Rota dos Ferreiros

Ponto de Partida/Chegada
Igreja Matriz do Malhou

Descrição

A freguesia de Malhou era conhecida pela arte de trabalhar o ferro, dado que lá existiam muitos ferreiros. Foi esta atividade que esteve na origem do nome da localidade de Malhou.
Percurso que percorre a localidade de Malhou e pretende promover os principais atrativos, como é o caso da Igreja Paroquial do Espírito Santo, os moinhos de Chã de Cima e a paisagem característica da região.
Este percurso inicia-se junto à Igreja de Malhou e segue pelo caminho até aos lavadouros. O caminho prossegue por campos de cultivo e explorações agroflorestais até chegar à localidade de Chã de Cima. Neste lugar, é de contemplar o miradouro e os moinhos que se encontram ainda em bom estado. Seguindo de novo pelo trilho, o percurso leva até um troço asfaltado que levará de novo à localidade de Malhou e o local de partida do percurso.

Sentido Aconselhado
De frente para a Igreja, seguir para a esquerda.

Pontos de Interesse
- Igreja Paroquial do Espírito Santo;
- Cruzeiro;
- Moinhos da Chã de Cima;
- Miradouro da Chã de Cima;
- Capela de Nossa Senhora das Candeias;
- Lavadouros Públicos.

Informações úteis
Algumas zonas do percurso são coincidentes com Percursos do Centro de BTT de Alcanena – Nascentes dos Olhos D’Água, pelo que aconselhamos algum cuidado adicional pela alta probabilidade de haver cruzamentos entre caminheiros e Ciclistas nestas zonas.

Rotas de Ligação existentes

Com outros PR’S da Rede de Percursos Pedestres de Alcanena:
- Rota de Ligação com o PR9 ACN – Rota da Arcada no ponto de partida/chegada (extensão da ligação – 1.37km)
- Rota de Ligação com PR8 ACN – Entre o Rio e o Aqueduto ao Km 2.160 (extensão da ligação – 1,4km)
- Rota de Ligação com o PR2 ACN – Rota dos Bernardos ao Km 4.68 (extensão da ligação – 3.85km)

Com os Percursos do Centro de BTT de Alcanena – Nascente dos Olhos D’Água:
- Ligação com o Percurso 23 (Percurso da Charneca) do Centro de BTT de Alcanena. Este Percurso coincide com grande parte do traçado do PR4 ACN – Rota dos Ferreiros.
- Ao Km 2.16, é possível seguir pelo Percurso 23 do Centro de BTT em direção á Praia Fluvial dos Olhos D’Água, que por esta rota, fica a 2,5km deste ponto de ligação.  Ao Km 5.88, também é possível seguir o Percurso 23 do BTT, desta vez em direção ao Espinheiro e regressar de novo ao PR4 ACN passados 8,4km.

Entidade Promotora

- Penedas;
- Retiro dos Pacatos.

Raio de 7km:
- O Peregrino (Louriceira); Tertúlia do Gaivoto (Louriceira); Adega Miceu (Espinheiro); Cantinho do Tóino (Alcanena); Central (Vila Moreira); Leamad (Espinheiro); Nutriself (Intermarché - Alcanena); O Atlético (Alcanena); O Caneiros (Alcanena); O Facho (Alcanena); O Nosso Cantinho (Alcanena); O Patanisca (Raposeira); Pizza Buona (Alcanena).

Onde Dormir
Raio de 15km:
- Centro Ciência Viva do Alviela (Praia Fluvial dos Olhos D’Água); Parque de Campismo (Praia Fluvial dos Olhos D’Água); Hotel Eurosol (Alcanena); Residencial Planeta (Alcanena); A Coelheira (Moitas Venda); Residencial Glória (Moitas Venda); Estaminé (Minde); Parreirais dos Moquinhos (Minde); Alojamento Local – Praça Velha (Minde)

Folheto
Download do Folheto (Frente) PDF