Um Olhar Diferente Sobre o Nosso Concelho – Projeto 5

proposta5

Autor: Lucas Martins Luis

Freguesia de Localização da Proposta: Moitas Venda

Descrição do Local: Parque de Merendas situado no monte de Santa Marta em Moitas Venda

Descrição da Proposta:  O alto de santa marta oferece magnifica panorama. Estendem-se os olhos nas paisagens e admira-se o tejo num horizonte encantado. Permitam-nos oferecer a quem nos vista um local acolhedor onde possam deliciar-se com a magnífica paisagem e merendar ao som da natureza. Pretendemos beneficiar o espaço já existente do parque de merendas, situado no cimo do monte de santa marta, também ele inserido na rota PR11ACN - Rota de santa marta, de condições mais dignas para um pique-nic em família, amigos e conhecidos (local um pouco degradado).

Em simultâneo pensamos na hipótese, da reabilitação da torre de ferro existente junto a este mesmo parque de merendas (posto de vigia de fogos), que nesta altura não tem qualquer utilização, sendo mesmo um obstáculo à nossa visão no seu estado atual.

Para o parque de merendas pensamos na reabilitação do seu pavimento com a colocação de lajetas, a dar seguimento ao pavimento já existente, consolidação do muro que sustenta a eira, criação de muretes delimitadores na entrada do parque, bem como na delimitação do mesmo com o precipício natural da serra. Por fim achamos que as mesas deveriam ser levantadas, pois encontram-se um pouco baixas para a sua utilização, e seria colocado um novo equipamento para realização dos churrascos. Para a torre, gostaríamos que fosse transformada em miradouro, onde do seu alto melhor paisagem é difícil de encontrar. Retirar-se-ia a parte da cobertura, seria tratada a nível de pintura, colocar-se-ia um acesso exterior à mesma. Seriam colocadas guardas na sua envolvente que poderiam ser em madeira por exemplo, para um melhor enquadramento paisagístico.

Achamos que assim o concelho de Alcanena poderia dizer bem convicto que tem o miradouro mais lindo de Portugal e do mundo.

Valor Aproximado da Proposta:17.900 €