CLAIM - Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes

CLAIM Geral plural rgb

CLAIM Alcanena - Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes

Rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM)

Criar pontes culturais e linguísticas com os clientes é a missão central da Rede CLAIM - Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (anterior Rede CLAII), criada em 2003 para facilitar os processos de integração dos migrantes.

Missão

Os CLAIM têm como missão ir além da informação, apoiando em todo o processo do acolhimento e integração dos migrantes, articulando com as diversas estruturas locais, e promovendo a interculturalidade a nível local. Estes serviços do ACM prestam apoio e informação geral em diversas áreas, tais como, regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano. A Rede CLAIM, conta também com Gabinetes de Apoio especializado, que intervêm em diferentes áreas especializadas, por forma a complementar e solidificar o seu processo de integração.

Rede CLAIM - Uma Rede Local para um Atendimento de proximidade

Com o objetivo de promover uma integração de proximidade, os CLAIM e GAEI resultam de parcerias estabelecidas entre o Alto Comissariado as Migrações - ACM, I.P. e autarquias ou entidades da sociedade civil que, em cooperação, promovem um atendimento integrado. Em algumas regiões, esse atendimento é prestado em regime de itinerância, fazendo chegar o serviço junto de cidadãos/ãs migrantes que de outro modo não têm acesso a ele, seja por falta de mobilidade ou ausência de outros recursos.

Localização

Atualmente existem mais de 100 CLAIM, resultantes de parcerias estabelecidas através de Protocolo de Cooperação com Autarquias, o Governo Regional da Madeira e entidades da Sociedade Civil, incluindo a Universidade de Aveiro, distribuídos de norte a sul do país e ilhas. Colaboram também com a Rede CLAIM, entidades da Sociedade Civil que desenvolvem trabalho na área das migrações, considerando uma mais-valia associarem-se a esta Rede. O atendimento é personalizado e conta com a colaboração de técnicos habilitados para o efeito.

fonte: ACM - Alto Comissariado para as Migrações

Plano Municipal para a Integração de Migrantes do Concelho de Alcanena

Plano Municipal para a Integração de Migrantes do Concelho de Alcanena

Academia Sénior