Rota da Arcada

PR9 ACN - Rota da Arcada

PR9 Frente

Localização
Louriceira; União das Freguesias de Malhou, Louriceira e Espinheiro; Concelho de Alcanena.

Ponto de Partida/Chegada
Igreja Matriz da Louriceira

Descrição

Percurso que passa pela aldeia de Louriceira, pretende dar a conhecer os seus principais atrativo, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, património classificado, o rio Alviela e o Aqueduto do Alviela, que, nos seus territórios, apresenta um troço de enorme beleza, a Arcada do Vale.
O percurso inicia-se junto da Igreja da Louriceira segue em direção à Ponte da Ferreira. O aceso à ponte é feito por um ramal que desce até ao rio e que permite também a ligação ao percurso “Entre o Aqueduto e o Alviela”. De volta ao percurso, o trilho demarcado segue sempre o rio até um edifício em ruínas que outrora foi uma indústria de curtumes. Após passagem pelo Aqueduto do Alviela, e já mais próximos do rio, o trilho sobe até um local privilegiado, onde se avista uma bela paisagem. Seguidamente, chega à Arcada do Vale, estrutura que suporta o Aqueduto do Alviela, exemplo da arquitetura associada às alfaias da água, uma das maiores obras de engenharia do séc.XIX. Por fim o percurso segue até à localidade de Louriceira e ao ponto de partida.

Sentido Aconselhado
De frente para o Painel, seguir para a esquerda.

Ramal
Este percurso, apresenta um Ramal a cerca de 900m do seu início (assinalado a verde no folheto) que possibilita ao visitante conhecer a “Ferreira” (ponto 2 do folheto), um lugar aprazível à beira rio onde existiu em tempos uma Moagem de Cereais e um Lagar de Azeite. Nos dias de maior calor aconselhamos um mergulho.
Este Ramal termina na “Ponte da Ferreira” pelo que o caminheiro terá de voltar atrás para continuar o percurso. A extensão deste ramal é de 440m para cada lado.

Pontos de Interesse
- Igreja de Nossa Senhora da Conceição;
- Ferreira (Ruinas de Moagem e Lagar);
- Rio Alviela;
- Arcada do Vale.

Informações úteis
Algumas zonas do percurso são coincidentes com Percursos do Centro de BTT de Alcanena – Nascentes dos Olhos D’Água, pelo que aconselhamos algum cuidado adicional pela alta probabilidade de haver cruzamentos entre caminheiros e ciclistas nestas zonas.
O Ramal deste percurso que liga à “Ferreira”, não tem continuidade, pelo que após visita ao local o caminheiro deverá regressar pelo mesmo trilho até ao ponto onde apanhou o referido ramal. Atenção para não seguir as indicações do PR8 ACN de forma inadvertida, dado que neste ramal, ambos os percursos se intercetam.

Rotas de Ligação existentes
Com outros PR’S da Rede de Percursos Pedestres de Alcanena:
- Rota de ligação com PR3 ACN – Rota das Fontes Naturais, ao chegar à estrada que liga Louriceira a Filhós (extensão da ligação 370m)
- Rota de ligação com PR4 ACN – Rota dos Ferreiros Esta ligação faz-se logo no início do PR9 ACN, junto ao painel, seguindo para a direita no sentido de Malhou (extensão da ligação 1.37km)
- Ligação com o PR8 ACN – Entre o Aqueduto e o Alviela no Ramal que liga o PR9 ACN à “Ferreira”. Daqui é possível seguir o PR8 ACN em qualquer dos dois sentidos, dado que ambos se dirigem para a Praia Fluvial. Ao optar por seguir junto ao aqueduto, virando à esquerda quando se desce o ramal do PR9 ACN, entre a fonte e o “Tanque Velho da Ferreira”, a extensão até à Praia Fluvial é de aproximadamente 5km. Optando por subir ao lugar da Raposeira antes de regressar à Praia Fluvial, a extensão do Percurso é de aproximadamente 5.8km

Com os Percursos do Centro de BTT de Alcanena – Nascente dos Olhos D’Água:
Parte deste PR9 ACN é coincidente com Percursos do Centro de BTT de Alcanena, com os quais é possível estabelecer Rotas de Ligação.
No ramal que liga o PR9 ACN à “Ferreira”, é possível estabelecer um ponto de ligação com o Percurso 22 – Percurso da Quinta do Alviela, e com o Percurso 25 – Entre o Rio e a Serra, do Centro de BTT. Ambos seguem para a Praia Fluvial, no entanto, o Percurso 22 passa antes por Monsanto, numa extensão de 12.2km até à Praia Fluvial, enquanto o Percurso 25 é coincidente com o PR8 ACN e segue sempre junto ao Aqueduto até à Praia Fluvial, numa extensão de aproximadamente 5km.
Também é possível estabelecer rotas de ligação com o Percurso 23 do Centro de BTT de Alcanena (Percurso da Charneca). As marcações deste percurso, poderão ser encontradas logo no início do PR9 ACN, junto ao painel, e seguem pelas localidades de Malhou, Chã e Cima e Espinheiro, antes da chegada à Praia Fluvial.

Entidade Promotora

- O Peregrino;
- Tertúlia do Gaivoto.

Raio de 8km:
- Adega Miceu (Espinheiro); Cantinho do Tóino (Alcanena); Central (Vila Moreira); Frazão (Malhou); Leamad (Espinheiro); Nutriself (Intermarché - Alcanena); O Atlético (Alcanena); O Caneiros (Alcanena); O Facho (Alcanena); O Malho (Malhou); O Nosso Cantinho (Alcanena); O Patanisca (Raposeira); Penedas (Malhou); Pizza Buona (Alcanena); Retiro dos Pacatos (Malhou).

Alojamento
Raio de 15km:
- Centro Ciência Viva do Alviela (Praia Fluvial dos Olhos D’Água); Parque de Campismo (Praia Fluvial dos Olhos D’Água); Hotel Eurosol (Alcanena); Residencial Planeta (Alcanena); A Coelheira (Moitas Venda); Residencial Glória (Moitas Venda); Estaminé (Minde); Parreirais dos Moquinhos (Minde); Alojamento Local – Praça Velha (Minde).

Folheto
Download do Folheto (Frente) PDF