• Início
  • Mapa do Site
  • Contactos

Munícipe

Centro BTT de Alcanena - Nascente do Alviela

O Centro de BTT de Alcanena – Nascentes do Alviela, fica situado na Praia Fluvial dos Olhos D’Água junto ao Centro de Ciência Viva – Carsoscópio, em área protegida do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e num dos locais mais emblemáticos do nosso Concelho.

 

A beleza natural aliada às infraestruturas de apoio e à oferta de atividades, tornam a Praia Fluvial num polo de atração tanto para banhistas, como para todos os amantes dos desportos de natureza e suas famílias.

 

O Centro de BTT é constituído por 5 circuitos devidamente sinalizados e planeados de forma a criar 4 níveis de dificuldade distintos. São 200 kms de puro prazer ao dispor de todos os que nos visitam, desde os mais novos ou iniciantes nesta modalidade, até aos mais experientes e ousados.

 

Os percursos são muito diversificados, desde as zonas ribeirinhas onde é mais fácil rolar por caminhos rurais junto às margens do Rio Alviela, até às zonas mais altas por onde se sobe em trilhos ladeados por muros de pedra e passagens mais técnicas. Em plena área protegida do PNSAC, podemos contemplar os fenómenos geológicos, a fauna e a flora em miradouros naturais que proporcionam, momentos de grande beleza e descontração enquanto se descansa e disfruta da fantástica paisagem. Tudo isto é cativante, mas são sem dúvida os inúmeros single-tracks e as descidas mais técnicas, os fatores X deste Centro.


No que respeita às estruturas de apoio estamos muito bem apetrechados, colocando à disposição dos praticantes um painel informativo, wc’s, balneários e zona de reparação e lavagem de bicicletas. Existe ainda no local um restaurante e a possibilidade de ficar alojado, quer em tenda ou em bungalows no Parque de Campismo da Praia Fluvial dos Olhos D’Água, quer em camaratas no Centro de Ciência Viva – Carsoscópio.


Todos os que visitam este espaço, constatam que há mais para além do BTT. Os que trazem a família, percebem que a Praia Fluvial tem muito para lhes oferecer: Zona balnear, wc´s, mesas de piquenique e assadores, parque infantil, campo de jogos de areia, 3 Percursos de Orientação permanentes, percursos interpretativos em road-book, 2 percursos pedestres homologados com início na Praia Fluvial (11 no total, distribuídos por todo o Concelho), um circuito de manutenção composto por pista de corrida e zona de reforço muscular e a possibilidade de visitar o Centro de Ciência Viva – Carsoscópio.

Fica o convite, estamos à vossa espera!


Localização

Praia Fluvial dos Olhos D’Água – Alcanena
Coordenadas - 39°26'39.7"N 8°42'38.6"W

 

Como Chegar
VINDO DE LISBOA OU PORTO: A1 saída Torres Novas/Abrantes; saída Alcanena/Minde; seguir em direção a Alcanena; seguir sinalética "Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio"

VINDO DE OUTRAS DIREÇÕES: seguir sinalética "Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio"

 

Contactos
- 249 889 112
- www.cm-alcanena.pt
- www.centrosdebtt.pt

 

Infraestruturas de Apoio
- Bungalows
- Restaurante
- Café
- Outras Actividades
- Parque de Campismo
- Praia Fluvial
- Percursos Pedestres
- Centro de Estágios
- Balneários c/Banhos Gratuitos (Mediante Marcação prévia – Sob pena de não haver água quente)
- WC
- Lavagem de Bicicletas Paga – 1€
- Oficina Self-Service

 

Horário
Verão: 9h00 - 19h00
Inverno: 9h00 - 18h00

 

Folheto (Frente) PDF

Folheto (Verso) PDF