Plano de Contingência COVID-19 da Câmara Municipal de Alcanena

covid19

Na sequência das medidas impostas pelo Governo e Direção-Geral da Saúde, foi elaborado o Plano de Contingência COVID-19 da Câmara Municipal de Alcanena., documento que apresenta as orientações técnicas sobre este assunto para a estrutura interna da autarquia, nomeadamente através da definição de um conjunto de medidas com o objetivo de proteger a saúde dos trabalhadores do Município, através da prevenção e controlo da infeção por Coronavírus (COVID-19), minimizando a sua transmissão e o seu impacto na Câmara Municipal, em particular, e na comunidade, em geral.

Este documento vem responder às orientações emanadas da Direção-Geral da Saúde (DGS), no sentido de cada instituição pública ou privada se preparar, através do seu próprio Plano de Contingência, para enfrentar as ondas pandémicas do vírus COVID-19, um novo tipo de vírus identificado, pela primeira vez, em seres humanos, em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, China.

O Plano de Contingência da Câmara Municipal de Alcanena pretende antecipar e gerir o impacto do atual surto de doença por Coronavírus SARS-CoV-2, agente causal da COVID-19, na Câmara Municipal e, em particular, em todos os que exercem funções na autarquia.

Com este plano, o Município pretende acompanhar a evolução da situação, antecipar e gerir o impacto da pandemia associada ao vírus COVID-19 na atividade da Câmara Municipal, contemplando a redução dos riscos para a saúde dos trabalhadores e assegurando a continuidade das atividades essenciais da autarquia.

Os edifícios sujeitos às medidas e procedimentos definidos no Plano de Contingência são os seguintes:
- Biblioteca Municipal;
- Cemitério Municipal de Alcanena;
- Cine-Teatro São Pedro;
- Complexo do Alviela;
- Edifício da Ação Social;
- Edifício Casa da Cultura;
- Edifício dos Paços do Concelho;
- Escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância do concelho de Alcanena, sob a responsabilidade da autarquia;
- Espaço do Cidadão;
- Estádio Municipal;
- Estaleiro Municipal e Oficinas;
- Delegação da CMA em Minde;
- Pavilhão Municipal Carlos Calado;
- Pavilhão Gimnodesportivo de Minde;
- Pavilhão Multiusos de Alcanena;
- Piscinas Municipais de Alcanena;
- Piscina Municipal de Minde.
- Mercado Municipal de Alcanena;
- Museu da Boneca;
- Museu do Curtume;
- Quartel dos Bombeiros Municipais de Alcanena.

No âmbito deste  plano, os pedidos de apoio poderão ser efetuados online, através do preenchimento do respetivo formulário, em https://tinyurl.com/cma-apoio-covid19

Consulte, em anexo, o Plano de Contingência COVID-19 da Câmara Municipal de Alcanena, aprovado a 2 de março de 2020, data da sua entrada em vigor, assim como a atualização efetuada a 18 de março de 2020.