Plano Municipal de Poupança de Energia 2022/2023

A Câmara Municipal de Alcanena aprovou, por unanimidade, na sua reunião relizada a 7 de novembro, o Plano Municipal de Poupança de Energia, cuja vigência decorre da data da sua aprovação até ao dia 31 de dezembro de 2023.

O Plano Municipal de Poupança de Energia assenta nos vetores estratégicos:
• Apostar na eficiência energética e hídrica na indústria, diminuindo o seu consumo energético e aumentando a sua competitividade;
• Apostar na eficiência energética e hídrica no setor residencial e do comércio e serviços, bem como em campanhas promotoras de consumos equilibrados e sustentáveis;
• Promover a produção de eletricidade renovável para autoconsumo.

Como medidas com impacto imediato (na maioria, medidas de caráter temporário), destacam-se, como mais frequentes, as recomendações de restrições ao consumo de energia em espaços públicos, espaços comerciais ou na administração pública, a par das campanhas de sensibilização para a redução de consumos no setor residencial.

Pretende-se, ainda, que este Plano, que integra diversas recomendações de âmbito mais transversal, possa ser aplicado por outras entidades externas e pela população em geral.

Consulte aqui o Plano Municipal de Poupança de Energia.

Ambiente e Saneamento

Poderá consultar, em Ambiente e Saneamento, quais as infraestruturas que perfazem o sistema de saneamento do município, tendo também acesso aos requerimentos necessários para o pedido de Ramal e atribuição de Tarifário Especial.

Neste menu terá também acesso aos Serviços Municipais de Abastecimento de Água, onde pode consultar quais os sistemas de abastecimento de água do Concelho de Alcanena. Também disponível, em Ambiente e Saneamento, está a Gestão de Resíduos Urbanos, cuja recolha seletiva (embalagens), triagem, reciclagem / valorização orgânica / incineração e aterro dos resíduos urbanos são assegurados por uma gestão de âmbito regional – Associação de Municípios do Médio Tejo.

Finalmente, em Ambiente e Saneamento, poderá consultar o Dossier Ambiental, tendo, para consulta, diversos documentos referentes à problemática ambiental do Concelho de Alcanena.