Rota dos Bernardos

Ponto de Partida/Chegada
Largo João da Silva Louro

Descrição

Num traçado que inclui a passagem por alguns dos locais mais simbólicos e pitorescos da aldeia, englobando de forma equilibrada as suas áreas urbana, agrícola e florestal, o caminheiro é convidado a conhecer a sua historia, os seus protagonistas e acontecimentos mais marcantes, as suas lendas e tradições, as suas paisagens e natureza envolvente, podendo optar, no inicio ou no fim do percurso, por uma visita ao museu rural e etnográfico do espinheiro, uma verdadeira aventura para quem gosta de embarcar por estradas e caminhos intermináveis.

Embora a agricultura mantenha ainda uma presença forte na vida das suas gentes, a exploração florestal através da comercialização e transformação de madeiras de pinho e de eucalipto, a par do comercio de peixe e de outros produtos alimentares constituem atualmente as suas atividades económicas de maior relevância. A freguesia é conhecida, sobretudo, pelas tradições que o seu povo tem sabido preservar através dos tempos. É o caso de uma das mais interessantes riquezas etnográficas, o famoso Jogo do Pau, que por tradição era exibido por homens e mulheres durante as festas de S. Brás no prado, e dos seus tradicionais festejos em honra de N. senhora da Encarnação que todos os anos se realizam pelo natal.

Sentido Aconselhado
De frente para o Painel inicial, seguir para a esquerda.

Pontos de Interesse
- Parque do Rio dos Cantos
- Matas Milenares de Pernes
- Fonte dos Namorados
- Museu Rural e Etnográfico de Espinheiro

Informações úteis

Por norma, o Museu Etnográfico do Espinheiro encontra-se encerrado. Isto não implica necessariamente que não possa ser visitado, até porque é uma peça importante deste percurso pedestre. Assim, aconselhamos todos os interessados em conhecer o Museu, a fazer a marcação da sua visita para a sede da Junta de Freguesia de Espinheiro, através do telefone – 249870612 ou do email – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Algumas zonas do percurso são coincidentes com o Percurso da Charneca do Centro de BTT de Alcanena – Nascentes dos Olhos D’Água, pelo que aconselhamos algum cuidado adicional pela alta probabilidade de haver cruzamentos entre caminheiros e Ciclistas nestas zonas.

Este percurso também pode ser realizado em BTT.

Rotas de Ligação existentes

Com outros PR’S da Rede de Percursos Pedestres de Alcanena:
- Rota de Ligação com o PR4 ACN – Rota dos Ferreiros (extensão da ligação – 3,85 km).

Com os Percursos do Centro de BTT de Alcanena – Nascente dos Olhos D’Água:
- Logo a 500m do início do PR2 ACN, existe a possibilidade de estabelecer uma ligação com o Percurso 23 (Percurso da Charneca) do Centro de BTT de Alcanena que segue em direção à Praia Fluvial dos Olhos D’Água. A distância entre este ponto de ligação e a Praia Fluvial, seguindo as placas direcionais do Percurso 23, é de 9km.

Entidade Promotora

Mapa do Percurso

PR2 ACN - Rota dos Bernardos 2

Estruturas de Apoio

- Parque Rio dos Cantos com Parque Infantil, Ringue desportivo, sombras e wc/balneários (os wc/balneários apenas são abertos quando solicitados previamente).

Onde Comer

No Local:
- Adega Miceu (Espinheiro);
- Leamad (Espinheiro).

Raio de 8 km:
- Frazão (Malhou); O Malho (Malhou); O Peregrino (Louriceira); Penedas (Malhou); Restaurante Olhos D’Água (Praia Fluvial dos Olhos D’Água); Retiro dos Pacatos (Malhou); Tertúlia do Gaivoto (Louriceira).

Alojamento

Raio de 18km:
- Centro Ciência Viva do Alviela (Praia Fluvial dos Olhos D’Água); Parque de Campismo (Praia Fluvial dos Olhos D’Água); Hotel Eurosol (Alcanena); Residencial Planeta (Alcanena); A Coelheira (Moitas Venda); Residencial Glória (Moitas Venda); Estaminé (Minde); Parreirais dos Moquinhos (Minde); Alojamento Local – Praça Velha (Minde)

Folheto
Download do Folheto PDF