Rota dos Arrifes

Ponto de Partida/Chegada
Campo de Tiro dos Casais da Moreta

Descrição

Com intuito de dar a conhecer uma das paisagens que demarcam notoriamente a transição entre o Planalto de Santo António e a zona de bairro, de relevos suaves, onde os afloramentos de rocha calcária são reduzidos, configuração típica da Bacia Terciária do Tejo, percorreremos alguns dos caminhos rurais, que nos permitirão observar atentamente as mudanças notórias que ocorrem, quer em temos geomorfológicos, quer botânicos.
O percurso inicia-se no campo de tiro e miradouro do Parque Natural, no lugar de Casais da Moreta, freguesia de Monsanto, seguindo por um trilho, que passa pelos arrifes e nos leva até ao lugar de Covão do Feto, pequena aldeia entalhada na periferia de uma dolina denominada pelo “felgar”, talhado e desenhado pelo seu cultivo e divisórias territoriais. Percorrendo parte do seu perímetro, segue-se mais um trilho de elevada beleza entre muros de pedra que nos levará de regresso ao ponto inicial, nos Casais da Moreta.

Ramal
Este percurso apresenta logo no seu início um ramal de ligação entre o Parque de Merendas do Campo de Tiro dos Casais da Moreta e a estrada de alcatrão que faz a ligação entre Monsanto e Covão do Feto.

Sentido Aconselhado
À saída do Campo de Tiro, virar à esquerda.

Pontos de Interesse
- Miradouro do Campo de Tiro dos Casais da Moreta;
- Arrife;
- Dolina do Covão do Feto;
- Dolina.

Informações úteis

Algumas zonas do percurso são coincidentes com Percursos do Centro de BTT de Alcanena – Nascentes dos Olhos D’Água, pelo que aconselhamos algum cuidado adicional pela alta probabilidade de haver cruzamentos entre caminheiros e Ciclistas nestas zonas.

O percurso PR6 ACN, interceta-se ao longo do seu traçado com o PR7 ACN e com o PR11 ACN, pelo que se aconselha uma atenção especial nestes locais de forma a continuar no trilho pretendido.

Este percurso pode ser realizado de BTT, apesar de ter algumas passagens bastante técnicas.

Rotas de Ligação existentes
Com outros PR’S da Rede de Percursos Pedestres de Alcanena:
- Rota de Ligação com o PR5 ACN – Rota dos Frades, ao km 5.74 na aldeia do Covão do Feto (extensão da ligação – 1.89km)
- Interceção com o PR7 ACN – Rota dos Moinhos, logo após 200m do início. Esta interceção tem aproximadamente 300m e obriga o Caminheiro a redobrar os cuidados para seguir o percurso correto. Os postes verticais, nestes locais de interceção, indicam o número do PR em que nos encontramos.
Explicação detalhada
Ao seguimos no PR6 – Rota dos Arrifes, encontramos postes verticais sem qualquer referência ao número do PR. No entanto, ao aproximarmo-nos do PR7, vamos começar a encontrar esses postes verticais com o número do percurso que estamos a seguir, ou seja PR6. Quando os 2 percursos se intercetam e durante todo o traçado em que isso acontece, os postes terão farão referência aos 2 percursos, PR6 e PR7. A partir do ponto em que os traçados se voltam a separar, iremos ter novamente a indicação, apenas do percurso em que seguimos, inscrita em mais um ou dois postes verticais.
- Interceção com o PR11 ACN – Rota de Santa Marta, ao km 3.36. Esta interceção tem aproximadamente 500m e mais uma vez, obriga o Caminheiro a redobrar os cuidados para seguir o percurso correto. Atenção aos postes verticais.

Com os Percursos do Centro de BTT de Alcanena – Nascente dos Olhos D’Água:
- Grande parte deste percurso PR4 ACN é coincidente com Percursos do Centro de BTT de Alcanena, com os quais é possível estabelecer Rotas de Ligação.
- Logo no início, ao entrarmos no alcatrão, é possível seguir as indicações dos Percursos 24 e 25 do Centro de BTT, respetivamente o Percurso da Serra e o Percurso entre o Rio e a Serra. Ambos os percursos se dirigem para a Serra de Santo António e terminam na Praia Fluvial dos Olhos D’Água. São percursos de elevada exigência física e técnica para a prática de BTT, planeados para praticantes experientes e com bastante resistência física. Os percursos 24 e 25 do Centro de BTT de Alcanena, distam deste ponto até à Praia Fluvial, respetivamente 40km e 75km. Também ao km 8.19 deste Percurso pedestre PR6 ACN, é possível ligar a estes 2 percursos de BTT no sentido Serra de Santo António.
Também é possível estabelecer uma rota de ligação com o Percurso 22 do Centro de BTT de Alcanena (Percurso da Quinta do Alviela), logo passados 200m do início do PR6 ACN. Este percurso 22 dirige-se para a Praia Fluvial e dista deste ponto de ligação à Praia 5km.

Entidade Promotora

- O Caracol;
- O Mal Cozinhado.

Raio de 11km:
- A Ladeira (Covão do Coelho); Cantinho do Tóino (Alcanena); Cantinho dos Charutos (Covão do Coelho); Central (Vila Moreira); Estaminé (Minde); Nutriself (Intermarché - Alcanena); O Atlético (Alcanena); O Caneiros (Alcanena); O Facho (Alcanena); O Nosso Cantinho (Alcanena); O Patanisca (Raposeira); Pizza Buona (Alcanena); Pizzaria Vieira (Serra de Santo António); Restaurante – O Alviela (Praia Fluvial dos Olhos D’Água); Simões (Vale Alto); Tasquinha da Feira (Serra de Santo António); Vedor’s Take Away (Minde).

Alojamento
Raio de 8km:
- Centro Ciência Viva do Alviela (Praia Fluvial dos Olhos D’Água); Parque de Campismo (Praia Fluvial dos Olhos D’Água); Hotel Eurosol (Alcanena); Residencial Planeta (Alcanena); A Coelheira (Moitas Venda); Residencial Glória (Moitas Venda); Estaminé (Minde); Parreirais dos Moquinhos (Minde); Alojamento Local – Praça Velha (Minde)

Folheto
Download do Folheto (Frente) PDF
Download do Folheto (Verso) PDF

Painel

Mapas
Formato KMZ

Formato GPX

Galeria de Fotos

DSC 0055  DSC 0067  DSC 0070  DSC 0071  DSC 0076  DSC 0088  DSC 0103  DSC 0104  DSC 0124