• Início
  • Mapa do Site
  • Contactos

Munícipe

Serviços Municipais de Saneamento de Águas Residuais

Com exceção da vertente em “alta” do subsistema de Alcanena, cuja entidade gestora é a AQUANENA - Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Alcanena, EM, SA, o restante serviço municipal de saneamento de águas residuais encontra-se totalmente gerido e explorado pelo município de Alcanena.

 

As infraestruturas de perfazem o sistema de saneamento do município são constituídas na totalidade por:
- 4 Estações de tratamento de águas residuais (ETAR);
- 1 Fossa séptica;
- 8 Estações elevatórias;
- Cerca de 30 km de emissários;
- Redes de drenagem em “baixa”.

 

Recorrendo a contratos de prestações de serviços com a Luságua Alcanena, esta assegura as seguintes atividades:
- Operação e manutenção da ETAR de Minde / Mira D’Aire;
- Manutenção e controlo das ETAR do Espinheiro, Nascentes do Alviela, Covão de Feto e fossa séptica de Chã de Cima;
- Manutenção e operação das estações elevatórias de Bugalhos, Filhós, Louriceira, Casais da Moreta, Serra de Sto. António, Minde, Moitas Venda e Casais Romeiros.

 

 

O Município de Alcanena encontra-se atualmente servido por 6 sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais, que se descrevem de seguida:


- Sistema de Alcanena

As infraestruturas que perfazem este sistema asseguram a drenagem e tratamento das águas residuais de lugares como: Alcanena, Vila Moreira, Gouxaria e Raposeira (União de Freguesias de Alcanena e Vila Moreira); Bugalhos, Casais Romeiros, Filhós e Pousados (Freguesia de Bugalhos); Malhou e Louriceira (União de Freguesias de Malhou, Louriceira e Espinheiro); Casais Robustos e Moitas Venda (Freguesia de Moitas Venda); Monsanto e Casais da Moreta (Freguesia de Monsanto); Serra de Santo António (Freguesia da Serra de Santo António).

 

- Sistema de Minde
As infraestruturas que perfazem este sistema asseguram a drenagem e tratamento das águas residuais do lugar de Minde.


- Sistema Covão do Feto
As infraestruturas que perfazem este sistema asseguram a drenagem e tratamento das águas residuais do lugar de Covão do Feto.


- Sistema das Nascentes do Alviela
As infraestruturas que perfazem este sistema asseguram a drenagem e tratamento das águas residuais do complexo do Alviela, constituído pelos seguintes equipamentos públicos: Praia Fluvial; Restaurante; Parque de Campismo; Centro de Ciência Viva do Alviela.


- Sistema do Espinheiro
As infraestruturas que perfazem este sistema asseguram a drenagem e tratamento das águas residuais do lugar do Espinheiro.


- Sistema de Chã de Cima
As infraestruturas que perfazem este sistema asseguram a drenagem e tratamento das águas residuais do lugar de Chã de Cima.

 

De acordo com a “Avaliação da qualidade do serviço prestado aos utilizadores”, realizada e publicitada pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, destacam-se alguns indicadores de qualidade do serviço:

Saneamento

 

Pedido de Ramal

Para requerer a ligação à rede pública de Água ou Saneamento, poderá enviar um email para Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.  ou dirigir-se à Loja Aquanena, no Mercado Municipal de Alcanena, e solicitar um orçamento de ramal de Água e/ou Saneamento para o local de consumo desejado. Existe também um formulário próprio para o efeito, que pode descarregar e enviar, devidamente preenchido e assinado, acompanhado dos documentos necessários.

 

O pedido de orçamento não tem custos para o requerente.

 

Pagamentos: ver artigo 98º do Regulamento dos Serviços de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais Urbanas do  Concelho de Alcanena.

 

Mais informações em https://www.aquanena.pt/ligacao-a-rede-publica-ramal-de-agua-saneamento/

 

Requerimento para atribuição de Tarifário Especial

O pedido para atribuição de tarifário especial deve ser feito por requerimento pessoal no “Balcão Único” na sede dos Paços do Concelho, sito na Praça 8 de Maio em Alcanena, ou por correio para Câmara Municipal de Alcanena, Praça 8 de Maio, 2380-037 Alcanena.  

 

Deverá ser preenchido o requerimento próprio para o efeito, com a informação pessoal, indicando o tipo de tarifário solicitado (social doméstico, social não-doméstico ou famílias numerosas), anexando, consoante os casos, os documentos requeridos.


O requerimento poderá ser solicitado para a tipologia de tarifário de Resíduos Urbanos e/ou Saneamento de Águas Residuais Urbanas.