• Início
  • Mapa do Site
  • Contactos

Munícipe

Museu Rural e Etnográfico de Espinheiro

Museu Espinheiro

 

 

Uma visita ao Museu Rural e Etnográfico de Espinheiro, inaugurado a 19 de Março de 2000, constitui um excelente contacto com os trajes, objetos domésticos tradicionais e utensílios agrícolas de outros tempos. Este museu recolhe e expõe o valioso espólio armazenado ao longo dos anos por João Davide Lourenço, constituindo um precioso testemunho das tradições e do património sócio-cultural e etnográfico do Espinheiro. Organizado por grupos temáticos (a matança do porco, o vinho, os utensílios domésticos, a cozinha do campo, a carpintaria, a água, as balanças e pesos, as chaves, o fabrico de pregos, o azeite, a cerâmica, a pólvora, os cereais, as ferramentas, os serradores, a resinagem, a lavoura, o vestuário e a iluminação), os seus núcleos são, em última análise, o núcleo da vida, da história, das gentes e das florestas do Espinheiro.

 

A coleção divide-se por dois pisos amplos, perfazendo uma área total de cerca de 190m2 de exposição. O piso superior é também utilizado para exposições de carácter temporário.

 

O Museu Rural e Etnográfico de Espinheiro pode ser visitado mediante marcação na Junta de Freguesia de Espinheiro ou no Sector de Cultura da Câmara Municipal Alcanena. Os contactos a utilizar para o efeito são os seguintes:

 

Junta de Freguesia de Espinheiro
Telefone e Fax: 249 870 612

 

Sector de Cultura da CMA
Telefone: 249 889 010
Fax: 249 891 136
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.