• Início
  • Mapa do Site
  • Contactos

Munícipe

Património Edificado

Alcanena

Alcanena

 

A esta vila faltam os edifícios que testemunharam a sua história. A antiga igreja paroquial foi destruída por um incêndio em 1915. Do seu espólio destacavam-se a data de fundação, 1627, e os seus azulejos azuis e amarelos sobre fundo branco, a imagem de Nossa Senhora da Soledade e o relógio, datado de 1792. Existe um brasão, num edifício fabril da vila, associado a uma inscrição que diz tratar-se de uma fábrica de sola com privilégio do governo pombalino, datado de 1792.Atualmente, a vila possui uma igreja matriz – Igreja de S. Pedro, de características revivalistas, que tem na fachada um portal neogótico com arco redondo e arquivoltas e o interior recebe luz pelas altas janelas laterais. A vila conta, ainda, com um notável conjunto de edifícios públicos e privados, tendo a primeira metade do século XX sido a época áurea destas construções. O centro histórico da vila, onde se destaca a Praça Marechal Carmona, em redor da qual se perfila um belo conjunto de edifícios do início do século passado, é também de grande interesse, destacando-se as varandas de ferro forjado, janelas e portas. Outros pontos de interesse são o Miradouro Joaquim Ramos Vieira, o Miradouro do Alto do Lavradio, o Jardim das Lagoas, o Edifício dos Paços do Concelho (exemplo típico da arquitetura do Estado Novo) e a Estátua do Trabalhador (monumento que constitui uma singela homenagem da Câmara Municipal de Alcanena ao povo trabalhador deste concelho).

PRAÇA 8 MAIO ALCANENA PRAÇA MARECHAL CARMONA Alcanen Miradouro Joaquim Ramos Vieira 

           

casa da cultura ALCANENA MONUMENTO TRABALHADOR 3 ALCANENA JARDIM DAS LAGOAS 2    

                                                                                  

 

Bugalhos

Bugalhos

 

Na freguesia de Bugalhos, o destaque vai para a sua Igreja Matriz, de invocação a Nossa Senhora da Graça.


No lugar de Filhós, aproveitando o curso do Alviela, encontram-se algumas azenhas destinadas à moagem e uma fábrica de curtumes, que se encontram em estado de ruína, excetuando uma delas.Estas azenhas possuem as obras de hidráulica necessárias para desviar o curso do rio (açudes, canais de derivação). A primeira das azenhas data de 1904, tem três bocas, a segunda tem duas bocas e ambas usavam uma roda grande como se comprova pelas marcas deixadas nas paredes. Ali perto, existe uma ponte militar que dá um ar pitoresco ao lugar. No Sórinho existem mais duas azenhas e uma antiga fábrica de curtumes com 16 açudes e correspondentes 4 condutas de despejo para o rio. Um pouco à frente, encontra-se o Mouseiro que é, hoje em dia, a única moagem em funcionamento, mas que se viu na necessidade de utilizar a energia elétrica, pois a poluição do rio destruiu-lhe a roda. A paisagem da freguesia é ainda enriquecida por vários aquedutos. 

 

De referir, ainda, o Nicho de Santiago, na localidade de Casais Romeiros, recentemente inaugurado.

 

IGREJA BUGALHOS azenhas FILHOS CAPELA ST AMARO Nicho de santiago em casais romeiros-4

 

 


Espinheiro

Espinheiro

 

Uma visita ao Museu Rural e Etnográfico de Espinheiro constitui um excelente contacto com os trajes, objetos domésticos tradicionais e utensílios agrícolas de outros tempos. Este museu recolhe e expõe o valioso espólio armazenado ao longo dos anos por João Davide Lourenço, constituindo um precioso testemunho das tradições e do património sociocultural e etnográfico do Espinheiro. Organizado por grupos temáticos (a matança do porco, o vinho, a lavoura, os serradores, etc. …), os seus núcleos são, em última análise, o núcleo da vida, da história, das gentes e das florestas do Espinheiro
Outros pontos de interesse desta freguesia são a Fonte dos Namorados e o Monumento de Homenagem aos Fundadores da Freguesia.

 

MUSEU ETNOGRÁFIO ESPINHEIRO FONTE DOS NAMORADOS ESPINHEIRO Monumento Fundadores Freguesia

 

 


Louriceira

Louriceira

 

Os vários aquedutos existentes nesta freguesia, verdadeiras obras de arte e que constituem um interessante património arquitetónico e de arqueologia industrial, de que se salienta a Arcada do Vale, são o ex-libris da freguesia da Louriceira.

 

Igreja Louriceira Arcada do Vale

 


Malhou

Malhou

 

Em Malhou, há a destacar, quanto ao património edificado, a sua Igreja Matriz, do século XVII; o Cruzeiro, datado de 1714; a capela da Nossa Senhora das Candeias, no lugar da Chã de Cima, o seu Miradouro e os Moinhos de Vento, estando dois em bom estado de conservação, de grande importância para a etnografia e arqueologia industrial, assim como diversos fontanários por toda a região.

 

IGREJA MALHOU moinho ROTUNDA

 

 


Minde

Minde

 

Do rico património de Minde, há a referir, para além da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção, a Casa Açores, datada de 1926, onde está instalado o Museu de Aguarela Roque Gameiro, e o coreto, com a sua cobertura em ferro, datado de 1933 e que funciona como uma recordação da vida cultural e artística desta vila.Destaque, ainda, para o Cine Teatro Rogério Venâncio.As ruas sinuosas e apertadas, o aproveitamento das rochas para sobre elas levantar paredes, a pequenez das casas e o traçado consoante os relevos do terreno são os sinais da antiguidade ainda hoje bem visíveis.

 

IGREJA MINDE CORETO Casa Açores

 

 


Moitas Venda

Moitas Venda

 

Na freguesia de Moitas Venda, o destaque vai, sobretudo, para o património religioso, nomeadamente a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, Capela de Santa Marta, Capela de Nossa Senhora da Conceição, Capela de Nossa Senhora da Guia (Casais Robustos) e Monte de Santa Marta (miradouro natural).

 

Capela Santa Marta MOITAS VENDA VISTA GERAL FONTE moitas venda 14

 

 

Monsanto

Monsanto


A Igreja Paroquial do Espírito Santo, considerada uma das mais belas da região, é o ex-libris do património edificado da freguesia de Monsanto, sendo de destacar, ainda, a Torre do Relógio, o Edifício da Casa do Povo, a Fonte do Pião, a Fonte d’Além e o Largo Arbirú. Assim como a Capela de Nossa Senhora dos Remédios, em Covão do Feto.

 

IGREJA MONSANTO FONTE PIÃO MONSANTO TORRE FONTE NAMORADOS

 

 


Serra de Santo António

Serra de Santo António

 

A freguesia da Serra António destaca-se, claramente, pelas particularidades da sua paisagem. Situada num planalto que o homem compartimentou com muros de pedra solta, consequência da atividade de despedrega, indispensável à tentativa de conseguir solos aráveis, e que lhe dão, atualmente, um especto tão característico, constituindo-se como marcas evidentes da humanização da paisagem.Aqui e ali encontramos restos de uma arquitetura tradicional assente na utilização da pedra: casas de habitação, anexos, casinas (abrigos de pastor), marouços e campos de lapiaz.De destacar, ainda, a Igreja Matriz e Escola dos Frades ou Seminário, moinhos de vento, parque de merendas e miradouro.

 

Serra Santo António Rotunda Igreja Casina Muros pedra solta

 

 


Vila Moreira

Vila Moreira

 

A Fonte Moreira e o Depósito de água, um miradouro por excelência, constituem os ex-líbris da freguesia. No entanto, podemos ainda destacar como pontos de interesse o Edifício Alves Ferreira (antigo albergue para crianças), e o Jardim 25 de Julho.

 

VILA MOREIRA DEPÓSITO fonte moreira VILA MOREIRA IGREJA Jardim 25 de Julho - Vila Moreira