DA PRESIDENTE

msg presidente-2017

Estimados(as) Munícipes,

Encontramo-nos a terminar mais um ano das nossas funções autárquicas. Têm sido mandatos sobretudo de estabilização da situação económico-financeira da autarquia, considerando o elevado passivo encontrado. Os resultados obtidos até à presente data, mais uma vez confirmam a estratégia de consolidação. Este segundo mandato, e em particular este ano 2016, já corresponde a um período de lançamento de novos projetos no âmbito da estratégia de desenvolvimento e de reabilitação urbana do concelho de Alcanena, integrados em programas do atual quadro comunitário Portugal 2020.

Salientamos, por isso, a candidatura já apresentada para a cobertura total do saneamento básico no concelho, nas localidades de Covão de Coelho, Vale Alto, Carvalheiro, Casal Saramago e Moita. É também o ano de execução e aprovação do projeto do Centro Escolar de Alcanena, que Inclui a requalificação de algumas áreas da EB2 Anastácio Gonçalves. Está em curso o processo de requalificação de equipamentos municipais, para além dos escolares, também os desportivos, os de lazer e os de serviços, como aconteceu, recentemente, com o edifício dos Paços de Concelho.

Foi assinado, no passado mês de novembro, o contrato no âmbito da reabilitação urbana, que permitirá concluir, até 2018 (inclusive), a requalificação da praça onde se localiza a paragem de autocarros e táxis e a requalificação do Mercado Municipal de Alcanena, cujos projetos já se encontram em execução. O terceiro projeto desta primeira fase de intervenções será a criação de uma grande zona verde e de lazer, através da valorização da área onde se encontram os «depósitos».

Mantemos a concretização de um planeamento regular de requalificação da rede viária, que permitirá, em alguns casos em colaboração com as Juntas de Freguesia, reforçar a manutenção das vias existentes.

Conforme pode ser verificado pelo acompanhamento da nossa atividade regular, todas as áreas de intervenção têm merecido a nossa atenção, desde a ambiental à cultural e social e também a protecção civil, procurando sempre uma estreita articulação com os vários agentes institucionais, económicos e sociais.

É com determinação e empenho que procuramos assumir as nossas responsabilidades, de acordo com os recursos disponíveis, indo ao encontro das vossas expectativas.

Termino esta mensagem, desejando a todos(as) os maiores sucessos pessoais e/ou profissionais, com votos de muita saúde.

Bom Ano 2017!

Presidente da Câmara Municipal de Alcanena,