Música no Coração da Fábrica | Grupo de Teatro Boca de Cena e Comunidade Local

Musica no Coracao da Fabrica

Estreia dia 30 de outubro, na Fábrica da Cultura, em Minde

O Grupo de Teatro Boca de Cena, de Minde, associa-se à comunidade local e apresenta, a partir de outubro de 2022, o seu mais ambicioso projeto: uma nova adaptação do musical (1959) e do filme (1965) “The Sound of Music” (Rogers and Hammerstein).

Dando continuidade a anos de tradição de teatro, em Minde, este projeto visa o alargamento do âmbito dos seus objetivos, nas áreas social, educativa/pedagógica e geográfica. Envolvendo toda a comunidade local, concelhia e intermunicipal, o projeto assenta na cooperação com instituições escolares, coletividades recreativas e culturais, bandas filarmónicas e coros amadores.

Através de grupos de trabalho nas mais variadas áreas, encenação, orquestra, guarda-roupa, cenários, comunicação, etc., promove-se o convívio multigeracional e regional e o gosto pelo mundo do espetáculo, cativando novos colaboradores e criando novos públicos.

Castings abertos nas mais diversas áreas artísticas integraram novos atores, cantores e instrumentistas nesta produção, formando uma orquestra com 42 elementos de jovens alunos até aos 21 anos, 2 elencos de atores, com idades compreendidas entre os 5 e os 75 anos, e um coro de 32 mulheres com e sem experiência na área. Recorrendo ao “know how” e ao entusiasmo da população local, formaram-se equipas de trabalho de figurinos e adereços, bem como de construção de cenários que, voluntariamente, dedicam parte do seu tempo a ajudar na produção do evento. Há, ainda, a colaboração de jovens estudantes na área de multimédia que, em conjunto com veteranos do teatro amador, integram as equipas de luz, som e comunicação.

Pretende-se que o espetáculo se mantenha em cena até ao fim do ano, com apresentações ao fim de semana (sábados ao serão e domingos com matinés). Haverá, ainda, sessões particulares, previamente agendadas, para grupos, empresas, municípios ou associações.

Todo o trabalho e mão-de-obra envolvida nesta produção é totalmente voluntária e os eventuais lucros de produção revertem, na sua totalidade, para a Casa do Povo de Minde, designadamente, para a reabilitação e manutenção do seu auditório, o Cineteatro Rogério Venâncio.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Alcanena e do Cine-Teatro São Pedro, de Alcanena, sendo cofinanciada pelo FEDER, do Programa Centro 2020 do Portugal 2020.