Entre o Aqueduto e o Alviela

Ponto de Partida/Chegada
Parque de Campismo da Praia Fluvial dos Olhos D’Água

Descrição

Este percurso que decorre, maioritariamente, junto à margem do Rio Alviela, pretende demonstrar a importância deste recurso, quer para a região, quer para o abastecimento de águas às populações.
O percurso inicia-se na Praia Fluvial dos Olhos de Água, mesmo junto à nascente do rio Alviela e segue junto ao Aqueduto do Alviela. Passa pela Ponte da Pedra até à zona do Vigário e chega à Ponte da Ferreira, locais que são apreciados pelo seu enquadramento com o rio. Aqui, podemos encontrar o ramal pertencente à Rota da Arcada (PR9). O trilho regressa do outro lado do rio até ao Miradouro de Raposeira e segue caminho junto aos campos de cultivo, que se prolongam por várias colinas. Por fim, seguindo o restante traçado, chegamos de novo ao ponto de partida.

Sentido Aconselhado
Seguir em direção à zona balnear atravessando a Ponte sobre o Rio Alviela.

Ramal
No final do percurso, ao chegar de novo à Praia Fluvial, existe um ramal à direita com cerca de 100m que leva o caminheiro a visitar a Nascente do Rio Alviela e o Poço Escuro (Ponto 7 do Folheto).

Variante
Ao km 2,5 deste PR8 ACN existe uma rota de ligação (8.1) que permite ao caminheiro realizar uma caminhada mais curta apenas com 5,8km, ao invés dos 11.1km que fazem parte da totalidade do percurso.

Pontos de Interesse
- Praia Fluvial dos Olhos D’Água;
- Aqueduto do Alviela;
- Ponte da Pedra;
- Vigário;
- Ponte da Ferreira;
- Miradouro da Raposeira;
- Nascente do Rio Alviela;
- Poço Escuro;
- Centro Ciência Viva do Alviela.

Informações úteis

Algumas zonas do percurso são coincidentes com Percursos do Centro de BTT de Alcanena – Nascentes dos Olhos D’Água, pelo que aconselhamos algum cuidado adicional pela alta probabilidade de haver cruzamentos entre caminheiros e Ciclistas nestas zonas.

O Percurso PR8 ACN – Entre o Aqueduto e o Alviela, interceta-se ao longo do seu traçado com o Percurso PR7 – Rota dos Moinhos, pelo que se aconselha uma atenção especial nestes locais.

É possível realizar este percurso em BTT.

Rotas de Ligação existentes

Com outros PR’S da Rede de Percursos Pedestres de Alcanena:
- Rota de ligação com PR1 ACN – Olhos D’Água do Alviela junto à Nascente do Rio Alviela, na Praia Fluvial dos Olhos D’Água, mais precisamente a 50m do Ponto 7 do folheto.
- Rota de ligação com PR4 – Rota dos Ferreiros ao Km 1.35, junto às ruinas de uma antiga cerâmica (extensão da ligação 1.4km)
- Rota de Ligação com PR9 ACN – Rota da Arcada, ao km 5,1, junto ao “Tanque Velho da Ferreira” (extensão da ligação 440m)
- Interceção com o PR7 ACN – Rota dos Moinhos, ao km 9.75. Esta interceção tem aproximadamente 140m e obriga o Caminheiro a redobrar os cuidados para seguir o percurso correto. Os postes verticais, nestes locais de interceção, indicam o número do PR em que nos encontramos.
Explicação detalhada
Ao seguimos no PR8 ACN – Entre o Aqueduto e o Alviela, encontramos postes verticais sem qualquer referência ao número do PR. No entanto, ao aproximarmo-nos do PR7 ACN, vamos começar a encontrar esses postes verticais com o número do percurso que estamos a seguir, ou seja PR8 ACN. Quando os 2 percursos se intercetam e durante todo o traçado em que isso acontece, os postes farão referência aos 2 percursos, PR8 ACN e PR7 ACN. A partir do ponto em que os traçados se voltam a separar, iremos ter novamente a indicação, apenas do percurso em que seguimos, inscrita em mais um ou dois postes verticais.

Com os Percursos do Centro de BTT de Alcanena – Nascente dos Olhos D’Água:
- Grande parte deste percurso PR8 ACN é coincidente com Percursos do Centro de BTT de Alcanena, com os quais é possível estabelecer Rotas de Ligação. O Centro de BTT está sediado na Praia Fluvial, junto ao início deste Percurso Pedestre. Aí, é possível consultar todos os percursos traçados e pontos de ligação. Também na página do Centro de BTT é possível consultar as rotas dos percursos de btt e traçar rotas de ligação entre eles.

Entidade Promotora

- Parque de Campismo da Praia Fluvial dos Olhos D’Água – Campismo + Bungalows;
- Café/Restaurante;
- Casas de Banho;
- Assador e Parque de Merendas.

Atividades neste local
- Zona Balnear
- Visita ao Centro Ciência Viva do Alviela;
- Centro de BTT – Nascentes do Olhos D’Água;
- Road-Book interpretativo – Na Rota dos Moinhos;
- Orientação pelas Nascentes;
- Circuito de Manutenção com Pista de Corrida + Zona de Reforço Muscular;
- Campo de Jogos de Areia;
- PR1 ACN – Olhos D’Água do Alviela.

Onde comer
No local:
- Restaurante da Praia Fluvial dos Olhos D’Água;

Raio de 7 km:
- O Peregrino (Louriceira); Tertúlia do Gaivoto (Louriceira); Adega Miceu (Espinheiro); Cantinho do Tóino (Alcanena); Central (Vila Moreira); Frazão (Malhou); Leamad (Espinheiro); Nutriself (Intermarché - Alcanena); O Atlético (Alcanena); O Caneiros (Alcanena); O Facho (Alcanena); O Malho (Malhou); O Nosso Cantinho (Alcanena); O Patanisca (Raposeira); Penedas (Malhou); Pizza Buona (Alcanena); Retiro dos Pacatos (Malhou).

Alojamento
No local:
- Centro Ciência Viva do Alviela – Alojamento em Camarata;
- Parque de Campismo da Praia Fluvial dos Olhos D’Água – Campismo e Bungalows.

Raio de 15km:
- Hotel Eurosol (Alcanena); Residencial Planeta (Alcanena); A Coelheira (Moitas Venda); Residencial Glória (Moitas Venda); Estaminé (Minde); Parreirais dos Moquinhos (Minde); Alojamento Local – Praça Velha (Minde)

Folheto
Download do Folheto (Frente) PDF
Download do Folheto (Verso) PDF

Painel

Mapas
Formato KMZ

Formato GPX

Galeria de Fotos

CAM01829   CAM01832  CAM01836  CAM01839  DSC 0574  DSC 0578  DSC 0581  DSC 0583  DSC 0586

DSC 0587  DSC 0589  DSC 0591  DSC 0594  DSC 0597  DSC 0934  DSC 1220   DSC 1226