• Início

Ponto de Partida/Chegada
Igreja Matriz de Bugalhos

Descrição

Saindo da Igreja Matriz de Bugalhos, o percurso dirige-se à fonte Natural de Bugalhos e ao Miradouro do Outeiro. É nessa altura que segue para Casais Romeiros, onde visita a Fonte Natural do Poço da Costa. Já à entrada de Pousados, encontra-se a 3ª Fonte Natural deste percurso. Seguindo pelo centro da Aldeia entramos por um caminho à esquerda que nos conduz à Fonte dos Carvalhais e a Filhós. Ao chegar à Capela de St. Amaro desce-se por um caminho rural para o Vale do Rio Alviela. Esta é das paisagens mais bonitas e interessantes do percurso. Ao chegar junto ao Rio, o caminho sobe e faz ligação com o Casal Saramago. Depois de passar as primeiras casas, seguindo um caminho à esquerda entre olivais e azinhais, chegamos a uma vacaria e rapidamente se regressa aos Bugalhos.

Sentido Aconselhado

O início do Percurso é coincidente com o final. Quando o percurso se ramificar junto a uma escadaria, seguir pela esquerda.

Pontos de Interesse
- Igreja Matriz de Bugalhos
- Fonte de Bugalhos
- Miradouro do Outeiro
- Fonte Natural do Poço da Costa (Casais Romeiros)
- Fonte de Pousados
- Capela de Santo António (Pousados)
- Fonte Natural dos Carvalhais
- Capela de Santo Amaro (Filhós)
- Rio Alviela e antigas azenhas.

Informações úteis

Algumas zonas do percurso são coincidentes com Percursos do Centro de BTT de Alcanena – Nascentes dos Olhos D’Água, pelo que aconselhamos algum cuidado adicional pela alta probabilidade de haver cruzamentos entre caminheiros e Ciclistas nestas zonas.

Este percurso também pode ser realizado em BTT.

Rotas de Ligação existentes

Com outros PR’S da Rede de Percursos Pedestres de Alcanena:
- Rota de Ligação com o PR9 ACN – Rota da Arcada (extensão da ligação – 370m)

Com os Percursos do Centro de BTT de Alcanena – Nascente dos Olhos D’Água:
- Ligação com os Percursos 23 (Percurso da Charneca) e 25 (Entre o Rio e a Serra) do Centro de BTT de Alcanena que seguem em direção à Praia Fluvial dos Olhos D’Água.
Este ponto de ligação situa-se no Vale do Rio Alviela junto à antiga Azenha.
A distância entre este ponto (Azenha) e a Praia Fluvial, seguindo as placas direcionais do Percurso 23 (Percurso da Charneca) do Centro de BTT de Alcanena, é de 26,5km. Já a distância entre este mesmo ponto e a Praia Fluvial, seguindo as placas direcionais do Percurso 25 (Entre o Rio e a Serra) do Centro de BTT de Alcanena, é de 12,5km.

Entidade Promotora

Mapa do Percurso

PR3 ACN - Rota das Fontes Naturais 2

Estruturas de Apoio

Campo de Futebol da EFCA (Escola de Futebol do Concelho de Alcanena), com Ginásio ao Ar Livre.

Onde Comer

No Local
- Restaurante o Miranda (Casais Romeiros);
- Restaurante Fojo (Casais Romeiros).

Raio de 12km
- O Peregrino (Louriceira); Tertúlia do Gaivoto (Louriceira); Adega Miceu (Espinheiro); Cantinho do Tóino (Alcanena); Central (Vila Moreira); Frazão (Malhou); Leamad (Espinheiro); Nutriself (Intermarché - Alcanena); O Atlético (Alcanena); O Caneiros (Alcanena); O Facho (Alcanena); O Malho (Malhou); O Nosso Cantinho (Alcanena); O Patanisca (Raposeira); Penedas (Malhou); Pizza Buona (Alcanena); Retiro dos Pacatos (Malhou).

Alojamento

- Centro Ciência Viva do Alviela (Praia Fluvial dos Olhos D’Água); Parque de Campismo (Praia Fluvial dos Olhos D’Água); Hotel Eurosol (Alcanena); Residencial Planeta (Alcanena); A Coelheira (Moitas Venda); Residencial Glória (Moitas Venda); Estaminé (Minde); Parreirais dos Moquinhos (Minde); Alojamento Local – Praça Velha (Minde)