Projeto Jovens Ativos

jovenslogo1

O Projeto Jovens Ativos visa proporcionar experiências ativas a jovens, através do desenvolvimento em tarefas de carácter prático, permitindo desenvolver capacidades e competências, contribuindo para uma ocupação dos tempos livres de forma ativa e saudável, em consonância com os princípios de compromisso, responsabilidade e dever, aquando das interrupções letivas de Páscoa, Verão e Natal, preferencialmente, podendo ser realizado noutros períodos, de acordo com a disponibilidade dos/as jovens.

Destina-se a jovens dos 13 aos 25 anos de idade, inclusive, que sejam residentes no Concelho de Alcanena; estejam matriculados em estabelecimentos de ensino do Concelho de Alcanena; estudem ou trabalhem fora do concelho, mas mantenham a sua residência oficial no concelho, e pretende ser uma oferta de ocupação, aprendizagem e valorização pessoal, diferenciada para esta faixa etária.

O projeto poderá desenvolver-se no âmbito das competências e áreas funcionais da Câmara Municipal de Alcanena, proporcionando experiências ativas e socialmente úteis, inerentes às respetivas áreas de intervenção.

A participação poderá ser feita a título individual ou em grupo, no máximo de 3 elementos.

Como forma de retribuição e reconhecimento pela atividade desenvolvida, cada jovem terá acesso bens, devidamente identificados pelo/a jovem participante, no valor correspondente ao respetivo tempo de duração e tipologia do projeto desenvolvido.

Normas de Participação Projeto Jovens Ativos

image-pdf- Normas de Participação

INSCRIÇÕES ONLINE

Um Olhar Diferente Sobre o Nosso Concelho – Projeto 5

Projeto 5

Um Olhar Diferente Sobre o Nosso Concelho

proposta5

Autor: Lucas Martins Luis

Freguesia de Localização da Proposta: Moitas Venda

Descrição do Local: Parque de Merendas situado no monte de Santa Marta em Moitas Venda

Descrição da Proposta:  O alto de santa marta oferece magnifica panorama. Estendem-se os olhos nas paisagens e admira-se o tejo num horizonte encantado. Permitam-nos oferecer a quem nos vista um local acolhedor onde possam deliciar-se com a magnífica paisagem e merendar ao som da natureza. Pretendemos beneficiar o espaço já existente do parque de merendas, situado no cimo do monte de santa marta, também ele inserido na rota PR11ACN - Rota de santa marta, de condições mais dignas para um pique-nic em família, amigos e conhecidos (local um pouco degradado).

Em simultâneo pensamos na hipótese, da reabilitação da torre de ferro existente junto a este mesmo parque de merendas (posto de vigia de fogos), que nesta altura não tem qualquer utilização, sendo mesmo um obstáculo à nossa visão no seu estado atual.

Para o parque de merendas pensamos na reabilitação do seu pavimento com a colocação de lajetas, a dar seguimento ao pavimento já existente, consolidação do muro que sustenta a eira, criação de muretes delimitadores na entrada do parque, bem como na delimitação do mesmo com o precipício natural da serra. Por fim achamos que as mesas deveriam ser levantadas, pois encontram-se um pouco baixas para a sua utilização, e seria colocado um novo equipamento para realização dos churrascos. Para a torre, gostaríamos que fosse transformada em miradouro, onde do seu alto melhor paisagem é difícil de encontrar. Retirar-se-ia a parte da cobertura, seria tratada a nível de pintura, colocar-se-ia um acesso exterior à mesma. Seriam colocadas guardas na sua envolvente que poderiam ser em madeira por exemplo, para um melhor enquadramento paisagístico.

Achamos que assim o concelho de Alcanena poderia dizer bem convicto que tem o miradouro mais lindo de Portugal e do mundo.

Valor Aproximado da Proposta:17.900 €