• Início
  • Mapa do Site
  • Contactos

Munícipe

Reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil

Comissão Municipal de Proteção Civil

 

RCMPV1

 

 

Realizou-se no dia 22 de junho de 2020, no auditório da Câmara Municipal de Alcanena, a Reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil.

A Presidente presidiu à reunião, que contou ainda com a presença de todos os membros habituais, previstos no artigo 41º da lei de bases da proteção civil.

 

A reunião contou com a seguinte ordem de trabalhos da reunião:

 

     1- Aprovação das atas das reuniões de 25 de maio e 1 de junho;

     2- Informações;

     3- Ponto de situação COVID 19, no concelho de Alcanena;

     4- Briefing - Ponto de situação das ocorrências no Concelho;

     5- Equipas de Sapadores- Planeamento;

     6- Torres de Vigia- Ponto de situação;

     7- Outros assuntos de interesse.

 

No que diz respeito às conclusões sumárias, importa referir que:

 

A Presidente informou a Comissão que, no dia 26 de junho, o SMPC em colaboração com a Autoridade de Saúde e o departamento da Ação Social do Município, irá proceder a uma vistoria aos lares ilegais do Concelho (Serra de Santo António e Malhou).

 

Nos últimos dois meses foram retirados 7 ninhos primários de vespa asiática, distribuídos um pouco por todo o concelho.

 

A Equipa de Intervenção Permanente, realizou a manutenção dos pontos de água do concelho (Espinheiro, Monsanto - Casais da Mureta e Minde - vale Alto) e, procedeu ao abate de alguns pinheiros que apresentavam algum perigo na estrada de Minde para a Serra de Santo António.

 

Relativamente ao Ponto 3 da ordem de trabalhos, a Presidente informou, que até ao momento, foram registados 19 casos de COVID 19 no Concelho, sendo que os últimos 4 casos são todos da mesma família.

 

Foram registadas 6 ocorrências de incêndios florestais ou agrícolas sem registo de área ardida, na sua maioria provenientes de queimas de sobrantes. O distrito de santarém assim como o concelho estiveram em alerta amarelo até ao dia 24, uma vez que as temperaturas subiram significativamente (35-37º).

 

Em relação ao planeamento da equipa de sapadores florestais foi submetido o plano de ação 2020 em dezembro de 2019, e que no referido plano estão contempladas várias ações desde vigilância, gestão de combustíveis, sensibilização, formação e serviço público.

 

Dos 55,44 hectares previstos para execução no âmbito da silvicultura, apenas foram executados 16,98 hectares, devido em grande parte às limitações impostas pelo COVID 19.

 

A Presidente informou ainda que, os protocolos no âmbito da vigilância fixa serão assinados no decorrer desta semana, e que as torres de vigia irão funcionar de 27 ou 28 de junho a 13 de setembro, no período das 12 às 18 horas, de segunda a domingo. Este ano, além das torres de vigia de Santa Marta, Espinheiro, Carvalheiro, também irá funcionar a torre de vigia dos Filhós.