Rota de Santa Marta

Ponto de Partida/Chegada

Rua da Fonte, Largo da Venda

Descrição

Percurso pedestre que passa nas localidades de Moitas Venda e Vila Moreira, pretende promover o Cabeço de Santa Marta, que detém uma das mais belas vistas sobre o Concelho de Alcanena e, para além da escarpa de falha do arrife, dar a conhecer o Olho da Mari’Paula, nascente de uma ribeira que apenas se encontra ativa nos invernos mais rigorosos.
O percurso inicia-se junto à Capela de Nossa Senhora da Conceição, em Moitas Venda, seguindo percurso da via-sacra até ao Cabeço de Santa Marta, onde se encontra um magnífico miradouro e a Ermida de Santa Marta. Descendo o trilho pedestre que ligava a aldeia a esta ermida, encontra-se o ramal que segue até junto de dois moinhos em ruinas. Passando pelos arrifes, outro ramal segue até ao Olho da Mari’Paula, que é uma exsurgência em épocas de maior precipitação. O restante percurso segue um caminho que leva até ao ponto de partida deste percurso.

Sentido Aconselhado
De frente para o Painel, seguir para a esquerda.

Ramais
O PR11 ACN – Rota de Santa Marta, apresenta ao longo do seu traçado, um conjunto de 3 ramais facultativos que permitem ao caminheiro, visitar locais de interesse ligeiramente desviados da rota.
- O primeiro desses ramais situa-se no cabeço de Santa Marta, após uma subida durinha 800m após o início do Percurso. A vista deste local é magnífica e vale a pena percorrer o ramal de apenas 200m para visitar o parque de merendas, e a Ermida de Santa Marta.
- O segundo ramal, fica situado ao km 2, à saída de Moitas Venda para o Covão do Feto e tem uma extensão de 630m. Desta feita, o desvio leva o visitante às ruinas dos Moinhos do Tí Foito e do Soares.
- O último ramal, fica situado junto à zona industrial de Vila Moreira, ao km 5,5 e conduz o caminheiro à nascente do olho da Mari’Paula. A extensão desta ligação é de aproximadamente 600m.
Atenção – Os ramais não tem continuidade com o percurso. No final do ramal, é necessário fazer o caminho inverso para retomar o PR11 ACN.

Pontos de Interesse
- Largo da Venda em Moitas Venda;
- Miradouro do Cabeço de Santa marta;
- Ermida de Santa Marta;
- Moinhos do Tí Foito e do Soares;
- Olhos da Mari’Paula.

Informações úteis
Algumas zonas do percurso são coincidentes com Percursos do Centro de BTT de Alcanena – Nascentes dos Olhos D’Água, pelo que aconselhamos algum cuidado adicional pela alta probabilidade de haver cruzamentos entre caminheiros e Ciclistas nestas zonas.

Rotas de Ligação existentes
Com outros PR’S da Rede de Percursos Pedestres de Alcanena:
- Ao km 3.75 o PR11 ACN, interceta-se com o PR6 ACN – Rota dos Arrifes, numa extensão de aproximadamente 500m. Esta situação obriga o Caminheiro a redobrar os cuidados para seguir o percurso correto. Os postes verticais, nestes locais de interceção, indicam o número do PR em que nos encontramos.
Explicação detalhada
Ao seguimos no PR11 ACN – Rota de Santa Marta, encontramos postes verticais sem qualquer referência ao número do PR. No entanto, ao aproximarmo-nos do PR6 ACN, vamos começar a encontrar esses postes verticais com a inscrição do número do percurso que estamos a seguir, ou seja PR11 ACN. Quando os 2 percursos se intercetam e durante todo o traçado em que isso acontece, os postes farão referência aos 2 percursos, PR11 ACN e PR6 ACN. A partir do ponto em que os traçados se voltam a separar, iremos ter novamente a indicação, apenas do percurso em que seguimos, inscrita em mais um ou dois postes verticais.

Com os Percursos do Centro de BTT de Alcanena – Nascente dos Olhos D’Água:
- Parte deste percurso PR11 ACN é coincidente com os Percursos 24 do Centro de BTT de Alcanena (Percurso da Serra), com o qual é possível estabelecer uma Rota de Ligação. Assim, ao km 3.86, estes 2 percursos encontram-se e seguem juntos por 1,5km, separando-se já na zona industrial de Vila Moreira. Se o caminheiro optar por seguir o Percurso 24 do Centro de BTT, até à Praia Fluvial, terá de percorrer cerca de 9,4km.

Entidade Promotora

- Parque de Merendas – Cabeço de Santa Marta

Onde Comer
Raio de 12km:
- A Ladeira (Covão do Coelho); Cantinho do Tóino (Alcanena); Cantinho dos Charutos (Covão do Coelho); Central (Vila Moreira); Estaminé (Minde); Nutriself (Intermarché - Alcanena); O Atlético (Alcanena); O Caneiros (Alcanena); O Caracol (Covão do Feto); O Facho (Alcanena); O Nosso Cantinho (Alcanena); O Patanisca (Raposeira); Pizza Buona (Alcanena); Pizzaria Vieira (Serra de Santo António); Simões (Vale Alto); Tasquinha da Feira (Serra de Santo António); Vedor’s Take Away (Minde).

Alojamento
Raio de 10km:
- Centro Ciência Viva do Alviela (Praia Fluvial dos Olhos D’Água); Parque de Campismo (Praia Fluvial dos Olhos D’Água); Estaminé (Minde); Hotel Eurosol (Alcanena); Residencial Planeta (Alcanena); A Coelheira (Moitas Venda); Residencial Glória (Moitas Venda); Parreirais dos Moquinhos (Minde); Alojamento Local – Praça Velha (Minde)

Folheto
Download do Folheto (Frente) PDF
Download do Folheto (Verso) PDF

Painel

Mapas
Formato KMZ

Formato GPX

Galeria de Fotos

CAM01394  CAM01395  CAM01396  CAM01399  CAM01400  CAM01401  CAM01690  CAM01691  CAM01738