Reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil

Comissão Municipal de Proteção Civil

RCMPV1

Realizou-se no dia 22 de junho de 2020, no auditório da Câmara Municipal de Alcanena, a Reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil.

A Presidente presidiu à reunião, que contou ainda com a presença de todos os membros habituais, previstos no artigo 41º da lei de bases da proteção civil.

A reunião contou com a seguinte ordem de trabalhos da reunião:

1- Aprovação das atas das reuniões de 25 de maio e 1 de junho;

2- Informações;

3- Ponto de situação COVID 19, no concelho de Alcanena;

4- Briefing - Ponto de situação das ocorrências no Concelho;

5- Equipas de Sapadores- Planeamento;

6- Torres de Vigia- Ponto de situação;

7- Outros assuntos de interesse.

No que diz respeito às conclusões sumárias, importa referir que:

A Presidente informou a Comissão que, no dia 26 de junho, o SMPC em colaboração com a Autoridade de Saúde e o departamento da Ação Social do Município, irá proceder a uma vistoria aos lares ilegais do Concelho (Serra de Santo António e Malhou).

Nos últimos dois meses foram retirados 7 ninhos primários de vespa asiática, distribuídos um pouco por todo o concelho.

A Equipa de Intervenção Permanente, realizou a manutenção dos pontos de água do concelho (Espinheiro, Monsanto - Casais da Mureta e Minde - vale Alto) e, procedeu ao abate de alguns pinheiros que apresentavam algum perigo na estrada de Minde para a Serra de Santo António.

Relativamente ao Ponto 3 da ordem de trabalhos, a Presidente informou, que até ao momento, foram registados 19 casos de COVID 19 no Concelho, sendo que os últimos 4 casos são todos da mesma família.

Foram registadas 6 ocorrências de incêndios florestais ou agrícolas sem registo de área ardida, na sua maioria provenientes de queimas de sobrantes. O distrito de santarém assim como o concelho estiveram em alerta amarelo até ao dia 24, uma vez que as temperaturas subiram significativamente (35-37º).

Em relação ao planeamento da equipa de sapadores florestais foi submetido o plano de ação 2020 em dezembro de 2019, e que no referido plano estão contempladas várias ações desde vigilância, gestão de combustíveis, sensibilização, formação e serviço público.

Dos 55,44 hectares previstos para execução no âmbito da silvicultura, apenas foram executados 16,98 hectares, devido em grande parte às limitações impostas pelo COVID 19.

A Presidente informou ainda que, os protocolos no âmbito da vigilância fixa serão assinados no decorrer desta semana, e que as torres de vigia irão funcionar de 27 ou 28 de junho a 13 de setembro, no período das 12 às 18 horas, de segunda a domingo. Este ano, além das torres de vigia de Santa Marta, Espinheiro, Carvalheiro, também irá funcionar a torre de vigia dos Filhós.