• Início
  • Mapa do Site
  • Contactos

Munícipe

Rota de Minde

PR10 ACN/PMS - Rota de Minde

 

PR10 Frente

 

Localização
Minde

 

Ponto de Partida/Chegada
Igreja Matriz de Minde


Descrição

Percorre a vila de Minde e pretende apresentar os vários ícones da localidade, permitindo uma descoberta pelo património religioso e cultural, bem como pelo ex-líbris natural da vila, o polje de Minde-Mira, zona classificada como sítio RAMSAR.
O percurso começa junto à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, passando pelo bairro mais antigo da vila, Altopina, fortemente marcado pelas tipicidades e características. Desce até ao Largo do Coreto, que vizinha com a Capela de Santo António e a Casa Açores, atual Museu de Aguarela Roque Gameiro. Contornando estes edifícios, passando o Largo da Eira, a Praça 14 de Agosto e o Atelier de Tecelagem, o último edifício de reconhecido valor será a Capela de S.Sebastião.
Após caminhada no centro da vila, é hora de apreciar a natureza. Antes de iniciar o percurso pelo polje de Minde-Mira, observe-o através do miradouro dos lavadouros. Passando em trilhos repletos de beleza natural, siga os ramais que o ligam à Gruta do Regatinho e à Gruta do Poio. Continuando pelos trilhos marcados, encontrarmos o lagoeiro, uma depressão de grande beleza que conserva água durante todo o ano. Seguindo mais um pouco, chegaremos de novo a terreno asfaltado que nos levará de regresso ao ponto de partida.

 

Sentido Aconselhado
De frente para o Painel seguir para a esquerda, na direção da Igreja.

 

Ramais
Este percurso apresenta um Ramal (assinalado a verde no folheto) ao km 2.4, que leva o visitante a conhecer a Gruta do Regatinho (ponto 8 no Folheto), uma das nascentes abastecedoras do polje. Atenção que após a visita à gruta é necessário regressar pelo mesmo ramal para continuar o PR10 ACN/PMS.
Ao km 3.64, existe um outro Ramal (assinalado a verde tracejado no folheto), que nos leva desta vez ao Poio (ponto 10 no folheto), outra nascente abastecedora do polje.


Pontos de Interesse
- Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção;
- Centro Histórico de Minde;
- Capela de Santo António;
- Casa Açores – Museu Roque Gameiro;
- Atelier de Tecelagem;
- Coreto;
- Capela de S. Sebastião;
- Miradouro dos Lavadouros;
- Gruta do Regatinho;
- Polje de Minde;
- Poio;
- Lagoeiro do Polje;
- O Minderico.


Informações úteis
Algumas zonas do percurso são coincidentes com Percursos do Centro de BTT de Alcanena – Nascentes dos Olhos D’Água, pelo que aconselhamos algum cuidado adicional pela alta probabilidade de haver cruzamentos entre caminheiros e Ciclistas nestas zonas.
Os Ramais deste percurso que ligam às Nascentes do Regatinho e Poio, não tem continuidade, pelo que após visita ao local o caminheiro deverá regressar pelo mesmo trilho até ao local onde apanhou o referido ramal e daí continuar pelo PR10 ACN/PMS.
Em época de chuva abundante, o percurso poderá ficar submerso, dado que a mata de Minde se transforma num enorme reservatório de água. Pelo que a época mais aconselhável para realizar este percurso, seja em tempo seco.


Rotas de Ligação existentes

Com outros PR’S da Rede de Percursos Pedestres de Alcanena:
- Rota de Ligação com PR5 ACN – Rota dos Frades, a 100 m do final do percurso, junto ao cemitério de Minde (extensão da ligação 1,7km). Encontra o PR5 ACN no Parque de Merendas da Serra de Santo António.
- Será aberta brevemente uma outra ligação unindo este percurso ao PR11 ACN – Rota de Santa Marta, por Casais Robustos.

 

Com os Percursos do Centro de BTT de Alcanena – Nascente dos Olhos D’Água:
- Parte deste percurso PR10 ACN/PMS é coincidente com os Percursos 25 do Centro de BTT de Alcanena (Percurso Entre o Rio e a Serra), com o qual é possível estabelecer uma Rota de Ligação.
Assim, ao km 4.25, em plena Mata de Minde é possível seguir as placas direcionais do Percurso 25 do Centro de BTT de Alcanena, em direção a, Covão do Coelho… terminando posteriormente na Praia Fluvial dos Olhos D’Água (a distância desta Rota é de aproximadamente 52km – Ideal para BTT).
- Também, subindo ao Parque de Merendas da Serra de Santo António, pela Rota de ligação já apresentada, é possível apanhar o Percurso 24 – Percurso da Serra do Centro de BTT de Alcanena em direção à Praia Fluvial. A distância desta Rota, desde o Parque de Merendas até aos Olhos D’Água é de aproximadamente 17km.

 

Entidade Promotora
– Câmara Municipal de Alcanena

Coordenadas GPS

39º30’47.65’’N 8º41’26.06’’O

Âmbito do Percurso

Paisagístico

Distância
7.5 km
Ponto de Partida / Chegada
Igreja Matriz de Minde
Tipo de percurso
Pequena Rota Circular Generalista
Duração Média
3h
Grau de dificuldade
Fácil
Altitude Min. / Máx
191 m / 218 m

 

Perfil de Altimetria
Perfil de Altimetria PR10

 

Mapa do Percurso

PR10 ACN - PMS - Rota de Minde 2

 

O que Fazer
- Visita ao Museu Roque Gameiro;
- Atividades de Ar livre conforme Carta de Natureza do PNSAC;
    - Parapente (Parque de Merendas da Serra de Santo António)
    - Canoagem (Polje de Minde) em época de chuva abundante
    - Escalada / Rappel – Gruta do Poio (equipada)

 

Onde Comer
No Local:
- Estaminé
- Vedor’s Take Away

Raio de 12km:
- A Ladeira (Covão do Coelho); Cantinho do Tóino (Alcanena); Cantinho dos Charutos (Covão do Coelho); Central (Vila Moreira); Nutriself (Intermarché - Alcanena); O Atlético (Alcanena); O Caneiros (Alcanena); O Caracol (Covão do Feto); O Facho (Alcanena); O Nosso Cantinho (Alcanena); O Patanisca (Raposeira); Pizza Buona (Alcanena); Pizzaria Vieira (Serra de Santo António); Simões (Vale Alto); Tasquinha da Feira (Serra de Santo António).

 

Alojamento
No local:
- Estaminé
- Parreirais dos Moquinhos
- Alojamento Local – Praça Velha

Raio de 13km:
- Centro Ciência Viva do Alviela (Praia Fluvial dos Olhos D’Água); Parque de Campismo (Praia Fluvial dos Olhos D’Água); Hotel Eurosol (Alcanena); Residencial Planeta (Alcanena); A Coelheira (Moitas Venda); Residencial Glória (Moitas Venda)

 

Folheto
Download do Folheto (Frente) PDF
Download do Folheto (Verso) PDF

 

Painel

 

Mapas
Formato KMZ

 

Galeria de Fotos

CAM01379  CAM01380  CAM01381  CAM01382  CAM01383  CAM01752