Comemorações do 105º Aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena

105 Anos Concelho

De 4 a 29 de maio de 2019

O programa de comemorações do 105º Aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena decorre entre os dias 4 e 29 de maio de 2019.

A abrir o programa estará a inauguração da ALC’ARTE – Exposição Anual dos Artistas Plásticos do Concelho de Alcanena, no dia 4 de maio, sábado, às 16:00h. Esta exposição estará patente ao público até ao dia 7 de junho de 2019, na Câmara Municipal de Alcanena, na Galeria Municipal Maria Lucília Moita, no Cine-Teatro São Pedro, na Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira e no Artspace João Carvalho.

No dia 5 de maio, domingo, realizar-se-á o XV Raid Cicloturismo Lisboa – Alcanena, com início marcado para as 8:00h.

No dia 8 de maio, quarta-feira, data em que se assinala o 105º Aniversário da Fundação do Concelho, as atividades têm início às 8:00h, com alvorada, seguindo-se, às 10:00h, o içar da bandeira, na Praça 8 de Maio. Às 10:15h terá lugar a Homenagem aos Promotores e Fundadores do Concelho, com deposição de uma palma de flores no monumento de homenagem aos mesmos, seguindo-se, às 10:30h, a Romagem ao Cemitério para homenagear os Presidentes de Câmara já falecidos.

Às 16:00h, terá lugar a Assinatura do Acordo de Geminação entre o Município de Alcanena e o Município de Dampmart (França), no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, a que se seguirá um momento cultural.

Às 17:00h, terá lugar a Cerimónia de Atribuição de Condecorações Honoríficas, seguindo-se, às 18:00h, a Sessão Solene Comemorativa do 105º Aniversário da Fundação do Concelho.

Às 21:30h, a Praça 8 de Maio recebe o concerto comemorativo do 105º aniversário do concelho, com a fadista Ana Moura (entrada livre).

No dia 11 de maio, sábado, será apresentado, no Cine-Teatro São Pedro, às 16:00h, o Ciclo de Cinema Documental “Décadas de Memória”, de Augusto Matias Pereira.

No domingo, dia 12 de maio, terá lugar, no Salão Nobre da Câmara Municipal, às 16:00h, a Apresentação do Livro “Alcanena!... Assim És… Retalhos da Vida de Alcanena – 1997-2009”, de Joaquim Pereira Henriques.

De 18 a 22 de maio decorre, nos Olhos d’Água do Alviela, a terceira edição do OBSERVACARSO – Festival da Biodiversidade.
Nos dias 24 e 25 de maio, sexta-feira e sábado, a Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira recebe mais uma edição da Feira do Livro.

A fechar o programa de comemorações do 105º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena estará o Festival “O Antropoceno em Contexto de Flexibilidade Curricular” do Agrupamento de Escolas de Alcanena, que terá lugar nos dias 28 e 29 de maio, no Museu do Curtume, em Alcanena (programa próprio).

A Câmara Municipal de Alcanena convida toda a população a participar no programa de comemorações do 105º Aniversário da Fundação do Concelho.

Attachments:
Download this file (105 Anos Concelho_cartaz.jpg)105 Anos Concelho_cartaz.jpg[ ]250 kB