ImprimirJGLOBAL_MAIL
Última data: 2017-05-22 14:30

Local: Olhos de Água - Alviela  |  Cidade: Alcanena, Portugal

De 19 a 22 de maio de 2017, nos Olhos d´Água – Alviela

O Município de Alcanena dinamiza, entre os dias 19 a 22 de maio de 2017, o Festival da Biodiversidade, recebendo, pela primeira vez, a feira “OBSERVACARSO”, da rede nacional de feiras OBSERVA. Trata-se de um festival dedicado ao tema da preservação da biodiversidade, da proteção da natureza, educação ambiental, desenvolvimento sustentável, turismo de natureza, desportos radicais, energias renováveis, incluindo também a fotografia, o cinema, artes plásticas, a pintura e a ilustração da natureza.

O programa terá início às 14:30h do dia 19 de maio, sexta-feira, no Centro Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio, com a Sessão Solene de Abertura, que contará com as intervenções da Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, e da Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos.

Segue-se, às 16:00h, a Conferência “Biodiversidade, Divulgação Científica e Valorização do Território”, com a participação de Helena Freitas, Coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, Maria João Botelho, Presidente da Federação Minha Terra, e Rosalia Vargas, Presidente da Agência Nacional Ciência Viva, tendo como moderador José Vítor Malheiros, da Agência Nacional Ciência Viva.

Às 19:00h, terá lugar uma sessão CINEECO (Seia – Portugal), seguindo-se, às 21:00h, uma Oficina de Danças Tradicionais Europeias, com Ahkorda & Amigos.

No sábado, dia 20 de maio, às 10:00h, terá lugar um Passeio Pedestre, durante o qual serão apresentadas as obras elaboradas no âmbito do projeto “Arte Natura”, uma das componentes da candidatura apresentada ao iNature – Turismo Sustentável em Áreas Classificadas. O projeto “Arte Natura” consiste num concurso de promoção artística, cuja temática é a utilização e valorização dos recursos naturais existentes, aplicados à pintura, escultura, artesanato, fotografia, entre outros. Pretende-se proporcionar, a artistas de renome e emergentes, a exploração dos recursos existentes, dando a conhecer a sua visão do território, através das diferentes abordagens ou leituras. Trata-se de uma aproximação dos artistas plásticos com o meio local e a sua população, enriquecendo-a e despertando-lhe a consciência  da valorização do património existente.

Às 16:00h, Luísa Schmidt apresentará o seu livro “Portugal: Ambientes de Mudança”, numa sessão que contará com a presença do ambientalista José Manuel Alho.

Às 19:00h, terá lugar mais uma sessão CINEECO (Seia – Portugal), seguindo-se, às 21:30h, Música ao Vivo com They Must Be Crazy.

No dia 21 de maio, domingo, às 9:30h, terá lugar a Saída de Campo "Vamos Observar o Rio", com ponto de encontro no Carsoscópio - Centro Ciência Viva do Alviela.

A partir das 15:00h, haverá Tarde Cultural, com as atuações do Rancho Folclórico e Cultural de Covão do Coelho (15:00h), Robustuna Afonsina (16:00h), Grupo de Cantares e Tradições de Espinheiro e Jogo do Pau de Espinheiro (17:00h).

Às 18:00h, terá lugar mais uma sessão CINEECO (Seia – Portugal), seguindo-se, às 19:00h, Música ao Vivo com Banda d’Ká.

Na segunda-feira, dia 22 de maio, o Dia Internacional da Biodiversidade será assinalado com a apresentação do livro infantil “Vida de Morcego”, uma das vertentes do projeto Quiroptário Fora de Portas, com textos da equipa do Centro Ciência Viva do Alviela e ilustração e design de Marta Teives. Trata-se de um livro ilustrado, dirigido a alunos do 1º ciclo do ensino básico, que conta as aventuras do BATista, o morcego cientista. O livro tem poo objetivo dar a conhecer características dos morcegos, tais como a morfologia, a alimentação, os abrigos e as ameaças, sensibilizando as crianças para a conservação dos morcegos.

Segue-se, às 11:30h, a apresentação do projeto Jardim Mediterrâneo.

Às 16:00h, terá lugar uma sessão CINEECO (Seia – Portugal), estando o encerramento do festival previsto para as 18:00h.

Haverá diversas atividades paralelas a decorrer durante os quatro dias do certame, nomeadamente anilhagem de aves, desportos radicais, desportos de natureza, balonismo, insufláveis, exposições e visitas temáticas, atividades de educação ambiental, mercado de produtos regionais e tasquinhas de gastronomia tradicional.

O Festival da Biodiversidade - OBSERVACARSO é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Alcanena, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas/Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, do Centro de Ciência Viva do Alviela-Carsoscópio, Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, Marca NATURAL.PT e Fundação INATEL, financiado pelo FEDER, através do programa PROVERE, do Centro 2020, enquadrado no âmbito do Portugal 2020.

Latitude: 39.445183
Longitude: -8.710290

Endereço
Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, Praia Fluvial, 2380-450 Alcanena, Portugal