• Início
  • Mapa do Site
  • Contactos

Munícipe

Serviços Municipais de Saneamento de Águas Residuais

Com exceção da vertente em “alta” do subsistema de Alcanena, cuja entidade gestora é a AQUANENA - Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Alcanena, EM, SA, o restante serviço municipal de saneamento de águas residuais encontra-se totalmente gerido e explorado pelo município de Alcanena.

 

As infraestruturas de perfazem o sistema de saneamento do município são constituídas na totalidade por:
- 4 Estações de tratamento de águas residuais (ETAR);
- 1 Fossa séptica;
- 8 Estações elevatórias;
- Cerca de 30 km de emissários;
- Redes de drenagem em “baixa”.

 

Recorrendo a contratos de prestações de serviços com a Luságua Alcanena, esta assegura as seguintes atividades:
- Operação e manutenção da ETAR de Minde / Mira D’Aire;
- Manutenção e controlo das ETAR do Espinheiro, Nascentes do Alviela, Covão de Feto e fossa séptica de Chã de Cima;
- Manutenção e operação das estações elevatórias de Bugalhos, Filhós, Louriceira, Casais da Moreta, Serra de Sto. António, Minde, Moitas Venda e Casais Romeiros.

 

 

O Município de Alcanena encontra-se atualmente servido por 6 sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais, que se descrevem de seguida:


- Sistema de Alcanena

As infraestruturas que perfazem este sistema asseguram a drenagem e tratamento das águas residuais de lugares como: Alcanena, Vila Moreira, Gouxaria e Raposeira (União de Freguesias de Alcanena e Vila Moreira); Bugalhos, Casais Romeiros, Filhós e Pousados (Freguesia de Bugalhos); Malhou e Louriceira (União de Freguesias de Malhou, Louriceira e Espinheiro); Casais Robustos e Moitas Venda (Freguesia de Moitas Venda); Monsanto e Casais da Moreta (Freguesia de Monsanto); Serra de Santo António (Freguesia da Serra de Santo António).

 

- Sistema de Minde
As infraestruturas que perfazem este sistema asseguram a drenagem e tratamento das águas residuais do lugar de Minde.


- Sistema Covão do Feto
As infraestruturas que perfazem este sistema asseguram a drenagem e tratamento das águas residuais do lugar de Covão do Feto.


- Sistema das Nascentes do Alviela
As infraestruturas que perfazem este sistema asseguram a drenagem e tratamento das águas residuais do complexo do Alviela, constituído pelos seguintes equipamentos públicos: Praia Fluvial; Restaurante; Parque de Campismo; Centro de Ciência Viva do Alviela.


- Sistema do Espinheiro
As infraestruturas que perfazem este sistema asseguram a drenagem e tratamento das águas residuais do lugar do Espinheiro.


- Sistema de Chã de Cima
As infraestruturas que perfazem este sistema asseguram a drenagem e tratamento das águas residuais do lugar de Chã de Cima.

 

De acordo com a “Avaliação da qualidade do serviço prestado aos utilizadores”, realizada e publicitada pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, destacam-se alguns indicadores de qualidade do serviço:

Saneamento

 

Pedido de Ramal

Para requerer a ligação à rede pública de Água ou Saneamento, poderá enviar um email para Diese E-Mail-Adresse ist vor Spambots geschützt! Zur Anzeige muss JavaScript eingeschaltet sein!  ou dirigir-se à Loja Aquanena, no Mercado Municipal de Alcanena, e solicitar um orçamento de ramal de Água e/ou Saneamento para o local de consumo desejado. Existe também um formulário próprio para o efeito, que pode descarregar e enviar, devidamente preenchido e assinado, acompanhado dos documentos necessários.

 

O pedido de orçamento não tem custos para o requerente.

 

Pagamentos: ver artigo 98º do Regulamento dos Serviços de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais Urbanas do  Concelho de Alcanena.

 

Mais informações em https://www.aquanena.pt/ligacao-a-rede-publica-ramal-de-agua-saneamento/

 

Requerimento para atribuição de Tarifário Especial

O pedido para atribuição de tarifário especial deve ser feito por requerimento pessoal no “Balcão Único” na sede dos Paços do Concelho, sito na Praça 8 de Maio em Alcanena, ou por correio para Câmara Municipal de Alcanena, Praça 8 de Maio, 2380-037 Alcanena.  

 

Deverá ser preenchido o requerimento próprio para o efeito, com a informação pessoal, indicando o tipo de tarifário solicitado (social doméstico, social não-doméstico ou famílias numerosas), anexando, consoante os casos, os documentos requeridos.


O requerimento poderá ser solicitado para a tipologia de tarifário de Resíduos Urbanos e/ou Saneamento de Águas Residuais Urbanas.